Reciclagem, conservação do meio ambiente e respeito aos povos originários são temas que devem ser tratados desde a infância

Sustentabilidade é um tema que está em todos os lugares em que vamos, quando assistimos à tv ou olhamos o rotulo de um produto. O tema ganhou ainda mais destaque com a realização da COP26, Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima.

Mas há quem ache que o assunto não cabe às crianças e esse pensamento está completamente errado. Introduzir o assunto na educação, desde a primeira infância, pode ser a chave para um futuro melhor. A criação de um mundo mais ético e sustentável depende da educação e dos valores que as crianças recebem desde pequenas.

Canecas Personalizadas

A melhor forma de ensinar é dando o exemplo, consumindo conteúdos que tratem do assunto e conversando sobre decisões mais sustentáveis tomadas no dia a dia. Tudo de forma lúdica e leve para tornar o assunto comum aos pequenos.

Confira abaixo 4 dicas para introduzir o assunto com os pequenos:

1 – Converse sobre temas importantes

As crianças são inteligentes, curiosas e estão preparadas para ouvir sobre assuntos importantes. Conversas sobre a origem dos alimentos, conservação do meio ambiente, reciclagem, consumo consciente e história dos povos originários devem ser assuntos tratados frequentemente com os pequenos.

2 – Leia livros que abordem a temática da sustentabilidade

A leitura de livros infantis é um grande auxílio para passar valores essenciais para as crianças de forma lúdica e divertida. A Loja Leiturinha possui diversos títulos que tratam sobre a importância da sustentabilidade, dos animais e sobre histórias dos povos originários disponíveis para venda na Leiturinha

Leitores de 0 a 4 anos:

Resgate do Planeta “: Este é um livro que explica, de maneira sutil, temas como uso consciente dos recursos, reciclagem e hábitos sustentáveis que podemos executar no dia a dia.

Resgate Animal “: Ao virar as páginas do livro, os pequenos podem ver os animais presos tornando-se livres, os que sofriam maus tratos ou abandono, voltando para o lar e o colinho acolhedor! Através dessa brincadeira literária, é possível ensinar sobre o cuidado e a responsabilidade que todos temos para com os animais.

Leitores de 5 a 8 anos:

Eu compro “: “Há coisas que nenhum dinheiro pode comprar”. Este é um conselho passado de geração em geração. Por isso Tadeu, protagonista do livro, veio ensinar aos pequenos sobre o consumo consciente, já que, às vezes, coisa demais só atrapalha.

Vanivani o Dono das Araras Vermelhas “: Este reconto indígena de origem Kamayurá, possui em sua narrativa elementos naturais para explicar a origem das araras vermelhas, usando para isso, elementos como o sol, a lua, o corpo, enfim, tudo que nos cerca em meio à natureza. Ele é um convite a enxergar o mundo por meio de outras perspectivas, a partir de outros referenciais, estimulando a percepção cultural de crianças e adultos.

Em Perigo de Extinção “: O livro apresenta a história real de sofrimento de animais em extinção. A que se deve a extinção das espécies animais? O que poderia ser feito hoje, pelos governantes, para amenizar os danos da degradação ambiental? Por fim, o que poderia ser feito por cada um de nós, no dia a dia, para contribuir com o meio ambiente?

Leitores de 9 a 12 anos:

O Dia em que Felipe Sumiu” : Um lago poluído intriga uma turma de crianças curiosas. Como é o mais dramático e preocupado de todos, Felipe acorda um dia e resolve começar sozinho sua caçada para descobrir como e por que o lago ganhou toda essa sujeira.

3 – Seja o exemplo

Apenas conversar não é o suficiente. As crianças prestam atenção no que os adultos ensinam, mas os conselhos devem estar em sintonia com as ações dos pais e demais adultos ao seu redor. É muito provável que se um parente ensina um valor como sustentabilidade, mas não tenha ações condizentes com o que foi passado para a criança, ela se apegue mais às atitudes, reproduzindo-as, do que lições que foram passadas apenas de forma teórica.

4 – Estimule o contato com os temas passados

Leve a criança para a natureza, para que ela entenda melhor porque é importante ter atitudes sustentáveis. Faça com que ela aprenda a reciclar desde pequena, assim terá esse hábito quando crescer. Faça com que ela tenha contato com os animais, para aprender a admirá-los e respeitá-los desde pequenos. Ensine sobre principais os povos originários do Brasil e suas diferenças culturais.

Matéria anteriorPesquisa Vida Saudável e Sustentável 2021 aponta as perspectivas dos consumidores em relação às empresas
Próxima matériaVazante-MG recebe programa que permite dar destino sustentável ao lixo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

dois × cinco =