Recicla Aí busca ampliar a reciclagem e a compostagem para tornar a referência em gestão de “lixo” em Minas Gerais

Para ajudar a contribuir com a coleta seletiva no município, promover a economia circular, gerar novas rendas, aumentar o nível de educação ambiental e reduzir custos públicos com a destinação dos resíduos para aterro, a Nexa em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente da cidade, desenvolveu o programa recicla Aí. O programa tem duas frentes, a Recicla.aí – Resíduos Sólidos e o Recicla.aí Compostagem

Além de melhorar a gestão da associação de catadores e recicladores da região e aumentar a participação da comunidade, a iniciativa irá instalar 20 novos pontos de entrega de resíduos recicláveis, denominados de LEVOs e, criará um site personalizado que vai ajudar a população esclarecer suas dúvidas sobre o projeto e a coleta seletiva no município.

Canecas Personalizadas

Neste início, a iniciativa distribuiu 100 composteiras domésticas, e hoje, a cidade ainda destina a maior parte para o aterro sanitário municipal, reduzindo sua vida útil e desperdiçando um potencial de gerar renda e novos produtos.

Importância dos LEVOs

Os LEVOs são pontos de descarte em que os munícipes poderão levar os recicláveis para coleta, sendo 10 na área urbana e 10 na área rural. Com isto, a estimativa é transformar até 6 toneladas de lixo orgânico em adubo orgânico e reciclar 5 toneladas por mês de vidro, papel e papelão, plástico, metal e outros inicialmente, chegando à 10 toneladas em segundo momento. Além disso, as composteiras transformam o chamado “lixo orgânico” em adubo, com a ajuda de minhocas.

Em sua próxima etapa, o projeto irá escutar a população, a partir de uma pesquisa de opinião, para planejar as melhorias e adotar ações mais alinhadas a necessidade do município. Ao longo de 2022, a expectativa é implantar uma unidade de compostagem para produzir adubo com resíduos orgânicos da cidade, melhorar a estrutura da associação de catadores e otimizar a coleta seletiva junto às campanhas de comunicação e sensibilização dos munícipes.

Ainda em fase de planejamento e implantação, o programa Recicla Aí terá as seguintes frentes de atuação:

Recicla.aí – Compostagem

  • Compostagem de grandes geradores: Busca criar e iniciar um sistema de coleta seletiva de resíduos orgânicos derivados diretamente de grandes geradores e que serão passarão por compostagem no aterro sanitário onde será construído um local adequado para recebimento deste tipo de resíduo.
  • Compostagem doméstica: Desenvolvimento do projeto piloto com as famílias, tendo a missão de promover a educação ambiental, ampliar o engajamento dos moradores e reduzir resíduos orgânicos domésticos coletados pelo serviço de coleta pública destinados ao aterro sanitário.

Recicla.aí – Resíduos Sólidos

  • Educação e Comunicação: Trazer conteúdos e informações relevantes a população de Vazante, no que tange à sustentabilidade, meio ambiente e processos de gestão de resíduos sólidos;
  • Operação: Atuação consistente no que diz respeito a coleta, triagem e reciclagem no município;
  • Implantação do sistema: Sistema de Gestão de Resíduos da Trashin em 100% dos agentes envolvidos no processo de reciclagem e treinamento;
  • Parceiros: Buscam garantir a sustentabilidade do processo de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos no município, por meio de ações pontuais voltadas para a criação e fortalecimento de parcerias estratégicas.

 

Matéria anteriorSustentabilidade: confira dicas para introduzir o assunto para crianças
Próxima matériaRede de negócios e organizações de impacto é lançada no Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

dezesseis − 16 =