Crea-SP realiza apresentará os resultados de um diagnóstico com indicadores de cidades inteligentes de todo o estado de São Paulo durante o evento

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) realiza nos dias 18 e 19 de março o Simpósio Nacional de Cidades Inteligentes, evento que abre um debate público sobre como a tecnologia pode melhorar a vida das pessoas a partir do diagnóstico de indicadores de cidades inteligentes dos 645 municípios paulistas. O encontro deve reunir 3 mil pessoas no Parque Tecnológico São José dos Campos, na Estrada Dr. Altino Bondensan, nº 500, na primeira cidade do país a ser certificada pela ABNT (NBR ISO) como uma cidade inteligente.

Para o diagnóstico, os índices sobre população, iluminação, conectividade, saneamento e mobilidade foram avaliados e comparados à perspectiva de realidade obtida em um monitoramento realizado em todas as cidades do Estado. O resultado, além de apresentar o cenário de cada município, também traz 160 propostas de projetos que podem ser desenvolvidos para cada área.

Canecas Personalizadas

O presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese, defende que é uma oportunidade de envolver toda a sociedade — e não apenas os profissionais da área tecnológica – nesse diálogo. “Sabemos que cerca de 70% da população mundial viverá em centros urbanos até 2050. Estamos falando em um crescimento populacional de mais de 25%, que refletirá diretamente na qualidade de vida das pessoas e nas demandas das regiões metropolitanas. Precisamos estar preparados para isso, poder público, profissionais envolvidos no planejamento e desenvolvimento dessas cidades e da sociedade”, explica.

“Esse diagnóstico pode trazer transformações profundas para as cidades. Reunimos diversas contribuições e alcançamos soluções bastante criativas para as menores e maiores dificuldades encontradas nos municípios”, conta a Profa. Dra. Eng. Iara Negreiros, consultora da SPIn (Soluções Públicas Inteligentes), primeira consultoria brasileira voltada exclusivamente para o movimento das cidades inteligentes.

As contribuições citadas por Negreiros foram coletadas em diferentes etapas do Colégio Estadual de Inspetores, grupo de representantes do Crea-SP nos municípios. Entre setembro de 2021 e fevereiro de 2022, foram realizados 10 encontros regionais – em Piracicaba, Taubaté, Mogi Guaçu, Catanduva, Campinas, Santo André, Santos, Ribeirão Preto, Avaré e Araçatuba – voltados para a capacitação desses profissionais na avaliação de suas regiões.

Programação

No primeiro dia, o Simpósio Nacional de Cidades Inteligentes reunirá o Colégio Estadual de Inspetores para a apresentação dos resultados do diagnóstico que eles ajudaram a construir, seguido pela introdução do XIX Seminário Estadual de Fiscalização (SEFISC), a mais importante reunião de fiscalização do exercício profissional do Sistema Confea/Crea.

O segundo dia será de imersão completa em tecnologia, com painéis e palestras divididas em ações simultâneas nos diferentes ambientes do evento. Cidades Inteligentes na Prática; Mobilidade Urbana; Gestão de Resíduos Sólidos; Meio Ambiente; Tecnologias Exponenciais; Mobilidade e Trabalho; Segurança Pública; e o planejamento de cidades por e para mulheres são os temas a serem abordados ao longo de todo o sábado.

Os presentes também poderão aproveitar o dia para conhecer os ambientes temáticos do Simpósio, como a Sala dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em uma experiência de realidade mista; o Espaço Mulher, que apresenta as iniciativas do Programa Mulher do Sistema Confea/Crea para a equidade entre gêneros e empoderamento das mulheres engenheiras, agrônomas e geocientistas; e a Exposição de Veículos Elétricos da Guarda Municipal e da Linha Verde; além de visitar o Parque Tecnológico de São José dos Campos.

Matéria anteriorCampanha incentiva o descarte de embalagens, sobras de tintas e acessórios usados no processo de pintura
Próxima matériaPesquisas revelam que aspectos ambientais desempenham papel decisório em escolhas de consumo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

oito + nove =