Pontos comerciais da capital paulista promovem a reciclagem e o descarte consciente

A preocupação com o impacto de nosso consumo no meio-ambiente é cada vez maior, tanto das pessoas quanto das empresas. Entretanto, mesmo com esta tendência, a produção e despejo de dejetos ainda é muito maior que a capacidade do meio-ambiente de absorvê-los. No ano passado, por exemplo, foram contabilizadas 455.4 mil toneladas de lixo somente nos ecopontos da cidade de São Paulo – a cifra do lixo descartado irregularmente ainda é desconhecida.

De olho no crescente problema, alguns estabelecimentos comerciais incluíram em suas operações pontos de reciclagem para que clientes e a comunidade do entorno consigam descartar de forma correta os materiais recicláveis. Um exemplo é o Quitanda, mercado de produtos frescos e artesanais localizado em Pinheiros, Zona Oeste da capital. Com uma ampla visão sustentável desde a sua concepção, o estabelecimento já participou de diversos projetos ecológicos, como a Virada Sustentável e a Caminhada Lixo Zero.

Canecas Personalizadas

“Além do ponto de descarte que fica no nosso estacionamento, os produtos de fabricação própria ganharam uma embalagem especial com a frase ‘me traga de volta’ para incentivar que os nossos clientes retornem essa embalagem para a loja”, conta Beatriz Costa, responsável pela sustentabilidade do Quitanda. “Também há um espaço em nossa loja onde os clientes podem doar e usar ecobags para diminuir o uso de sacolas, tudo isso tendo em vista a sustentabilidade como nosso maior objetivo”, finaliza.

Segundo a Prefeitura de São Paulo, são mais 2,5 mil pontos de descarte irregular de lixo na cidade, o que torna os ecopontos fundamentais para a prática da reciclagem e auxílio na destinação correta dos materiais. Confira abaixo mais estações de descarte em mercados da capital paulista:

1- Quitanda – Rua Mateus Grou, 159 –  Pinheiros

O ecoponto do Quitanda, mercado em Pinheiros,  aceita Plásticos dos tipos: PET, PEAD, PEDB, PP e PS; alumínio e outros metais como aço, ferro e cobre; embalagens longa vida, as famosas Tetra Pak; papel branco (cadernos, livros e sulfite), misto (jornais, revistas) e papelão; oleo vegetal; vidro: garrafas de vinho, frascos de remédio, potes de alimentos, pratos, tigelas e copos; esponjas de cozinha; c cápsulas de Café Nespresso; e eletrônicos. Mais informações podem ser obtidas em: http://www.quitanda.com/recicle/

2 – Pão de Açúcar Morumbi – Av. Francisco Morato, 2385 – Vila Progredior

Nos postos de entrega voluntária do Grupo Pão de Açúcar e Unilever podem ser descartados papel, vidro, plástico, metal e óleo de cozinha.

3- Estação de Reciclagem Carrefour – Av. das Nações Unidas, 15187 – Chácara Santo Antônio

O Carrefour disponibiliza em sua estação de reciclagem o descarte adequado para pilhas, baterias, lâmpadas, celulares e demais resíduos eletrônicos.

4 – Hipermercado Extra Brigadeiro – Av. Brigadeiro Luís Antonio, 2013 – Bela Vista

As estações de reciclagem do Extra, também em parceria com a Unilever, oferecem o descarte de aço, plástico, latas de alumínio, vidro, eletrônicos e eletrodomésticos.

5 – Makro Butantã – Rua Carlos Lisdegno Carlucci, 519 – Jardim Peri Peri

No Makro, é possível descartar todo material de papel, vidro, metal e plástico, além de lixo orgânico e óleo de cozinha.

Matéria anterior3 mil toneladas de material são reciclados em 2021 com ajuda de parcerias
Próxima matériaEmpreendimento sustentável usa concreto verde na construção

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

dezoito − 1 =