Pontos comerciais da capital paulista promovem a reciclagem e o descarte consciente

A preocupação com o impacto de nosso consumo no meio-ambiente é cada vez maior, tanto das pessoas quanto das empresas. Entretanto, mesmo com esta tendência, a produção e despejo de dejetos ainda é muito maior que a capacidade do meio-ambiente de absorvê-los. No ano passado, por exemplo, foram contabilizadas 455.4 mil toneladas de lixo somente nos ecopontos da cidade de São Paulo – a cifra do lixo descartado irregularmente ainda é desconhecida.

De olho no crescente problema, alguns estabelecimentos comerciais incluíram em suas operações pontos de reciclagem para que clientes e a comunidade do entorno consigam descartar de forma correta os materiais recicláveis. Um exemplo é o Quitanda, mercado de produtos frescos e artesanais localizado em Pinheiros, Zona Oeste da capital. Com uma ampla visão sustentável desde a sua concepção, o estabelecimento já participou de diversos projetos ecológicos, como a Virada Sustentável e a Caminhada Lixo Zero.

“Além do ponto de descarte que fica no nosso estacionamento, os produtos de fabricação própria ganharam uma embalagem especial com a frase ‘me traga de volta’ para incentivar que os nossos clientes retornem essa embalagem para a loja”, conta Beatriz Costa, responsável pela sustentabilidade do Quitanda. “Também há um espaço em nossa loja onde os clientes podem doar e usar ecobags para diminuir o uso de sacolas, tudo isso tendo em vista a sustentabilidade como nosso maior objetivo”, finaliza.

Segundo a Prefeitura de São Paulo, são mais 2,5 mil pontos de descarte irregular de lixo na cidade, o que torna os ecopontos fundamentais para a prática da reciclagem e auxílio na destinação correta dos materiais. Confira abaixo mais estações de descarte em mercados da capital paulista:

1- Quitanda – Rua Mateus Grou, 159 –  Pinheiros

O ecoponto do Quitanda, mercado em Pinheiros,  aceita Plásticos dos tipos: PET, PEAD, PEDB, PP e PS; alumínio e outros metais como aço, ferro e cobre; embalagens longa vida, as famosas Tetra Pak; papel branco (cadernos, livros e sulfite), misto (jornais, revistas) e papelão; oleo vegetal; vidro: garrafas de vinho, frascos de remédio, potes de alimentos, pratos, tigelas e copos; esponjas de cozinha; c cápsulas de Café Nespresso; e eletrônicos. Mais informações podem ser obtidas em: http://www.quitanda.com/recicle/

2 – Pão de Açúcar Morumbi – Av. Francisco Morato, 2385 – Vila Progredior

Nos postos de entrega voluntária do Grupo Pão de Açúcar e Unilever podem ser descartados papel, vidro, plástico, metal e óleo de cozinha.

3- Estação de Reciclagem Carrefour – Av. das Nações Unidas, 15187 – Chácara Santo Antônio

O Carrefour disponibiliza em sua estação de reciclagem o descarte adequado para pilhas, baterias, lâmpadas, celulares e demais resíduos eletrônicos.

4 – Hipermercado Extra Brigadeiro – Av. Brigadeiro Luís Antonio, 2013 – Bela Vista

As estações de reciclagem do Extra, também em parceria com a Unilever, oferecem o descarte de aço, plástico, latas de alumínio, vidro, eletrônicos e eletrodomésticos.

5 – Makro Butantã – Rua Carlos Lisdegno Carlucci, 519 – Jardim Peri Peri

No Makro, é possível descartar todo material de papel, vidro, metal e plástico, além de lixo orgânico e óleo de cozinha.

Previous article3 mil toneladas de material são reciclados em 2021 com ajuda de parcerias
Next articleEmpreendimento sustentável usa concreto verde na construção

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

4 × quatro =