Objetivo é fortalecer a atuação das instituições financeiras brasileiras no financiamento à infraestrutura sustentável local

A Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) assinou, em Brasília, memorando de entendimento com o FONPLATA – Banco de Desenvolvimento que possui membros de cinco países da América do Sul: Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai. O objetivo da parceria é fortalecer a atuação das instituições financeiras de desenvolvimento brasileiras no financiamento de projetos que promovam o desenvolvimento sustentável, em especial à infraestrutura sustentável local.

O contrato de parceria entre ABDE e Fonplata prevê como atividades centrais a troca de informações, realização de estudos, organização de eventos e a prospecção de oportunidades de atuação conjunta, além da captação de recursos dos associados da ABDE com a entidade sul-americana.

“As parcerias com entidades internacionais do porte do Fonplata são fundamentais para avançarmos na agenda de desenvolvimento sustentável. Construímos um acordo de cooperação com um amplo conjunto de atividades e que fortalecem as instituições financeiras de desenvolvimento brasileiras para esse propósito”, afirmou o presidente da ABDE, Sergio Gusmão Suchodolski.

A ABDE tem firmado uma série de parcerias com bancos multilaterais de desenvolvimento e organismos internacionais, a fim de permitir a cooperação técnica e capacitação dos integrantes do Sistema Nacional de Fomento. A meta é trazer a agenda de sustentabilidade, em especial à ligada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), para a realidade brasileira.

Entre as entidades com parcerias firmadas com a ABDE estão o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a Associação Latino-Americana de Instituições Financeiras para o Desenvolvimento (Alide), a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

 

Previous articleProjeto incentiva estudantes a desenvolverem soluções para o consumo consciente de energia elétrica
Next articlePesquisa inédita mostra que a recuperação energética evita 96% de lixo e 91 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera no Brasil

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

4 × 2 =