A realidade sobre a diversidade nas redações jornalísticas do Brasil foi apresentada e discutida no último dia 17 de novembro por integrantes e apoiadores do estudo Perfil Racial da Imprensa Brasileira. Os resultados foram apresentados no X Seminário Internacional Diálogos Antirracistas, que integra a programação da Semana da Consciência 2021 da Universidade Zumbi dos Palmares.

Estudo pretende colaborar com as políticas de inclusão

Durante cerca de três meses, jornalistas que trabalham em meios de comunicação foram convidados a participar do levantamento que tentou responder algumas perguntas cruciais para o desenvolvimento e aprimoramento de políticas de inclusão e diversidade nas redações.

Canecas Personalizadas

Qual o tamanho da população negra no jornalismo brasileiro? Qual a porcentagem de mulheres? Há racismo e assédio nas redações jornalísticas? Quais as principais dificuldades dos negros e negras no trabalho e na construção das respectivas carreiras? Como os negros estão distribuídos geograficamente pela imprensa do País?

Discussão de resultados em seminário

O painel em que o estudo foi apresentado contou com a mediação da professora Edilene Machado Pereira, da Unipalmares, pós doutora em relações raciais. E dele participaram o jornalista Eduardo Ribeiro, diretor da newsletter Jornalistas&Cia e do Portal dos Jornalistas, que lidera o estudo; o publicitário e pesquisador Maurício Bandeira de Melo, diretor do Instituto Corda – Rede de Projetos e Pesquisas e coordenador técnico do estudo; a jornalista Fernanda Lara, CEO do I’Max e organizadora do banco de dados da imprensa brasileira; o jornalista Eugênio Araújo, integrante da pauta do Jornalismo da TV Cultura; a jornalista Marcelle Chagas, coordenadora da Rede de Jornalistas pela Diversidade na Comunicação (Jornalistas Pretos); e a jornalista e escritora Angélica Basthi, cofundadora da Conajira-Fenaj (Comissão Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial da Federação Nacional dos Jornalistas).

 

Matéria anteriorEmpresa de embalagens plásticas recebe quatro prêmios de sustentabilidade e inovação no setor
Próxima matériaDebate sobre financiamento à biodiversidade recebe ex-ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

três × dois =