O evento será uma plataforma de debate entre especialistas sobre impacto da guerra na Ucrânia no setor energético, os mercados de energias renováveis, bioenergia, tecnologia, segurança e agências reguladoras

Fundação Carlos Alberto Vanzolini (FCAV), uma das mais importantes instituições que desenvolve, aplica e dissemina conhecimentos sobre engenharia de produção no Brasil, organiza, no próximo dia 31 de março, o Fórum Energia e Sustentabilidade. O evento − que celebra os 55 anos da instituição − apresentará um debate entre especialistas sobre o impacto da guerra na Ucrânia no setor energético mundial e brasileiro, o contexto dos mercados de energias renováveis, bioenergia, tecnologia, segurança e agências reguladoras do setor. Gratuito, o Fórum se realizará das 14h às 15h15 e será transmitido ao vivo pelas plataformas Youtube, Facebook, Instagram e LinkedIn.

Do debate participarão Rubens Ometto, presidente do Grupo Cosan; Leonam dos Santos Guimarães, presidente da Eletronuclear; e do professor de economia, Arthur Barrionuevo. O moderador do Fórum será o professor doutor Erik Eduardo Rego, diretor de Estudos de Energia Elétrica da EPE (Empresa de Pesquisa Energética).

Canecas Personalizadas

De acordo com o presidente da FCAV, João Amato Neto, realizações como o Fórum Energia e Sustentabilidade “são um marco para a história da instituição. Servem para mostrar o importante papel que a Fundação tem desempenhado em todos esses anos, onde promove intercâmbios de informações para viabilizar e estimular o diálogo entre empresas, governos, especialistas e a sociedade”.

Desde sua fundação − criada em 1967 pelos professores da Universidade de São Paulo (Poli-USP) — a organização teve o olhar voltado para a busca de soluções para os problemas sociais, econômicos, ambientais e técnicos do país. Para a FCAV toda realidade pode ser modificada por meio da melhor gestão dos recursos disponíveis e do olhar integrador e multidisciplinar da ciência.

A Fundação Vanzolini atua sobre quatro eixos principais: educação, com programas de formação e desenvolvimento de pessoas e equipes por meio de cursos de curta, média e longa duração; certificação, de produtos e sistemas de gestão para organizações e instituições públicas e privadas; pesquisa, em operações, produtos, sistemas de gestão, inovação, políticas públicas e outros; e soluções, em desafios complexos que envolvam inovação e compromisso de implementação bem-sucedidos.

Perfil dos participantes do Fórum Energia e Sustentabilidade, da Fundação Vanzolini:

Moderador

Erik Rego

Diretor de Energia Elétrica da EPE e professor doutor da POLI-USP

Professor do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP (POLI-USP), Erik Rego é formado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica e possui bacharelado em Ciências Econômicas pela Faculdade de Economia e Administração da USP (FEA-USP). Também tem mestrado e doutorado em Economia da Energia pelo Instituto de Energia e Ambiente (IEE-USP). Foi pesquisador visitante na Universidade de Illinois, Estados Unidos, e possui especialização em derivativos pela BM&F. Rego foi diretor da Excelência Energética Consultoria, professor do Departamento de Economia da FEA-USP, professor de economia da ESEG, professor da Fundação Vanzolini, vice-coordenador do Curso de Especialização em Administração Industrial (pós-graduação lato sensu) das USP e Presidente do Comitê de Energia da AMCHAM.

Com experiência em banco de investimento e empresa de consultoria, atua há aproximadamente 15 anos no setor de Energia Elétrica.

Debatedores

Rubens Ometto Silveira Mello

Empresário, fundador e presidente do Grupo Cosan

Rubens Ometto Silveira Mello, graduado em Engenharia Mecânica de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, é presidente dos Conselhos de Administração da Cosan, Raízen, Compass Gás e Energia, Comgás e Rumo, além de acionista controlador das empresas. O empresário possui mais de 40 anos de experiência na gestão de grandes empresas, nas áreas administrativa e financeira.

Um dos empresários mais atuantes no setor do agronegócio, é um dos fundadores da UNICA — Associação Brasileira da Indústria de Cana – e, desde 2015, membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI).

Leonam Guimarães

Presidente da Eletronuclear e membro do Grupo Permanente de Assessoria do Diretor-Geral da AIEA

Leonam Guimarães é diretor presidente da Eletronuclear, ex-coordenador do Programa de Propulsão Nuclear da Marinha do Brasil, professor de Gestão da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e de Engenharia da POLI-USP, diretor-técnico e Comercial da Amazônia Azul Tecnologias de Defesa SA (AMAZUL) e Diretor de Planejamento, Gestão e Meio Ambiente, além de Diretor Técnico da Eletronuclear.

Guimarães possui cerca de 30 anos de experiência em pesquisa, desenvolvimento, engenharia, aquisição e construção de sistemas navais e nucleares. Além disso, é membro do Conselho da Associação Nuclear Mundial (WNA), membro do Grupo Consultivo Permanente da AIEA sobre Energia Nuclear (SAGNE) e do Grupo Internacional de Especialistas em Responsabilidade Nuclear (INLEX), ex-presidente da Seção Latino-Americana – American Nuclear Society e autor de vários livros e artigos sobre engenharia, gestão e política nuclear.

Arthur Barrionuevo Filho

Professor doutor de Economia da FGV-SP, nas Escolas de Administração e de Direito

Arthur Barrionuevo é professor de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), nas Escolas de Administração e de Direito. Foi Presidente do Conselho de Administração da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), instituição financeira dedicada ao financiamento de P&D das empresas brasileiras e atuou como secretário de Desenvolvimento Tecnológico do Ministério da Ciência e Tecnologia, no qual foi responsável por políticas públicas de apoio à inovação empresarial.

Na área de defesa da concorrência, serviu como conselheiro do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), a autoridade antitruste brasileira. Atua como consultor em políticas de concorrência e questões regulatórias. Barrionuevo também tem diversos artigos publicados em jornais sobre questões como a concorrência e políticas de concorrência e regulação.

Fórum Energia e Sustentabilidade

Data: 31 de março de 2022

Horário: 14h

Duração: 1h15 (podendo se estender até 1h30)

Local: Evento online, com transmissão ao vivo pelas plataformas Youtube, Facebook, Instagram e LinkedIn.

Matéria anterior72% dos trabalhadores em todo o mundo se preocupam com qualidade do ar em edifícios corporativos
Próxima matériaOrganizações da Mata Atlântica têm até 31 de março para se inscrever no programa BTG Soma Meio Ambiente

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

17 + sete =