Espaço Impact Hub debaterá assuntos como qualificação, inclusão de pessoas refugiadas, migrantes, trans, entre muitos outros
Mais de 500 palestrantes, 1.000 startups e 190 expositores. Esses alguns dos números do Rio Innovation Week, mais completo evento de Tecnologia e Inovação da América Latina, que será realizado de 13 a 16 de janeiro, no Jockey Club Brasileiro.
Um dos destaques da programação será o Impact Hub, uma das maiores redes focada na construção de comunidades empreendedoras para impacto em escala — residência de inovadores, sonhadores e empresários que estão criando soluções tangíveis para as questões mais eminentes no mundo. Entre os palestrantes do espaço, o Trans Garçonne, um programa de extensão universitária da UFRJ que qualifica pessoas trans e dialoga com o mercado de Gastronomia para fomentar a empregabilidade; e o Toti Diversidade, primeira plataforma brasileira de ensino e inclusão de pessoas refugiadas e migrantes no mercado de trabalho de tecnologia.
Além desses, temas como “O mercado de tecnologia e a inclusão de jovens”; “Inclusão produtiva do jovem no mercado de trabalho”, serão debatidos pela Plataforma PROA, projeto que cria oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional para jovens de baixa renda vindos de escola pública.
“O objetivo do PROA é capacitar e incluir produtivamente os jovens de baixa renda vindos de escola pública no mercado de trabalho formal. E isso só é possível com a parceria de empresas que buscam uma inclusão real em suas equipes, criando ambientes diversos e mais produtivos. Hoje temos mais de 200 empresas que empregam jovens gratuitamente e confiam no nosso trabalho e precisamos ampliar ainda mais esse universo para garantir a expansão do projeto no Rio de Janeiro e o impacto na vida de outros jovens“, afirma Alini Dal’Magro, CEO do Instituto PROA.
Outro destaque será a palestra da cientista ambiental Natália Chaves, especializada em Gestão de Energias Renováveis, com ênfase no setor de energia solar. Natália trabalha no desenvolvimento de projetos sobre energia e sustentabilidade, com foco em Transição Energética na Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK-RIO). No RIW, ela abordará no dia 15 de janeiro a instalação de energia solar nas comunidades.