Equipamento é movido pela energia gerada por meio da diferença entre a temperatura do corpo e do ambiente. Protótipo é um dos destaques da Febrace 2022

O estudante Vinícius Ribeiro de Moraes, do Matriz Educação, do Rio de Janeiro, desenvolveu um sistema alternativo, viável e ecologicamente correto para relógios de pulso, a fim de substituir as baterias presentes nele. Seu projeto é um dos destaques da 20ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que acontece até o dia 26 de março pela Plataforma Febrace Virtual.

Usando conhecimentos em Ciências de Materiais, Matemática e Física, Vinícius utilizou a nanotecnologia para criar um filme fino termoelétrico, além de um microcircuito eletrônico. Acoplados ao relógio, eles geram energia a partir da diferença da temperatura corporal e do ambiente, fazendo o relógio funcionar. Com o avanço do projeto, até meados de abril, serão realizados testes para avaliar sua resistência em condições adversas, como corrosão, oxidação, flexão mecânica, hidrofobicidade e funcionamento do dispositivo submerso a água.

Canecas Personalizadas

Estima-se que as baterias, presentes majoritariamente em relógios de pulso, representem 1% do lixo comum. Parece pouco, mas seu descarte incorreto gera resíduos químicos, como lítio, cobalto e manganês, que, quando acumulados, são nocivos ao meio ambiente, à saúde humana e animal.

Na Febrace 2022, estão em exposição 497 projetos finalistas, desenvolvidos por estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de 333 escolas de todo o Brasil. Todos os projetos serão julgados por professores universitários e especialistas, que farão a avaliação em teleconferências fechadas. Os autores dos melhores projetos, nas diversas categorias, ganharão troféus, medalhas, bolsas e estágios, num total aproximado de 300 prêmios e oportunidades no Brasil e no exterior.

Serviço:

Conheça todos os finalistas no site da Febrace

Visite a Febrace pela Plataforma Virtual (14 a 26/3)

Acompanhe a cerimônia de premiação pelo Youtube da Febrace

Matéria anteriorBrasil leva máquina de água potável para a Ucrânia
Próxima matériaQuais as melhores lojas para comprar computador usado no Brasil?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

18 + dezessete =