Dicas simples ajudam a descartar de forma correta as embalagens

Durante os três primeiros meses de 2021 (janeiro a março), o Paraná reciclou 4.586 toneladas de embalagens de aço de tintas e alimentos, segundo levantamento da associação Prolata. A quantidade coloca o estado em primeiro lugar no ranking do Brasil. O país alcançou 7,592 toneladas de aço reciclado, considerando o mesmo período. Isso representa um crescimento de 13% em relação a 2020.

Canecas Personalizadas

Termo de cooperação no Paraná

Criada em 2012 pela Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço), a Prolata incentiva o descarte correto das latas de aço e a reciclagem. Em 2014, um termo de cooperação com a Secretaria do Meio Ambiente do Paraná foi assinado.  O documento prevê a ampliação da cadeia de reciclagem no estado, incluindo entrepostos, cooperativas e a regionalização do volume retirado de latas de aço pós consumo.

“A nossa expectativa é reciclar 50 mil toneladas de aço em todo o país até o fim desse ano. A operação está em constante expansão”, destaca Thais Fagury, presidente da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) e diretora da Prolata.

Por que reciclar?

Quando coletada e destinada corretamente a uma usina siderúrgica ou fundição, a lata de aço pode ser reutilizada como matéria-prima para outros produtos infinitas vezes. A cada 75 embalagens de aço recicladas, salva-se uma árvore que, sem isso, estaria sendo transformada em carvão vegetal.

Há alimentos, bebidas, tintas e também produtos químicos que chegam ao consumidor nesse tipo de embalagem. Mas como ter certeza sobre qual é o material? Use um imã! Se “colar”, é aço!

Dicas para começar

– Use os conteúdos das latas ao máximo para evitar desperdícios. Retire os restos orgânicos ou de produtos. A lata deve estar vazia.

– Lave as embalagens alimentícias com fio de água para reduzir o mau cheiro e facilitar o trabalho nas cooperativas e centrais de triagem, ou limpe seu interior com papel toalha.

– As latas de tinta também são consideradas resíduos comuns e não precisam ser lavadas. Basta encaminhá-las com filme seco (sem resíduos líquidos).

– Descarte as latas de aço no cesto de recicláveis, com outros materiais de embalagem.

– Cuidado para não jogar no lixo de recicláveis máscaras de proteção para a Covid-19, luvas ou lenços higiênicos. Esses itens não são recicláveis e representam perigo para a saúde dos catadores.

– Você pode descartar as latas separadas na coleta seletiva, caso haja em seu bairro, ou por cooperativas de catadores e catadoras de materiais recicláveis. Há ainda pontos de entrega voluntária (PEVs), conhecidos como estações reciclagem, e sucateiros legalizados, entrepostos ou centros Prolata.

Matéria anteriorProjeto ‘Sea the future’ seleciona startups para solucionar desafios de energia e serviços offshore 
Próxima matériaParque eólico ‘Crossing Trails’ nos Estados Unidos inicia operação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

dezoito + 2 =