Início Eventos Encontro discutirá direito humano à água e ao saneamento

Encontro discutirá direito humano à água e ao saneamento

Relator da ONU, que participará da abertura, afirma que água vem sendo tratada como ativo financeiro

De 9 a 11 de dezembro, será realizado o Encontro Nacional pelos Direitos Humanos à Água e ao Saneamento (ENDHAS), promovido pelo ONDAS – Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento. O evento on-line reunirá apresentação de trabalhos de pesquisa e extensão universitária, relatos de luta de movimentos sociais, mesas de debate, oficinas e manifestações culturais.

De acordo com Marcos Montenegro, coordenador geral do ONDAS, a atual conjuntura de ataque aos direitos humanos vivida no país, exige um esforço de articulação dos setores democráticos e populares, minimizando danos e prejuízos, em especial à população em situação de vulnerabilidade. “O ENDHAS destaca a agenda de luta pelo acesso universal à água e ao esgotamento sanitário nas cidades e nas áreas rurais. Pautada pelo lema Água é direito e não mercadoria, a iniciativa do ONDAS une lideranças populares e sindicais aos acadêmicos comprometidos com o tema”, afirma Montenegro.

Canecas Personalizadas

A mesa de abertura contará com a participação de Pedro Arrojo-Agudo, relator especial da ONU para os Direitos Humanos à Água Potável e Saneamento. Em relatório divulgado na Assembleia Geral da ONU em outubro passado, ele chamou a atenção para o fato de que a água está cada vez mais sendo tratada como uma mera mercadoria e até mesmo como um ativo financeiro. “A comercialização dos direitos de uso da água nos mercados erodiu a noção de água como um bem comum e do Estado como fiador do interesse geral”, conclui o relator.

No Brasil, a recente aprovação do novo marco legal do saneamento abriu caminho para a privatização do setor, o que, como vem denunciando o ONDAS, dificultará o acesso ao serviço de quem não pode pagar.

Serviço:

Encontro Nacional pelos Direitos Humanos à Água e ao Saneamento (ENDHAS)

Onde: on-line

Data: de 9 a 11 de dezembro

Mais informações e inscrições: Clique aqui para acessar a programação completa do Encontro. Para participar, é necessário fazer inscrição. Clique aqui para preencher o formulário.

Matéria anteriorTurismo sustentável: alternativa para quem quer diminuir seu impacto no meio ambiente e evitar aglomerações no final de ano
Próxima matériaA caminho de nos tornarmos uma empresa Net Zero

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

3 + dezoito =