Início Artigos A caminho de nos tornarmos uma empresa Net Zero

A caminho de nos tornarmos uma empresa Net Zero

*Por Luiz Camargo

A pandemia da Covid-19 expôs a vulnerabilidade de todos nós, a despeito dos essenciais e extraordinários avanços da ciência e tecnologia.

Canecas Personalizadas

De fato, a economia global das próximas décadas será ditada por posicionamentos e compromissos em prol da saúde e do meio ambiente. Afinal, desastres climáticos, danos ambientais ou vírus que apresentem alto potencial de gravidade, em quaisquer lugares que ocorram, geram impacto mundo afora.

Portanto, quando falamos em metas ESG, não nos referimos apenas a vultosas somas de fundos de investimentos que circulariam nos mercados financeiros. A governança ambiental, de países ou de corporações, tornou-se decisiva para a manutenção de vidas.

A Care Plus – operadora de saúde que é parte da Bupa, grupo presente em mais de 190 países – particularmente, lida, há três décadas, com o mais valioso bem que possa existir: vidas. No Brasil, atendemos a mais de 175 mil beneficiários.

Em um relatório divulgado recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que as mudanças climáticas são a maior ameaça à saúde da humanidade. A instituição destacou acontecimentos devastadores para a sobrevivência das pessoas, que vêm sendo observados com cada vez mais frequência, como calor extremo, inundações, secas, incêndios florestais, furacões.

Por tudo isso, o objetivo da Care Plus é se tornar uma empresa Net Zero até 2040.Ou seja, até 2040 teremos reduzido consideravelmente efeitos que causamos ao meio ambiente. Baseados em metas e evidências científicas, estamos trabalhando fortemente para diminuir as emissões de carbono em todas as nossas operações e em nossa cadeia de valor.

Resíduo zero em evento 

A nossa trajetória rumo à meta Net Zero é ancorada em ações locais e globais, como não poderia deixar de ser.

Nesse sentido, no Brasil, uma das mais recentes ações da Care Plus foi o patrocínio do ITF Beach Tennis World Cup, que ocorreu mês passado nas areias de Copacabana, onde se reuniram nada menos que 960 atletas de 16 países.

Tivemos a satisfação de apoiar um grande campeonato esportivo que conquistou um atributo admirável pelo seu pilar de sustentabilidade: o selo de Evento Neutro, por ter neutralizado as emissões extras de CO2.

Ainda em sua fase de organização, o ITF Beach Tennis World Cup aderiu a duas campanhas: Sou Resíduo Zero e Evento Neutro. Saldo final da parceria da Care Plus com o campeonato mundial de tênis de praia: 97% de taxa de reciclagem!

A campanha Sou Resíduo Zero é calcada em um movimento de conscientização para reutilização e reciclagem de materiais. Responsabilizou-se pela destinação correta de quase 700 quilos de recicláveis, como papelão, garrafa PET e lona – em vez de irem parar em um aterro sanitário, foram incorporados novamente à cadeia produtiva.

Com base no programa Evento Neutro, por sua vez, ITF Beach Tennis compensou as emissões de mais de 30 toneladas de CO2eq (padrão internacional que mensura a quantidade emitida de gases do efeito estufa). Depois de identificar as principais fontes de emissão, como deslocamentos aéreo e terrestre, resíduos e uso de geradores, e calcular a quantidade de CO2 emitida, a iniciativa comprou créditos de carbono, cuja finalidade é reverter fundos para projetos ambientais certificados (neste caso, a Fazenda Florestal Santa Maria, que conserva 70 mil hectares de biodiversidade amazônica, e a Usina Hidrelétrica de Salto Pilão, organizadora de programas de preservação da fauna e flora catarinenses).

A iniciativa da Care Plus de fomentar ações com viés ambiental carrega a nossa responsabilidade de gerar impacto positivo nas comunidades. Ontem ajudamos a preservar a praia de Copacabana; agora queremos contribuir para preservar o planeta, seguindo o nosso propósito de tornar o mundo melhor para termos vidas mais longas, saudáveis e felizes.

 

*Luiz Camargo é CEO da Care Plus, operadora de saúde que faz parte do grupo Bupa, presente em mais de 190 países. Há mais de 29 anos, fornece soluções de saúde premium, por meio de uma ampla gama de produtos (medicina, odontologia, saúde ocupacional e medicina preventiva). É a principal operadora de saúde no Brasil em seu nicho de mercado, atendendo a mais de mil empresas e cerca de 195 mil beneficiários.

 

Matéria anteriorEncontro discutirá direito humano à água e ao saneamento
Próxima matériaMaior produtora e exportadora de papéis do Brasil integra, pela primeira vez, a “Triple A List”, do CDP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

quinze − 2 =