Home Notícias Empresa brasileira de logística participa de movimento pela descarbonização do setor marítimo...

Empresa brasileira de logística participa de movimento pela descarbonização do setor marítimo ao lado de players mundiais

0
176

Call To Action é uma iniciativa da Getting To Zero Coalition que entrega documento com 160 assinaturas na COP 26 a favor de ações concretas para um mundo descarbonizado até 2050

A Norsul, empresa brasileira que atua no mercado de logística multimodal com soluções inovadoras de norte a sul, participa da chamada para ação (tradução literal de Call To Action) que visa mobilizar a sociedade para o compromisso de tornar navios e combustíveis com emissão zero, a escolha número um do mundo até 2030. Uma iniciativa da Getting To Zero Coallition – uma aliança de mais de 150 empresas nos setores marítimo, de energia, de infraestrutura e financeiro, apoiada por governos e IGOs importantes -, foi lançada na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em setembro e terá o documento da ação com mais de 160 assinaturas internacionais entregue à presidência da COP26 no Reino Unido, na Cúpula Anual do Fórum Marítimo Global.

O processo de descarbonização é um tema central para a Norsul e nossos clientes. Nosso compromisso é sempre estar na vanguarda destas ações e estamos investindo fortemente na neutralização e nas pesquisas de combustíveis alternativos e tecnologias. A Norsul é a primeira empresa 100% carbono neutro no mundo da Cabotagem brasileira, e temos orgulho disso. Mas é preciso ir além para chegar a um momento em que não haverá mais emissão de carbono para neutralizar. Estar nesta mobilização ao lado de grandes players mundiais do mercado é mais um passo da Norsul em prol da sustentabilidade, baseado no nosso valor mais importante, que é fazer o bem para as pessoas e para o mundo”, explica Angelo Baroncini, diretor-presidente da Norsul.  

Hoje, 80% do comércio global e também da cadeia de abastecimento é feito pelo mar. Mesmo feito com a menor quantidade de carbono dentre todos os modais por tonelada de carga transportada, o transporte marítimo ainda é responsável por 3% das emissões globais. Os parceiros engajados na ação apontam que o transporte deve e pode descarbonizar completamente até 2050, mas considerando a vida econômica de um navio tendo até mais de 20/22 anos, a meta é fazer com que os navios e combustíveis de emissão zero sejam a escolha padrão no mercado já em 2030.

Algumas etapas previstas para ajudar no alcance da meta são: investir em tecnologias de emissão zero para garantir segurança, confiabilidade e sustentabilidade; implementar projetos de demonstração em escala industrial envolvendo toda a cadeia de valor; fechar a lacuna de competitividade por meio de ações políticas; e desbloquear oportunidades de crescimento global e sinergias com outros setores mais difíceis de abater. Para ser viável o objetivo da mobilização, é preciso que governos e reguladores trabalhem lado a lado com o setor privado, para auxiliar com prazos e regulamentos claros.

De nossa parte, estamos dedicados a tornar realidade a meta designada pela Call To Action a favor da descarbonização no frete marítimo. Cada vez mais damos passos maiores rumo à sustentabilidade e é visível que estamos no caminho certo”, destaca Baroncini. A Norsul conquistou o Selo Bronze do Programa Brasileiro de GHG Protocol no ciclo 2021, primeiro ano de participação. Desenvolvido pela FGV, o programa calcula as estimativas de emissões de gases do efeito estufa (GEE), reforçando o compromisso das empresas participantes com a sustentabilidade e motivando a busca de meios para reduzir as emissões.

A empresa possui outras iniciativas além do Programa Carbono Neutro Norsul, por meio do qual neutraliza 100% das emissões de carbono por meio de créditos de carbono gerados a partir de atividades de conservação na Floresta Amazônica brasileira. Um exemplo disso é o Plano de Pintura, que usa nanotecnologia com microporos para diminuir o atraso hidrodinâmico. A tinta é feita de silicone e proporciona menor resistência do casco com a água para o avanço da embarcação. Essa iniciativa reduz o consumo de energia das embarcações. “Vamos seguir com estes investimentos, que continuarão sendo realizadas alinhados ao desenvolvimento tecnológico dentro e fora de nosso mercado”, finaliza Angelo.

 

 

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.