Encontro promovido pela Fundação Solidaridad reunirá empresas do setor, profissionais da área e produtores e produtoras rurais para debater casos práticos de sustentabilidade

O conceito ESG – Environmental, Social and Governance, sigla para ações que promovem boas práticas sociais, ambientais e de governança, ganhou destaque nos últimos tempos. Porém, o assunto ainda gera muitas dúvidas, e no setor canavieiro não tem sido diferente. Para ajudar a entender esse tema, a Fundação Solidaridad promoverá no dia 9 de dezembro de 2021, às 10h30, o .webinar ESG: Casos práticos de sustentabilidade na cadeia da cana Na oportunidade, empresas do setor, profissionais atuantes na cadeia, associações e produtores e produtoras rurais poderão entender o conceito e conhecer as estratégias para implementá-lo em seus negócios.

Para compor a grade do evento, a Solidaridad contará com a participação de representantes de diversos atores da cadeia sucroenergética: o diretor de negócios agrícolas da Raízen, Ricardo Berni, o diretor de sustentabilidade para América Latina na Bayer CropSciences, Eduardo Bastos, e o superintendente da Associação dos Fornecedores de Cana de Guariba (Socicana), Rafael Kalaki.

A programação ainda conta com a produtora e administradora de empresas Paula Bellodi Santana, representante da quarta geração de uma família de canavicultores, que falará sobre sua experiência à frente da Fazenda Belo Horizonte, em Jaboticabal (SP). Representando a Solidaridad, estarão Aline Silva e o diretor de país, Rodrigo Castro, que mediará o debate.

Há mais de dez anos, a Solidaridad exerce um papel importante na cadeia sucroenergética por meio do desenvolvimento de vários projetos com associações de produtores e usinas. Fruto da parceria com a Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil (Orplana) e associações de produtores vinculadas a ela, o projeto Muda Cana promove a sustentabilidade entre produtores e produtoras de cana por meio da melhoria dos serviços oferecidos. O projeto beneficia direta e indiretamente cerca de 9 mil produtores que hoje contam com uma assistência técnica mais efetiva e customizada conforme suas necessidades.

Em outra frente, o programa ELO foi criado em 2014 para levar melhoria contínua a 100% dos fornecedores de cana da Raízen por meio do aplicativo Extension Solution, solução digital da Solidaridad usada pelas equipes de campo. O ELO nasceu para expandir o compromisso da empresa com a produção de cana-de-açúcar sustentável, aliando as melhores práticas de produção e gestão com o respeito ao meio ambiente e às pessoas.

De acordo com Aline Silva, gerente de projetos de cana da Solidaridad, a ideia de realizar o webinar surgiu após alguns comentários de parceiros, uma vez que queriam saber se já praticavam o ESG ou o que precisavam fazer para colocá-lo em prática. “Nós atuamos diretamente com associações de produtores, e eles são nossos porta-vozes do campo. Assim, resolvemos desmitificar um pouco esse conceito, por meio de cases de sucesso, trazendo isso para a realidade”, diz.

Participação do público

Após os palestrantes apresentarem seus cases de estratégias ESG, haverá um momento para responderem perguntas e tirarem dúvidas do público. “Convido a todos que trabalham no setor de cana e em outros segmentos do agro para conhecerem a nossa atuação em sustentabilidade, tema que vai além da preservação ambiental e diz respeito também à continuidade da produção agrícola e à melhoria do trabalho e da renda”, destaca Aline.

Durante o webinar, a Fundação Solidaridad fará o lançamento oficial do vídeo institucional sobre o seu trabalho de mais de uma década na cadeia da cana-de-açúcar. As inscrições podem ser feitas gratuitamente até o dia do evento por meio do link https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_2GtK6I_aR6OExtgR_6slgQ.

Serviço:

ESG: Casos práticos de sustentabilidade na cadeia da cana.

Onde: Online

Data: 9 de dezembro de 2021, às 10h30

Mais informações: inscrições gratuitas até o dia do evento https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_2GtK6I_aR6OExtgR_6slgQ.

 

 

 

Matéria anteriorParque do Ibirapuera irá abrigar o ESG Land, um megaevento sobre sustentabilidade, governança e inclusão, em 2023
Próxima matéria10 startups que se destacaram por suas práticas ESG em 2021 ganham reconhecimento em evento

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

3 × 5 =