Iniciativa deverá contribuir para a elaboração de normas técnicas e projetos de lei relacionados ao setor

A Abes-Rio (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) promoverá o primeiro Sanea-Rio — Seminário Estadual de Saneamento e Meio Ambiente, que será realizado nos dias 13 e 14 de abril, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). O evento, cujo formato será híbrido (presencial e online), tem o propósito de criar um ponto de encontro técnico de debate em torno dos desafios do novo modelo de concessão dos serviços no setor, além de aproximar os diversos players relacionados à área.

O presidente da Abes-Rio, Miguel Alvarenga Fernández y Fernández, salienta que, “como resultado da iniciativa, nosso principal desafio será auxiliar no debate para elaboração de normas técnicas e projetos de lei relacionados ao saneamento e meio ambiente”. Nesse sentido, o Encontro Técnico do Sanea-Rio tem como público-alvo profissionais, instituições e empresas do ramo e estudantes interessados em capacitação profissional. Com a participação de especialistas do setor, haverá o debate de soluções implantadas de captação de tempo seco (utilização da rede pluvial para escoamento de esgotos) e discussão dos principais pontos técnicos e econômicos dessa solução.

As principais questões a serem debatidas são as seguintes: “Como fazer a captação dos esgotos na rede de drenagem sem interferir em sua capacidade original”; “Como operar esse sistema em região litorânea sem que ocorra retorno de água do mar pela variação da maré”; “Como lidar com os eventos de transbordamento”; “Responsabilidades pela operação e manutenção do sistema”; “Como cobrar pelo sistema de captação de tempo seco” (utilização da rede pluvial para escoamento de esgotos); e “Captação de tempo seco: solução complementar ou transitória”.

Miguel Alvarenga salienta que a Abes-Rio tem atuado com dedicação na missão de valorizar e expandir o universo do saneamento e meio ambiente. “Colecionamos milhares de cursos, seminários, simpósios, congressos e outras iniciativas na área. Realizamos, agora, o Sanea-Rio, que nasce com disposição e competência para ser o principal evento de discussão e proposituras para o setor no Estado”. O seminário reunirá grandes nomes do setor e contará com o apoio e patrocínio do Comitê Guandu, Águas do Rio, Grupo Águas do Brasil, Iguá Saneamento, Cedae, Faperj e Firjan.

Dentre as parcerias, destaca-se o fato de o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Guandu estar completando 20 anos no dia 3 de abril. O colegiado, formado por representantes da sociedade civil organizada, dos usuários de água (setor produtivo) e do poder público, é responsável pela gestão participativa e integrada do manancial que abastece cerca de nove milhões de pessoas na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Sua participação no Sanea-Rio é alusiva ao transcurso dessas duas décadas de trabalho.

Serviço: 1º Sanea-Rio — Seminário Estadual de Saneamento e Meio Ambiente

Data: 13 e 14 de abril

Programação: Será anunciada em breve

Tipo de evento: Online e presencial

Local: Sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

Mais informações: acesse o site do evento

 

Matéria anteriorReciclagem de baterias de veículos elétricos pode ser realidade no País em poucos anos
Próxima matériaEvento de negócios recicla plástico e gera renda para coletores

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

11 + 16 =