5 dicas de plataformas para presentes de Natal de produtos mais sustentáveis

5 dicas de plataformas para presentes de Natal de produtos mais sustentáveis

Você, provavelmente, está pensando nas suas compras de Natal, certo?

Acabou a Black Friday e agora quer presentear a família, bem como muitas pessoas que você gosta e convive. Sabemos que existe muita gente desempregada e a pobreza extrema está aumentando cada vez mais. Graças aos apoios governamentais, a não demissão das empresas e às muitas doações este panorama não foi catastrófico.

Mesmo com este cenário, muita gente comprou na Black Friday, no final de novembro, e com a pandemia o mercado on-line teve um grande impulsionamento. Segundo o levantamento da Neotrust/Compre&Confie foram 7,6 milhões de compras on-line neste dia, aumento de 24,7% maior em comparação à Black Friday de 2019.

Mas se você é um destes brasileiros ou brasileiras que buscam o consumo consciente e se sentem representados pela pesquisa McKinsey Brazil 2020 Opportunity Tree, na qual 85% estão melhor comprando produtos mais sustentáveis.

Ou ainda, é igual a geração Z desta mesma pesquisa, que mostrou que 84% parou de comprar de empresas que estão envolvidas em escândalos controversos; então, acompanhe este texto e descubra que existem formas de buscar produtos e serviços que impactam menos o meio ambiente e as pessoas.

Pois é, dá para comprar produtos e serviços para que este seu Natal seja ainda mais consciente no meio desta crise sanitária. Produtos e serviços mais saudáveis, mais inclusivos e mais sustentáveis estão à disposição no mercado. Mas não podemos ser extremistas ou ingênuos achando que todas as empresas agora viraram sustentáveis ou estão totalmente conscientes socioambientalmente. É um processo que está acontecendo, mas ainda lentamente. O desejo é que fosse mais rápido.

Porém, só vai ser mais rápido se nós consumidores começarmos a pesquisar, verificar, divulgar e comprar de empresas que tenham atitudes, processos, produtos e serviços que não impactem nada o meio ambiente e/ou o ser humano. Difícil, não é mesmo? Mas temos o poder de voto de compra. Quando você está escolhendo um produto que tenha alguns atributos mais sustentáveis já é um ótimo começo.

Trocar aquela marca que você viu num escândalo social, de causas da diversidade ou ainda de questões ambientais pode ser um voto alinhado ao que você acredita. Philip Kotler, no seu livro Marketing 3.0, coloca que os valores do consumidor, cada vez mais, terão que combinar com os valores da empresa.

E as empresas já entenderam e estão se adaptando para isso, porém, são poucas que estão conseguindo trazer todo este conceito para os seus produtos e serviços.

Considerando esses princípios, separei alguns locais para você poder escolher uma empresa mais sustentável e conhecer o seu produto e serviço:

Sistema B – Estas empresas passam por um processo de adequação de indicadores que têm a ver com as questões de propósito, impactos socioambientais, governança, entre outros. Para isso existe uma verificação terceirizada para este processo. A maioria são empresas pequenas e médias, e muitas são de business to business (B2B). Mas vale a pena dar uma olhadinha para ver se tem algum produto ou serviço que você está buscando;

Mercado Livre – produtos sustentáveis – Para uma grande empresa desta criar uma aba e uma catalogação para estes tipos de produtos mostra que realmente existe um mercado crescente. Neste site eles dividem em: alimentação saudável; reutilizáveis & zero waste; jardim; beleza; moda; utilidades domésticas; equipamentos; saúde e higiene; e upcycling (produtos reciclados com valor agregado). O site é uma aba deste grande Marketplace, o que facilita para quem já tem conta e cartão de crédito registrado;

Eco Consumo – Este site possui muitos produtos desenvolvidos por várias outras empresas. Na descrição eles colocam que é um Marketplace de empresas sustentáveis que se juntaram para oferecer mais comodidade aos clientes e atender todo Brasil. Também existem temas de limpeza, beleza, saúde, móveis, entre outros;

Change for Good – Nesta plataforma, além de vários conteúdos em forma de podcast e textos muito interessantes sobre a temática de sustentabilidade, valores e histórias de pessoas, existe uma curadoria de produtos e serviços com valores. Para quem gosta de dicas com explicações rápidas dos produtos, serviços e das empresas existem catálogos especiais de dia das mães, dia dos namorados e Natal;

Mappei 1VSP – Este site possui todos os materiais para se ter uma vida sem plástico e sem desperdício. Mais do que isso as empreendedoras possuem uma loja física, a primeira do Brasil Zero Waste (desperdício zero), na cidade de São Paulo, que dá para conhecer os produtos fisicamente e ter indicações personalizadas para que seus dias sejam mais sustentáveis.

Todos estes sites são apenas um pedaço deste mercado em evolução. Nestes últimos anos, tive vários alunos e alunas da faculdade fazendo seus TCCs e MVPs de plataformas on-lines específicas para roupas, beleza, saúde, entre outras. Ou seja, lojas virtuais para quem gosta da temática e quer mudar o seu estilo de vida.

O ponto que sempre coloco é que esta curadoria tem que ser muito rigorosa, pois em um dia ou outro o fornecedor ou a empresa que está no seu Marketplace pode aparecer nas mídias física ou sociais com um problema ou crise social ou ambiental, então, a credibilidade do site está acabada.

Mas para você, consumidor que busca uma vida mais sustentável, já é um super começo navegar nestas plataformas e ir atrás deste seu produto ou serviço mais sustentável. Pesquise sempre e compre de empresas mais sustentáveis! Bom Natal com menos impacto social e ambiental!

Fonte:
https://ciclovivo.com.br/planeta/desenvolvimento/5-sites-para-presentes-de-natal-mais-sustentaveis/
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 + 17 =

Go to Top