Promovido pelo Instituto ClimaInfo no dia 30/11, às 11h, a discussão será sobre o potencial de uma rede integrada de energias renováveis entre Argentina, Brasil e Chile

Entre os resultados obtidos com o estudo coordenado pelo ClimaInfo estão os benefícios potenciais para o setor elétrico de uma integração energética renovável nos três países, indicando possibilidades de complementaridade horária e sazonal entre as fontes. A pesquisa identificou ainda a transição para uma matriz elétrica de emissão zero como um fator de desenvolvimento social, ambiental e econômico.

“A geração de eletricidade na América do Sul emite menos gases de efeito estufa do que a média mundial”, explica o pesquisador do ClimaInfo Shigueo Watanabe Jr, que coordenou o projeto e será mediador do webinar. “A visão de uma rede integrada de renováveis pode ser o suficiente para esses países dispensarem a geração a combustíveis fósseis.”

Canecas Personalizadas
Palestrante e uma das autoras do trabalho:

Margareth de Cássia Oliveira Pavan – Doutora em Energia pelo Instituto de Energia Ambiente (IEE/USP) e Mestre em Ciências da Engenharia Ambiental (EESC/USP) com bacharelado em Química (Atribuições Tecnológicas) pela Universidade de São Paulo.

Debatedores:

Dr. Victorio Oxilia Doutor em Energia pelo Instituto de Energia Ambiente (IEE/USP). Foi Secretário Executivo da Organização Latino-Americana de Energia, OLADE; e ocupou cargos executivos de alto escalão no governo paraguaio, tanto no Vice-Ministério de Minas e Energia, quanto no Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia – CONACYT. Atualmente é Professor e Diretor de Pesquisa da Faculdade Politécnica da Universidade Nacional de Assunção; e Sócio Fundador e Diretor da Associação de Profissionais de Estratégias Energéticas para o Desenvolvimento Sustentável (ESENERG),

Thauan Santos Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Estudos Marítimos da Escola de Guerra Naval (PPGEM/EGN). É líder do Grupo Economia do Mar (GEM/EGN-FURG), primeiro e único grupo de pesquisa no tema do Brasil, e pesquisador do Consejo Latino-Americano de Ciencias Sociales (CLACSO) e do Laboratório de Simulações e Cenários (LSC/EGN). É doutor em Planejamento Energético (Engenharia de Produção) pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (PPE/COPPE/UFRJ), mestre em Relações Internacionais (IRI/PUC-Rio) e bacharel em Ciências Econômicas (IE/UFRJ).

Rodolfo Gomes Diretor executivo do International Energy Initiative – IEI Brasil, ONG que atua desde 1992 no Brasil na produção de pesquisas e informações sobre energia. É engenheiro, mestre em Planejamento de Sistemas Energéticos. Atua no terceiro setor, com experiência na área de política energética, fontes renováveis de energia e eficiência energética. Trabalhou como consultor para a Sweco Groner e KanEnergi (Oslo, Noruega), representando o IEI Brasil.

Serviço:

Webinar “Integração Sul-Americana de Fontes Renováveis de Energia Elétrica”

Onde: transmissão ao vivo no canal do ClimaInfo no Youtube .

Data: 30 de novembro, às 11h

Matéria anteriorO uso de plástico virgem por grandes marcas deve diminuir quase 20%, de acordo relatório
Próxima matériaSegunda edição de evento discutirá inovação, sustentabilidade e inclusão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

2 × dois =