A Green Software Foundation (GSF) lançou a versão alfa do Software Carbon Intensity (SCI) Specification, um mecanismo de pontuação para sistemas de software baseado nas emissões de carbono que eles produzem. Como membro do GSF, a Globant ajudou a tornar essa solução uma realidade e temos orgulho de ser um de seus primeiros usuários.

Em julho de 2021, a fim de continuar entrando no universo da computação verde, ou Green IT, a Globant se juntou à Green Software Foundation, uma instituição que reúne organizações de todo o mundo comprometidas em projetar as melhores práticas para desenvolver um software sustentável e reduzir a pegada de carbono. A GSF está construindo um ecossistema de pessoas, padrões, ferramentas e melhores práticas orientado para a tecnologia de desenvolvimento de software. As empresas que fazem parte da organização compartilham o desejo e a necessidade de colaborar com todos os setores para o enfrentamento das mudanças climáticas.

Canecas Personalizadas

O que é SCI e quais são seus benefícios?

O mecanismo de Software Carbon Intensity Specification, ou SCI, funciona como um guia para reduzir a pegada de carbono total do software. Em vez de criar uma metodologia para calcular a pegada de carbono total de um sistema de software, este mecanismo fornece informações sobre como as empresas podem reduzir sua própria pegada. Não é uma solução abrangente, mas sim que determina as taxas de emissões de carbono de diferentes sistemas de software e funciona como um guia para garantir que as empresas estejam no caminho certo.

“Atualmente, os dois maiores desafios que enfrentamos em torno do software verde são, em primeiro lugar, chegar a um acordo sobre a metodologia e o corpo de conhecimento (o ‘o quê’) e, em segundo lugar, na criação das ferramentas necessárias para medir o impacto energético do software (o ‘como ‘)”, explica Santiago Fontanarrosa, VP de Tecnologia do Estúdio de Negócios Sustentáveis ​​da Globant.

O mecanismo SCI permite-nos enfrentar o primeiro desafio e não há dúvida de que também irá acelerar o desenvolvimento do segundo. “Acreditamos que o software deve ser parte da solução para o problema climático, pois nos permitirá acelerar os planos para reduzir exponencialmente a nossa pegada de carbono e atingir os objetivos para 2030”.

Gerar um impacto imediato e real

A taxa de Software Carbon Intensity pode ser calculada para qualquer tipo de aplicativo, incluindo jogos de console, aplicativos em nuvem, aplicativos móveis e da web e dispositivos IoT. O mecanismo pode nos ajudar a determinar a taxa de um grande aplicativo corporativo distribuído com uma equipe dedicada ou de uma biblioteca compartilhada e de código-fonte aberto.

Matéria anteriorLevantamento aponta que 83% dos entrevistados pretendem se deslocar mais de bike em 2022
Próxima matériaMuseu da Energia de Salesópolis recebe exposição sobre o clima

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

vinte + 18 =