O Instituto de Engenharia realiza nos dias 26, 27 e 28 de outubro o simpósio internacional sobre inovação e sustentabilidade na Amazônia: Uma Amazônia Inovadora e Sustentável (SIPAIS), realizado de modo online, respeitando as normas de prevenção à covid-19.

Entre os temas abordados estão: a ‘Revolução ESG – Sustentabilidade pela Engenharia e Tecnologia, entre vários painéis e debates previstos com objetivo de sensibilizar sobre a importância de uma cooperação internacional, dos mais diversos ecossistemas, para desenvolver e escalar ações sinérgicas e sustentáveis com países da Amazônia. Desse modo, promover a verdadeira revolução ESG através da engenharia.

Canecas Personalizadas

Logo na abertura, no dia 26, terá a participação do general Hamilton Mourão, vice-presidente da República e presidente do Conselho Nacional da Amazônia Legal.

Estarão também presentes o senador Nelson Trad, presidente do Parlamento Amazônico, Alexandra Moreira López, secretária-geral da Organização do Tratado de Cooperação da Amazônia (OTCA), almirante Alípio Jorge do Comando da Marinha do Brasil, e representantes das embaixadas de países que compõem o bioma da região amazônica.

Objetivos

O simpósio também promoverá iniciativas e projetos nas áreas de infraestrutura, energia e logística, educação e pesquisa, com foco no crescimento econômico sustentável da região amazônica.

Os debates devem trazer oportunidades do uso de fontes públicas e privadas para o financiamento da infraestrutura, mensuração do ESG, bem como motivações sociais em segurança, qualidade de vida, o ecossistema econômico, industrial e tecnológico, segurança jurídica e operacional de empreendimentos naquela região.

Por isso, dentre os convidados a participar das discussões estão representantes de governos, entidades internacionais, empresas, academias, centros de pesquisa, ONGs, engenheiros e profissionais ligados às questões de inovação e sustentabilidade.

Propostas reais

Ao final, o Sipais consolidará uma síntese, sugestões e transcrição dos painéis realizados nos três dias de simpósio do Instituto de Engenharia e as contribuições voltadas para um desenvolvimento sustentável da Amazônia.

O resultado desse trabalho será encaminhado ao Conselho da Amazônia Legal, ao Parlamento Amazônico, à OTCA, autoridades, embaixadas, setor financeiro e para toda a sociedade civil.

Como se inscrever?

A inscrição ao Sipais será feita no site do Instituto de Engenharia. Clique aqui para acessar. O inscrito receberá um link em seu e-mail e terá acesso às transmissões por plataforma eletrônica webinar.

Confira a programação

26 de outubro

13h30 – Abertura

15h30 – Projeto Amazônia e bioeconomia sustentada em CT&I

16h15 – Inclusão geodigital da gestão produtiva – práticas ESG com tecnologia aplicada

18h – Oportunidades para a melhoria da infraestrutura em segurança, logística, energia e telecomunicações

27 de outubro

13h30 – Comunidade integrada e participativa – cooperativa e agropecuária familiar

16h – Educação, pesquisa aplicada e desenvolvimento tecnológico – intercâmbio e potencial da sociedade amazônica

18h – Desenvolvimento social, econômico, turístico e cultural

28 de outubro

9h30 – Ecossistema revolução ESG

13h30 – Desafios da logística para o desenvolvimento da bioeconomia e da bioengenharia na Amazônia

16h – Estabelecimento de critérios ambientais, sociais e de gerenciamento para uma Amazônia sustentável

18h – Bacia Amazônica como um vetor de integração econômica

29 de novembro

17h – Entrega do caderno de conclusão dos painéis debatidos com as oportunidades de ações para a Amazônia

 

Matéria anterior1º Laboratório de Economia Circular do país é anunciado em Fernando de Noronha
Próxima matériaONU lança vídeo-conceito da campanha Nós>>o movimento

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

14 − 7 =