A marca Youcom iniciou o “Jeans for Change” em 2014 e torna agora o serviço contínuo para o público

Sabe aquele jeans que está parado no seu armário há anos e você não sabe direito como se desfazer dele corretamente? A Youcom, marca de moda com lifestyle jovem da Lojas Renner S.A, passará a receber essas peças em todas as suas lojas físicas espalhadas pelo Brasil, e de forma permanente.

Mediante o descarte voluntário dos jeans pelos clientes, a marca vai transformá-los em novos produtos, aumentando a sua vida útil, bem como evitando o descarte de lixo e resíduos ao meio ambiente, reduzindo as emissões de carbono e o consumo de água.

Canecas Personalizadas

A iniciativa, que teve início em 2014, é baseada no conceito de circularidade. Denominado “Jeans for Change”, o projeto evoluiu em 2021 e, a partir de agora, passa a ter um caráter de serviço contínuo para os clientes. Um dos resultados mais significativos do “Jeans for Change” foi a primeira calça circular de pós-consumo do Brasil, lançada pela Youcom em 2020, e produzida a partir de 900kg de jeans arrecadados em anos anteriores.

De acordo com o diretor da Youcom, Claudio Barone, esta ação faz parte do YC Change, selo de moda responsável da Youcom, que comporta todas as ações de sustentabilidade da marca, em consonância aos movimentos de moda responsável e valores da Lojas Renner S.A. “Para a Youcom, a sustentabilidade sempre foi um tema importante. Ao longo desses oito anos de operação da marca construímos diversas iniciativas e agora estamos dando mais um passo, estabelecendo o ’Jeans for Change’ como uma ação contínua e implementando o conceito de circularidade em nossos produtos”, destaca Barone.

Jeans Reciclado

A logística do “Jeans For Change” é fundamentada em utilizar os tecidos das roupas descartadas e transformá-los em novas peças. Para participar, basta levar uma peça jeans usada em qualquer loja da Youcom, em todo o país. Vale lembrar que não precisam ser apenas calças, mas, qualquer tipo de jeans ou marca.

A transformação do tecido se dá por meio da descaracterização do produto, desfibragem e transformação em novo fio. Esse processo resulta num impacto ambiental positivo, com potencial de redução de 43,75% em consumo de água e 36,72% nas emissões de CO2 na produção de peças novas, deixando ainda de gerar resíduos ao meio ambiente.

No final, o jeans usado ocupa o lugar de matéria-prima numa cadeia de ações do universo fashion que combina circularidade e mudança social.

Matéria anteriorSalto (SP) recebe 11 ecopontos para coleta de eletroeletrônicos e eletrodomésticos
Próxima matériaFabricante de telhas sustentáveis retira mais de 500 toneladas de resíduos do meio ambiente

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

cinco × um =