A Rede coloca em prática uma série de iniciativas para engajar os 17 ambiciosos ODS. Companhias assumem compromissos durante evento

A sustentabilidade no seu sentido mais amplo, envolvendo Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção, é hoje um ativo para o setor empresarial. Com este viés, a Rede Brasil do Pacto Global, terceira maior rede da iniciativa no mundo, com mais de 1300 membros, está desenvolvendo uma série de iniciativas para engajar, cada vez mais, entes corporativos a atingir os Objetivos. Com estas ações, já é possível traçar resultados. O “Ambição pelos ODS” (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) é a jornada em sustentabilidade do Pacto Global, que desafia e apoia as empresas a aumentarem o nível de ambição para o alcance dos objetivos. Trata-se de um programa global, que foi executado simultaneamente em 30 países, de janeiro a julho de 2021. No Brasil, o Programa foi executado com o apoio da Falconi e, globalmente, com o apoio da Accenture e SAP.

“Os 17 ODS são desafiadores, sem dúvidas, mas possíveis e essenciais. Devem estar entre as prioridades do setor empresarial. Só assim conseguiremos avançar em questões fundamentais para a sociedade. No Brasil, o crescente número de signatários do Pacto Global da ONU mostra a maturidade de boa parte dos meios produtivos para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, ressalta Carlo Pereira, diretor-executivo da Rede Brasil do Pacto Global.

Canecas Personalizadas

Nesta quinta-feira (12/08), um evento reúne presidentes de algumas das maiores companhias do Brasil, que participaram da 1ª edição do Ambição pelos ODS, e que vão assumir publicamente novos compromissos. O “Encontro com CEOs: Ambição pelos ODS para a Década de Ação” tem o objetivo de engajar os mais altos líderes, além de reforçar a importância de se estabelecer metas ambiciosas para o alcance dos objetivos globais. Entre as empresas participantes estão: Afya Educacional, Iguá Saneamento, Enel Brasil, SPIC Brasil, COPASA, Banco Tribanco, Special Dog Company, BRK Ambiental. A Iguá Saneamento assume o ODS 13, redução de Emissões de forma baseada na ciência e alinhada a uma trajetória de 1.5°C; a COPASA, o ODS 6, impacto líquido positivo na água; a Special Dog Company, o ODS 5, 50% de mulheres nos cargos de alta liderança até 2030; Enel Brasil, o ODS 13, redução de emissões de forma baseada na ciência e alinhada a uma trajetória de 1.5°C; a BRK Ambiental assume compromisso de garantir 40% de mulheres em cargos de alta liderança até 2024, alinhado ao ODS 5.

Virgílio Gibbon, CEO da Afya Educacional, destaca a jornada de sustentabilidade da companhia. “A Afya vem acelerando sua jornada em Sustentabilidade com metas de curto, médio e longo prazo para questões Ambientais, Sociais e de Governança (ESG). Temos feito vários avanços, como a criação do Comitê de Gente & ESG; a divulgação trimestral de indicadores ESG ao mercado; além de uma aproximação crescente com o Pacto Global, do qual nos tornamos signatários em 2020, e com a Agenda 2030, que deriva nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Após fazer parte do ‘Ambição pelos ODS’, a Afya sai muito energizada, buscando metas ambiciosas e compromissos públicos para o alcance dos ODS.” A Afya passa a assumir o ODS 5: 50% de mulheres nos cargos gerenciais até 2030.

“Ao decidirmos adotar a Agenda Global da ONU e nos comprometermos com os objetivos do desenvolvimento sustentável, alinhamos os nossos esforços com o de várias empresas privadas que também contribuem com a sustentabilidade ambiental, social de governança.” disse Ricardo Batista CEO do Tribanco. O executivo do setor financeiro ainda enfatizou. “É de extrema importância reunir diversos players do mercado para debater assuntos tão relevantes para o mundo. A pauta da equidade de gênero é umas das iniciativas do DiversiTri, Programa de Diversidade do Tribanco”, reforçou Ricardo Batista. O Tribanco também assume o compromisso alinhado ao ODS 5.

Alinhada com ações sustentáveis que fortalecem a governança ESG, a SPIC Brasil, uma das participantes do Fórum, firmou um compromisso com o ODS 16, a fim de ser protagonista em sua cadeia de valor, que enfatiza princípios éticos e de integridade em todas as suas relações. “A SPIC Brasil tem como compromisso auxiliar na construção de uma sociedade íntegra e saudável, por meio de estratégias que destacam as melhores práticas globais e os princípios éticos. Procuramos identificar modelos de negócios sustentáveis que ofereçam uma atuação transparente em todas as relações da empresa”, Adriana Waltrick, CEO da SPIC Brasil.

O evento será transmitido ao vivo no seguinte endereço eletrônico https://www.youtube.com/channel/UCuAgAFLt-TKdV2s0BX3zGLA/live. Para conhecer os compromissos assumidos por cada empresa no “Encontro com CEOs: Ambição pelos ODS para a Década de Ação” acesse https://www.pactoglobal.org.br/pg/ambicao-pelos-ods em “Veja como foi a primeira edição.

O chamamento do Pacto Global da ONU para as empresas brasileiras pelos ODS irá para além de eventos com executivos e seus representantes. A AlmapBBDO desenvolveu a campanha “Processo Seletivo Real” com o objetivo de promover os pilares do programa que seguem os dez princípios universais das áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção.

A campanha que contempla filme de 50 segundos, mostra um processo seletivo inverso, onde a consumidora assume o papel da candidata para a vaga, e passa a fazer questionamentos sobre as empresas para os profissionais de Recursos Humanos. Durante a entrevista, a protagonista faz diversas perguntas, como: “Quais são os pontos fortes e fracos da empresa em relação ao meio ambiente?”; “Como a empresa combate qualquer tipo de assédio e abuso de poder?”; e “Vocês investem em equidade de gênero nos cargos de liderança?”. O intuito é questionar as metas e os compromissos das companhias que atendem os objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS).

Matéria anteriorProjeto de inclusão com Menino Maluquinho é tema no Festival Conhecendo Os ODS Digital
Próxima matériaStartup brasileira de educação lança seu primeiro Relatório ESG

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

20 + dezesseis =