A Rede coloca em prática uma série de iniciativas para engajar os 17 ambiciosos ODS. Companhias assumem compromissos durante evento

A sustentabilidade no seu sentido mais amplo, envolvendo Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção, é hoje um ativo para o setor empresarial. Com este viés, a Rede Brasil do Pacto Global, terceira maior rede da iniciativa no mundo, com mais de 1300 membros, está desenvolvendo uma série de iniciativas para engajar, cada vez mais, entes corporativos a atingir os Objetivos. Com estas ações, já é possível traçar resultados. O “Ambição pelos ODS” (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) é a jornada em sustentabilidade do Pacto Global, que desafia e apoia as empresas a aumentarem o nível de ambição para o alcance dos objetivos. Trata-se de um programa global, que foi executado simultaneamente em 30 países, de janeiro a julho de 2021. No Brasil, o Programa foi executado com o apoio da Falconi e, globalmente, com o apoio da Accenture e SAP.

“Os 17 ODS são desafiadores, sem dúvidas, mas possíveis e essenciais. Devem estar entre as prioridades do setor empresarial. Só assim conseguiremos avançar em questões fundamentais para a sociedade. No Brasil, o crescente número de signatários do Pacto Global da ONU mostra a maturidade de boa parte dos meios produtivos para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, ressalta Carlo Pereira, diretor-executivo da Rede Brasil do Pacto Global.

Nesta quinta-feira (12/08), um evento reúne presidentes de algumas das maiores companhias do Brasil, que participaram da 1ª edição do Ambição pelos ODS, e que vão assumir publicamente novos compromissos. O “Encontro com CEOs: Ambição pelos ODS para a Década de Ação” tem o objetivo de engajar os mais altos líderes, além de reforçar a importância de se estabelecer metas ambiciosas para o alcance dos objetivos globais. Entre as empresas participantes estão: Afya Educacional, Iguá Saneamento, Enel Brasil, SPIC Brasil, COPASA, Banco Tribanco, Special Dog Company, BRK Ambiental. A Iguá Saneamento assume o ODS 13, redução de Emissões de forma baseada na ciência e alinhada a uma trajetória de 1.5°C; a COPASA, o ODS 6, impacto líquido positivo na água; a Special Dog Company, o ODS 5, 50% de mulheres nos cargos de alta liderança até 2030; Enel Brasil, o ODS 13, redução de emissões de forma baseada na ciência e alinhada a uma trajetória de 1.5°C; a BRK Ambiental assume compromisso de garantir 40% de mulheres em cargos de alta liderança até 2024, alinhado ao ODS 5.

Virgílio Gibbon, CEO da Afya Educacional, destaca a jornada de sustentabilidade da companhia. “A Afya vem acelerando sua jornada em Sustentabilidade com metas de curto, médio e longo prazo para questões Ambientais, Sociais e de Governança (ESG). Temos feito vários avanços, como a criação do Comitê de Gente & ESG; a divulgação trimestral de indicadores ESG ao mercado; além de uma aproximação crescente com o Pacto Global, do qual nos tornamos signatários em 2020, e com a Agenda 2030, que deriva nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Após fazer parte do ‘Ambição pelos ODS’, a Afya sai muito energizada, buscando metas ambiciosas e compromissos públicos para o alcance dos ODS.” A Afya passa a assumir o ODS 5: 50% de mulheres nos cargos gerenciais até 2030.

“Ao decidirmos adotar a Agenda Global da ONU e nos comprometermos com os objetivos do desenvolvimento sustentável, alinhamos os nossos esforços com o de várias empresas privadas que também contribuem com a sustentabilidade ambiental, social de governança.” disse Ricardo Batista CEO do Tribanco. O executivo do setor financeiro ainda enfatizou. “É de extrema importância reunir diversos players do mercado para debater assuntos tão relevantes para o mundo. A pauta da equidade de gênero é umas das iniciativas do DiversiTri, Programa de Diversidade do Tribanco”, reforçou Ricardo Batista. O Tribanco também assume o compromisso alinhado ao ODS 5.

Alinhada com ações sustentáveis que fortalecem a governança ESG, a SPIC Brasil, uma das participantes do Fórum, firmou um compromisso com o ODS 16, a fim de ser protagonista em sua cadeia de valor, que enfatiza princípios éticos e de integridade em todas as suas relações. “A SPIC Brasil tem como compromisso auxiliar na construção de uma sociedade íntegra e saudável, por meio de estratégias que destacam as melhores práticas globais e os princípios éticos. Procuramos identificar modelos de negócios sustentáveis que ofereçam uma atuação transparente em todas as relações da empresa”, Adriana Waltrick, CEO da SPIC Brasil.

O evento será transmitido ao vivo no seguinte endereço eletrônico https://www.youtube.com/channel/UCuAgAFLt-TKdV2s0BX3zGLA/live. Para conhecer os compromissos assumidos por cada empresa no “Encontro com CEOs: Ambição pelos ODS para a Década de Ação” acesse https://www.pactoglobal.org.br/pg/ambicao-pelos-ods em “Veja como foi a primeira edição.

O chamamento do Pacto Global da ONU para as empresas brasileiras pelos ODS irá para além de eventos com executivos e seus representantes. A AlmapBBDO desenvolveu a campanha “Processo Seletivo Real” com o objetivo de promover os pilares do programa que seguem os dez princípios universais das áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção.

A campanha que contempla filme de 50 segundos, mostra um processo seletivo inverso, onde a consumidora assume o papel da candidata para a vaga, e passa a fazer questionamentos sobre as empresas para os profissionais de Recursos Humanos. Durante a entrevista, a protagonista faz diversas perguntas, como: “Quais são os pontos fortes e fracos da empresa em relação ao meio ambiente?”; “Como a empresa combate qualquer tipo de assédio e abuso de poder?”; e “Vocês investem em equidade de gênero nos cargos de liderança?”. O intuito é questionar as metas e os compromissos das companhias que atendem os objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS).

Previous articleProjeto de inclusão com Menino Maluquinho é tema no Festival Conhecendo Os ODS Digital
Next articleStartup brasileira de educação lança seu primeiro Relatório ESG

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

sete − 6 =