ModaComVerso busca impulsionar indústria de vestuário em prol de uma cadeia ética, humana e transparente, além de informar, engajar e conscientizar o consumidor e a sociedade

A Arezzo&Co, grupo que reúne as marcas Arezzo, Schutz, Anacapri, Alexandre Birman, Fiever, Alme, Vans, BAW e My Shoes, além do marketplace ZZ Mall, da Troc e AR&Co, braço de vestuário e lifestyle com as marcas da Reserva, anuncia sua adesão ao ModaComVerso, movimento inédito no universo da moda brasileira que une grandes empresas do varejo, da indústria têxtil e de confecção em prol de uma cadeia ética, humana e transparente.

A iniciativa tem como objetivo estimular uma moda socialmente responsável buscando impulsionar as boas práticas trabalhistas em todos os elos da cadeia do setor e conscientizar o consumidor sobre o seu papel. A união de grandes empresas do varejo em torno da causa faz do Movimento uma iniciativa inédita no universo da moda brasileira.

Canecas Personalizadas

Arezzo&Co já vem trabalhando nesse sentido e estabeleceu sua estratégia de sustentabilidade com metas até 2024, abordando a rastreabilidade e transparência em sua cadeia de fornecimento, desenvolvimento de produtos com materiais mais sustentáveis, certificações para materiais e processos, e ainda um compromisso de neutralização das emissões de gases de efeito estufa (GEE), além da constante evolução da companhia na relação com seus colaboradores e parceiros.

Rony Meisler, CEO da AR&Co – braço de lifestyle e vestuário da Arezzo&CO -, explica que a Arezzo&Co tem muita clareza da importância da cadeia de fornecimento em sua jornada de sustentabilidade e por isso tem trabalhado com muita energia no desenvolvimento de seus parceiros fornecedores com um cronograma intenso de auditorias e certificações. “O nosso objetivo com a adesão ao ModaComVerso é engajar não apenas nossos clientes, mas todo o setor na construção de uma cadeia de moda com mais responsabilidade socioambiental”, diz.

A companhia já conta com o selo Eco friendly, por ter neutralizado as emissões das operações próprias de 2019 e 2020, além de ter obtido a certificação Great Place to Work, por sua constante evolução na relação com seus colaboradores como uma das Melhores Empresas Para Trabalhar.

A economia circular também é uma ferramenta importante na transformação da Arezzo&Co, que além da plataforma digital de second hand TROC, lançou recentemente o sistema de camiseta por assinatura da marca Reserva, reconhecida por ser a maior marca certificada da América Latina pelo Sistema B, movimento global que avalia as melhores práticas das empresas e seu compromisso com o desenvolvimento sustentável.

O Movimento ModaComVerso é um esforço setorial, liderado pela ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil) – entidade que representa o varejo de moda nacional desde 1999, e desenvolveu em 2010 um Programa de auditoria abrangente com o intuito de monitorar os diversos elos da cadeia de fornecimento, reconhecer as boas práticas, alertar sobre os problemas e focar nas soluções – a ação é um marco no monitoramento da cadeia produtiva na moda brasileira em prol do desenvolvimento da responsabilidade social no setor.

O Movimento chancela o Programa ABVTEX e pretende dar luz aos esforços já empreendidos pelos varejistas signatários. Além da Arezzo&Co, companhias como C&A, Calvin Klein, Carrefour, Dafiti Group, Extra, Loungerie, Marisa, Pernambucanas, Renner, Reserva, Restoque e Riachuelo, aderiram ao Movimento e, desde a data do lançamento, estão “vestidas” com a logomarca do ModaComVerso em suas comunicações.

“O Movimento é uma iniciativa de responsabilidade social compartilhada, em que nós, como associação setorial, impulsionamos o desenvolvimento responsável da cadeia de valor e a aplicação das regras de compliance junto aos varejistas e seus fornecedores nacionais e subcontratados, os monitorando com o propósito de ter uma cadeia totalmente comprometida com as boas práticas socioambientais e cumprimento da legislação”, afirma Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX. “Buscamos também conscientizar o consumidor sobre seu papel na promoção de uma moda socialmente responsável”, completa o executivo.

De 2010 a 2020, foram realizadas 42.930 auditorias sendo 3.526 empresas aprovadas, em 615 municípios de 19 estados brasileiros, beneficiando a mais de 352 mil trabalhadores diretos na produção, com seus direitos garantidos e atuando em condições de saúde e segurança adequadas.

O ModaComVerso pretende engajar mais empresas e desenvolver maior diálogo com a cadeia de fornecimento assim como com toda a sociedade. Empresas varejistas interessadas em participar devem ser associadas à ABVTEX e participar do Programa ABVTEX. Também devem garantir que 100% de seus fornecedores nacionais sejam aprovados pelo Programa da entidade.

 

Matéria anteriorMercado Pago mobiliza doações para UNICEF levar água, saneamento e itens de higiene a escolas públicas no Brasil
Próxima matériaNova área de reintrodução de animais silvestres será construída no Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

14 + oito =