ModaComVerso busca impulsionar indústria de vestuário em prol de uma cadeia ética, humana e transparente, além de informar, engajar e conscientizar o consumidor e a sociedade

A Arezzo&Co, grupo que reúne as marcas Arezzo, Schutz, Anacapri, Alexandre Birman, Fiever, Alme, Vans, BAW e My Shoes, além do marketplace ZZ Mall, da Troc e AR&Co, braço de vestuário e lifestyle com as marcas da Reserva, anuncia sua adesão ao ModaComVerso, movimento inédito no universo da moda brasileira que une grandes empresas do varejo, da indústria têxtil e de confecção em prol de uma cadeia ética, humana e transparente.

A iniciativa tem como objetivo estimular uma moda socialmente responsável buscando impulsionar as boas práticas trabalhistas em todos os elos da cadeia do setor e conscientizar o consumidor sobre o seu papel. A união de grandes empresas do varejo em torno da causa faz do Movimento uma iniciativa inédita no universo da moda brasileira.

Arezzo&Co já vem trabalhando nesse sentido e estabeleceu sua estratégia de sustentabilidade com metas até 2024, abordando a rastreabilidade e transparência em sua cadeia de fornecimento, desenvolvimento de produtos com materiais mais sustentáveis, certificações para materiais e processos, e ainda um compromisso de neutralização das emissões de gases de efeito estufa (GEE), além da constante evolução da companhia na relação com seus colaboradores e parceiros.

Rony Meisler, CEO da AR&Co – braço de lifestyle e vestuário da Arezzo&CO -, explica que a Arezzo&Co tem muita clareza da importância da cadeia de fornecimento em sua jornada de sustentabilidade e por isso tem trabalhado com muita energia no desenvolvimento de seus parceiros fornecedores com um cronograma intenso de auditorias e certificações. “O nosso objetivo com a adesão ao ModaComVerso é engajar não apenas nossos clientes, mas todo o setor na construção de uma cadeia de moda com mais responsabilidade socioambiental”, diz.

A companhia já conta com o selo Eco friendly, por ter neutralizado as emissões das operações próprias de 2019 e 2020, além de ter obtido a certificação Great Place to Work, por sua constante evolução na relação com seus colaboradores como uma das Melhores Empresas Para Trabalhar.

A economia circular também é uma ferramenta importante na transformação da Arezzo&Co, que além da plataforma digital de second hand TROC, lançou recentemente o sistema de camiseta por assinatura da marca Reserva, reconhecida por ser a maior marca certificada da América Latina pelo Sistema B, movimento global que avalia as melhores práticas das empresas e seu compromisso com o desenvolvimento sustentável.

O Movimento ModaComVerso é um esforço setorial, liderado pela ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil) – entidade que representa o varejo de moda nacional desde 1999, e desenvolveu em 2010 um Programa de auditoria abrangente com o intuito de monitorar os diversos elos da cadeia de fornecimento, reconhecer as boas práticas, alertar sobre os problemas e focar nas soluções – a ação é um marco no monitoramento da cadeia produtiva na moda brasileira em prol do desenvolvimento da responsabilidade social no setor.

O Movimento chancela o Programa ABVTEX e pretende dar luz aos esforços já empreendidos pelos varejistas signatários. Além da Arezzo&Co, companhias como C&A, Calvin Klein, Carrefour, Dafiti Group, Extra, Loungerie, Marisa, Pernambucanas, Renner, Reserva, Restoque e Riachuelo, aderiram ao Movimento e, desde a data do lançamento, estão “vestidas” com a logomarca do ModaComVerso em suas comunicações.

“O Movimento é uma iniciativa de responsabilidade social compartilhada, em que nós, como associação setorial, impulsionamos o desenvolvimento responsável da cadeia de valor e a aplicação das regras de compliance junto aos varejistas e seus fornecedores nacionais e subcontratados, os monitorando com o propósito de ter uma cadeia totalmente comprometida com as boas práticas socioambientais e cumprimento da legislação”, afirma Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX. “Buscamos também conscientizar o consumidor sobre seu papel na promoção de uma moda socialmente responsável”, completa o executivo.

De 2010 a 2020, foram realizadas 42.930 auditorias sendo 3.526 empresas aprovadas, em 615 municípios de 19 estados brasileiros, beneficiando a mais de 352 mil trabalhadores diretos na produção, com seus direitos garantidos e atuando em condições de saúde e segurança adequadas.

O ModaComVerso pretende engajar mais empresas e desenvolver maior diálogo com a cadeia de fornecimento assim como com toda a sociedade. Empresas varejistas interessadas em participar devem ser associadas à ABVTEX e participar do Programa ABVTEX. Também devem garantir que 100% de seus fornecedores nacionais sejam aprovados pelo Programa da entidade.

 

Previous articleMercado Pago mobiliza doações para UNICEF levar água, saneamento e itens de higiene a escolas públicas no Brasil
Next articleNova área de reintrodução de animais silvestres será construída no Brasil

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

treze − 1 =