A Instituição terá 35 dias para atingir sua primeira meta e conseguir dobrar o valor arrecadado com o apoio do fundo Todo Cuidado Conta

A ONG Médicos do Mundo, que realiza ações de atendimento médico e consultas veterinárias a pessoas em situação de rua e vulnerabilidade, foi contemplada, no estado de São Paulo, pelo fundo Todo Cuidado Conta. Trata-se de uma campanha de matchfunding, de financiamento coletivo. A vaquinha online teve início em 9 de agosto e vai até 13 de setembro.

A campanha tem como objetivo levantar fundos para compra de insumos médicos que, durante a pandemia da covid-19, tiveram aumento de preços consideráveis e, para dar continuidade ao projeto que acredita que todo cidadão tem direito ao cuidado da saúde física e mental.

Canecas Personalizadas

A captação funcionará da seguinte maneira: a cada quantia arrecadada o fundo dobra o valor (por isso matchfunding). Por exemplo, a doação é de R$ 10,00, o Todo Cuidado Conta investe mais R$ 10,00. Desta maneira, a ONG poderá efetivar a compra de mais insumos médicos, que é seu principal objetivo.

“É tudo ou nada, ou seja, para conseguirmos receber o dinheiro arrecadado precisamos atingir 100% ou mais que a meta estipulada na campanha. Por isso, cada real conta para que as ações continuem ativas, levando cuidado, atenção, orientação, atendimento e carinho às pessoas necessitadas”, afirma a vice-presidente da ONG Edmara Martins.

De acordo com o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), com a pandemia da covid-19, o número de pessoas em situação de rua saltou de 100 mil, em outubro de 2020, para mais de 220 mil em 2021 no Brasil. Números que acentuam ainda mais a desigualdade social.

Em meio ao atual cenário de crise sanitária, a ONG precisou reestruturar o modelo de suas ações nas ruas, diminuindo o número de voluntários atuantes e reforçando as medidas de segurança com os EPIs. Este novo modelo de atuação foi chamado de Força Tarefa.

A Força Tarefa é baseada em um tripé: doação de alimentos, material de higiene pessoal e prover saúde para as pessoas que os procuram, que são as principais necessidades da população em situação de rua.

O fundo Todo Cuidado Conta será a aposta da ONG na luta para levar cada vez mais atendimento a quem precisa. “Ninguém faz nada sozinho! Precisamos de mãos solidárias para levar nosso trabalho a mais pessoas.” Evelyn Feitoza, presidente da Médicos do Mundo.

Criada em 2015, pelo neurologista e professor universitário Mário Guimarães, a Médicos do Mundo tem como pilares: acolher, cuidar, educar e orientar, buscando fomentar a solidariedade por meio da rede de voluntários, integrada por alunos e profissionais da saúde de diversas especialidades, leva assistência a pessoas em situação de rua e vulnerabilidade.

Os atendimentos médicos englobam consultas, testes rápidos para ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), curativos, além de tratamento imediato com medicamentos prezando sempre pelo acolhimento, empatia, resgatando a dignidade e igualdade do indivíduo assistido.

São atendidos pelo projeto crianças, adolescentes, idosos, mulheres e/ou mães, famílias em vulnerabilidade social, população em situação de rua, Indígenas, LGBTQIA+.

A Médicos do Mundo presta também serviços de bem-estar e beleza que estimulam a autoestima dessas pessoas que se sentem desprezadas e muitas vezes invisíveis aos olhos da sociedade.

Como ajudar?

Acesse o link https://benfeitoria.com/medicosdomundo para fazer sua doação no fundo Todo Cuidado Conta e contribua com a campanha.

Matéria anteriorStartup brasileira de educação lança seu primeiro Relatório ESG
Próxima matéria10ª edição do congresso Sustentável está com inscrições abertas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

3 × dois =