A Instituição terá 35 dias para atingir sua primeira meta e conseguir dobrar o valor arrecadado com o apoio do fundo Todo Cuidado Conta

A ONG Médicos do Mundo, que realiza ações de atendimento médico e consultas veterinárias a pessoas em situação de rua e vulnerabilidade, foi contemplada, no estado de São Paulo, pelo fundo Todo Cuidado Conta. Trata-se de uma campanha de matchfunding, de financiamento coletivo. A vaquinha online teve início em 9 de agosto e vai até 13 de setembro.

A campanha tem como objetivo levantar fundos para compra de insumos médicos que, durante a pandemia da covid-19, tiveram aumento de preços consideráveis e, para dar continuidade ao projeto que acredita que todo cidadão tem direito ao cuidado da saúde física e mental.

A captação funcionará da seguinte maneira: a cada quantia arrecadada o fundo dobra o valor (por isso matchfunding). Por exemplo, a doação é de R$ 10,00, o Todo Cuidado Conta investe mais R$ 10,00. Desta maneira, a ONG poderá efetivar a compra de mais insumos médicos, que é seu principal objetivo.

“É tudo ou nada, ou seja, para conseguirmos receber o dinheiro arrecadado precisamos atingir 100% ou mais que a meta estipulada na campanha. Por isso, cada real conta para que as ações continuem ativas, levando cuidado, atenção, orientação, atendimento e carinho às pessoas necessitadas”, afirma a vice-presidente da ONG Edmara Martins.

De acordo com o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), com a pandemia da covid-19, o número de pessoas em situação de rua saltou de 100 mil, em outubro de 2020, para mais de 220 mil em 2021 no Brasil. Números que acentuam ainda mais a desigualdade social.

Em meio ao atual cenário de crise sanitária, a ONG precisou reestruturar o modelo de suas ações nas ruas, diminuindo o número de voluntários atuantes e reforçando as medidas de segurança com os EPIs. Este novo modelo de atuação foi chamado de Força Tarefa.

A Força Tarefa é baseada em um tripé: doação de alimentos, material de higiene pessoal e prover saúde para as pessoas que os procuram, que são as principais necessidades da população em situação de rua.

O fundo Todo Cuidado Conta será a aposta da ONG na luta para levar cada vez mais atendimento a quem precisa. “Ninguém faz nada sozinho! Precisamos de mãos solidárias para levar nosso trabalho a mais pessoas.” Evelyn Feitoza, presidente da Médicos do Mundo.

Criada em 2015, pelo neurologista e professor universitário Mário Guimarães, a Médicos do Mundo tem como pilares: acolher, cuidar, educar e orientar, buscando fomentar a solidariedade por meio da rede de voluntários, integrada por alunos e profissionais da saúde de diversas especialidades, leva assistência a pessoas em situação de rua e vulnerabilidade.

Os atendimentos médicos englobam consultas, testes rápidos para ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), curativos, além de tratamento imediato com medicamentos prezando sempre pelo acolhimento, empatia, resgatando a dignidade e igualdade do indivíduo assistido.

São atendidos pelo projeto crianças, adolescentes, idosos, mulheres e/ou mães, famílias em vulnerabilidade social, população em situação de rua, Indígenas, LGBTQIA+.

A Médicos do Mundo presta também serviços de bem-estar e beleza que estimulam a autoestima dessas pessoas que se sentem desprezadas e muitas vezes invisíveis aos olhos da sociedade.

Como ajudar?

Acesse o link https://benfeitoria.com/medicosdomundo para fazer sua doação no fundo Todo Cuidado Conta e contribua com a campanha.

Previous articleStartup brasileira de educação lança seu primeiro Relatório ESG
Next article10ª edição do congresso Sustentável está com inscrições abertas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

cinco × 2 =