Início Notícias Fundação Nestlé revitaliza horta comunitária em Calmon Viana, capacita voluntários e organiza...

Fundação Nestlé revitaliza horta comunitária em Calmon Viana, capacita voluntários e organiza a primeira colheita coletiva

Projeto  treina voluntários da ONG Social Skate por meio de programa criado pelo Pé de Feijão

Pelo segundo ano consecutivo, a Fundação Nestlé organiza ação de desenvolvimento social e sustentável para a região de Calmon Viana, em Poá, São Paulo. Por meio do Programa Nestlé por Crianças mais Saudáveis, a Nestlé tem como compromisso ajudar 50 milhões de crianças a serem mais saudáveis até 2030 em todo o mundo.
No Brasil, a companhia possui diversas frentes para estimular famílias a adotarem hábitos mais saudáveis por meio da educação alimentar. Em 2021, a companhia lançou a quarta edição do Prêmio Nestlé Por Crianças mais Saudáveis, que, nas primeiras três edições, já transformou a vida de mais de 12.500 crianças de 30 escolas públicas pelo Brasil.

Em paralelo ao Prêmio, a Fundação Nestlé organizou também em 2021, a revitalização de uma horta comunitária em Calmon Viana. Ao longo do ano, diversas visitas técnicas foram realizadas, assim como instalação de equipamentos, sistema de irrigação, manejo do solo, demarcação de canteiros, plantio e implementação de composteiras.

Canecas Personalizadas

Em parceria com a Blend Inspire, responsável pelo desenvolvimento do projeto em Calmon Viana, foi realizada a colheita da horta em uma ação especial com a comunidade. Adultos e crianças da ONG Social Skate participaram do evento que reservou uma série de atividades, como tour na horta, preparo de alimentos com os adultos e para as crianças a “corrida dos legumes”, uma brincadeira que visa estimular o reconhecimento dos alimentos in natura e aguçar a curiosidade a respeito de cada um. A revitalização da horta foi comandada pela equipe do Pé de Feijão, negócio de empreendedorismo social que tem como propósito transformar a relação das pessoas com a comida, promovendo a reconexão com os alimentos por meio de hortas urbanas. Localizado próximo à ONG Social Skate, o terreno, que hoje acolhe a horta, era local de descarte de lixo. “Para nós da ONG é muito importante essa conscientização em relação não somente à alimentação, mas ao nosso local. É necessário tanto para as crianças, quanto para os adultos, para que sintam ainda mais pertencentes à comunidade”, comenta Sandro Soares, o Testinha, co-fundador da ONG Social Skate, que há 10 anos realiza trabalho social com skate.

Após a colheita e as primeiras atividades, os participantes foram convidados para abrir os canteiros para um novo plantio. Como finalização da ação, o time do Pé de Feijão compartilhou detalhes sobre o manejo da composteira, com sensibilização sobre a separação dos resíduos: reciclável, orgânico e rejeito.

Desde o início do projeto, mais de 150 famílias foram envolvidas na ação, que tem como objetivo tornar a horta autossustentável, impactando diretamente a vida delas. Toda a ação está sendo documentada pelo diretor e skatista Ronaldo Land, que por meio de imagens capta as principais realizações na horta. Confira aqui o episódio 01, que registrou o plantio das primeiras mudas: “Um blend de Propósito”

Nestlé por Crianças Mais Saudáveis

O Programa Nestlé por Crianças mais Saudáveis é uma iniciativa global da Nestlé, que assumiu o compromisso de ajudar 50 milhões de crianças a serem mais saudáveis até 2030 no mundo todo. Desde 1999 foram beneficiadas mais de 3 milhões de crianças no Brasil.

Com o lema “muda que elas mudam”, a partir de uma plataforma de conteúdo, o programa estimula famílias a adotarem hábitos mais saudáveis e ainda promove um prêmio nacional que ajuda a transformar a realidade de 10 escolas públicas por ano com reformas e mentorias pedagógicas.

Matéria anteriorÉ lançado estudo inédito ‘Investimento Social e Impacto no Brasil’
Próxima matériaCompanhia assina declaração inédita em favor do clima

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

4 × cinco =