Evento de lançamento da HQ Mapinguari promove conversa com Angela Mendes, militante socioambiental e filha do líder seringueiro Chico Mendes, referência mundial na defesa da conservação ambiental


Esse e outras temas importantes serão usados como ferramenta de educação e de proteção do meio ambiente, como devastação da Amazônia, desigualdade social, relação com povos indígenas e seringueiros e formas sustentáveis de economia, vão nortear os debates no evento “Literatura e Educação Socioambiental: inspirações e práticas na comunidade escolar”, promovido pela FTD Educação e pelo WWF-Brasil. Nesse contexto, será lançada a história em quadrinhos Mapinguari, resultado de parceria entre as duas instituições.

O encontro digital será promovido no próximo dia 30 de novembro, a partir das 19 horas, com transmissão gratuita pelo canal da FTD no Youtube. Para assistir é preciso fazer a inscrição, o que automaticamente incluirá o espectador num sorteio de exemplares do livro, a ser realizado no fim da transmissão.

Canecas Personalizadas

O evento contará com a participação de ativistas reconhecidos, como Angela Mendes. Ela é militante socioambiental, tecnóloga em gestão ambiental, presidente do Comitê Chico Mendes e coordenadora do Projeto Jovens Protagonistas da Reserva Extrativista Chico Mendes.

Angela, que é filha do líder seringueiro Chico Mendes, participa do painel “Como trabalhar questões socioambientais em sala de aula”, ao lado do biólogo e consultor educacional da FTD Educação Paulo Santos Lima Junior, que atuou na Fundação Projeto Tamar, de conservação de tartarugas-marinhas ameaçadas de extinção. Na entidade, o especialista fez um trabalho de educação ambiental com crianças de comunidades de pescadores de Ponta dos Mangues, no Sergipe. A mediação da conversa é de Karina Yamamoto, gerente de comunicação institucional do WWF-Brasil.

A criação artística e literária da obra Mapinguari, bem como suas repercussões na sociedade, são tema do painel “As criações e as leituras de Mapinguari”. Nessa conversa estarão presentes os autores: o roteirista André Miranda e o ilustrador Gabriel Góes. Eles falarão sobre os desafios na criação do livro , conversando com Gabriela Yamaguchi, diretora de Sociedade Engajada do WWF-Brasil. O painel é mediado por Bruno Salerno Rodrigues, editor de literatura da FTD Educação.

Com visual deslumbrante e roteiro ágil, a HQ publicada pela FTD Educação em parceria inédita com o WWF-Brasil narra as descobertas de um jovem no coração da floresta. aborda temas importantes como proteção ambiental, folclore e cultura dos povos indígenas e populações tradicionais.

“A HQ Mapinguari consegue um feito: aborda grandes temas do nosso tempo – a desigualdade social no campo e na cidade, a devastação da Amazônia, as formas sustentáveis de economia, a relação do país com seus povos indígenas – em um enredo absolutamente literário, criação do roteirista de cinema André Miranda”, comenta Rodrigues.

O enredo do graphic novel se passa no Seringal Santo Antônio, no interior do Acre, onde os seringueiros são assediados por negociantes de terras da empresa onde o protagonista José trabalha, na capital Rio Branco. “É necessário levar aos alunos, aos professores e às famílias o modo de vida dos povos da floresta para exemplificar a convivência harmônica entre as atividades econômicas e a conservação do bioma”, destaca Gabriela Yamaguchi.

Serviço

Literatura e Educação Socioambiental: inspirações e práticas na comunidade escolar

Data: 30 de novembro, às 19h

Onde: Canal do YouTube da FTD, neste link

Inscrições: nesta página

Programação

Painel 1 – Como trabalhar questões socioambientais em sala de aula

Palestrantes:

– Angela Mendes, militante socioambiental, tecnóloga em gestão ambiental, presidente do Comitê Chico Mendes e coordenadora do Projeto Jovens Protagonistas da Resex Chico Mendes.

– Paulo Santos Lima Junior, consultor educacional da FTD Educação, biólogo de formação com passagem pela Fundação Projeto Tamar, onde fez trabalho de educação ambiental com crianças de comunidades de pescadores de Ponta dos Mangues, no Sergipe.

Mediadora: Karina Yamamoto, gerente de comunicação institucional do WWF-Brasil.

Painel 2 – As criações e as leituras de Mapinguari (lançamento da HQ Mapinguari)

Palestrantes:

– André Miranda, roteirista da HQ Mapinguari .

– Gabriel Góes, ilustrador da HQ Mapinguari .

– Gabriela Yamaguchi, diretora de sociedade engajada do WWF-Brasil.

Mediador: Bruno Salerno Rodrigues, editor da FTD Educação.

 

Matéria anteriorEmpresas de aceleração digital anunciam parceria para promover e desenvolver cidades e espaços inteligentes
Próxima matériaMeio ambiente é uma das preocupações da Geração Z, aponta estudo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

8 + catorze =