Em mais um seminário da série de ações voltadas à promoção das finanças sustentáveis no Brasil e ao alinhamento do setor bancário aos compromissos assumidos pelo país no Acordo de Paris, a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) e a International Finance Corporation (IFC), membro do Grupo Banco Mundial, promovem no próximo dia 23 de março (quarta-feira), às 13h30, o seminário “Aspectos ESG na gestão de riscos”.
O evento reunirá especialistas para um debate sobre como os bancos podem integrar a abordagem ESG (pautas ambiental, social e de governança) em seus processos de gerenciamento de risco e de condução dos negócios, além de trazer informações sobre cada componente da sigla: de explicações sobre como a matriz de risco socioambiental impacta a forma de se fazer negócios, à apresentação das melhores práticas de governança relacionadas a temas como composição de Conselho, transparência e governança climática.
Participam do seminário:
- Philipe Lisbona, Especialista em Desenvolvimento Ambiental e Social na IFC; e
- Francisco Javier Prada, Oficial de Governança Corporativa na IFC.
A apresentação será em português e espanhol, com tradução simultânea para ambos os idiomas. O seminário é aberto a todos os interessados, que são incentivados à participação com perguntas, com acesso gratuito e transmissão ao vivo pela plataforma Noomis e pelo canal do YouTube da FEBRABAN.
Outros seminários
O primeiro evento da série, “Introdução à Certificação EDGE: Construções Verdes para as Instituições Financeiras”, realizado em 16 de dezembro de 2021 e abordou assuntos como investimentos e financiamento de construções sustentáveis e certificação EDGE.
O segundo, sobre “Agricultura inteligente para o clima”, realizado em 12 de janeiro deste ano e discutiu os critérios considerados para investimento em agricultura sustentável, a elegibilidade de projetos e a análise de riscos climáticos, o financiamento inteligente para o clima com foco no crédito rural, as metodologias para a estruturação de relatórios e os exemplos de investimentos da IFC além da agricultura.
Em 20 de janeiro foi realizado o terceiro evento da série, sobre Geração distribuída – tecnologia, mercado e modelos de negócio. No evento foram apresentados os conceitos sobre a tecnologia, os modelos de negócio, a segmentação de mercado e seus impulsionadores.
As gravações dos webinars estão disponíveis no canal da FEBRABAN no Youtube e na plataforma noomis. Os temas dos workshops foram definidos com os bancos associados à FEBRABAN e ocorreram em colaboração com o IFC Green Banking Academy (IFC-GBAC) — fórum de capacitação focado nas necessidades de conhecimento das instituições financeiras; com palestrantes da IFC e convidados.
A parceria entre as duas entidades reafirma o papel essencial que as finanças sustentáveis assumiram na determinação da resiliência e da prosperidade dos mercados, inclusive nas economias emergentes. Nesse cenário, as instituições financeiras deverão incorporar políticas, processos e padrões de sustentabilidade não só como preparo à nova realidade, mas também para o aproveitamento das oportunidades de negócios no mercado de finanças sustentáveis.