Casa-modelo do Consórcio PCJ em Americana (SP) foi totalmente modernizada com apoio da ONG referência em consumo consciente no Brasil

A Casa + Sustentável, espaço educativo localizado em Americana (SP), foi totalmente modernizada com apoio do Instituto Akatu e, desde a semana passada, está disponível para visitação virtual. O projeto é uma iniciativa do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ) em parceria com a CPFL Energia e o Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (PEE/Aneel). O tour virtual pode ser acessado aqui.

Coube ao Instituto Akatu, principal ONG do país dedicada à sensibilização e à mobilização para o consumo consciente, prestar apoio ao projeto e ser o responsável por liderar a reforma estrutural e pedagógica do espaço. Agora, a Casa + Sustentável possui 12 ambientes, com instalações interativas que convidam o público a aprender sobre o uso racional de recursos naturais, sobre a gestão de resíduos e sobre o consumo sustentável de alimentos, entre outros temas.

Canecas Personalizadas

O projeto arquitetônico liderado pelo Akatu incluiu reparos estruturais e uma reformulação completa para a Casa + Sustentável se adequar às novas propostas pedagógicas. Foram criados, por exemplo, uma horta didática, uma sala de cinema e ambientes interativos que exploram por meio de jogos e atividades lúdicas temas como fontes de energia, sistemas de conversão de energia, desperdício zero e uso racional de água. A modernização contemplou ainda a reformulação elétrica, hidráulica e do sistema de separação de resíduos e compostagem.

“A Casa + Sustentável é fruto de uma grande e bem sucedida parceria que uniu nove instituições de diferentes áreas em torno de um objetivo comum: transformar esse espaço educativo e a experiência que ele oferece aos visitantes, proporcionando uma aprendizagem mais plural, lúdica, interativa, significativa e duradoura”, conta Fernando Martins, coordenador de projetos de educação do Akatu.

Inaugurada em 2009 com o nome de Casa Modelo, a instalação fica situada dentro da sede do Consórcio PCJ em Americana, a cerca de 130 km de São Paulo. Ela foi construída com a intenção de apresentar novas formas de construção mais sustentáveis e agora é capaz de receber até 88 pessoas por dia, em uma imersão em educação socioambiental.

“São muitas atrações, novas e interativas, que certamente vão chamar a atenção de crianças e adolescentes, assim como de outros públicos, como, por exemplo, os interessados em construção e decoração sustentável”, destaca Jussara Cordeiro, subsecretária executiva do Consórcio PCJ.

Para o projeto de revitalização, o Akatu contou com a expertise de parceiros importantes como a CW3 Consultoria Organizacional, a Dentro da História, a Agência GR8 e a Morelli & Lima Construtora e Arquitetura e Engenharia.

A expectativa é que as visitas presenciais na casa serão realizadas a partir de janeiro de 2022, com o avanço da vacinação e o controle do coronavírus no estado de São Paulo.

Matéria anteriorQuase 20% do território brasileiro pegou fogo ao menos uma vez entre 1985 e 2020, revela MapBiomas
Próxima matériaDesafio de inovação seleciona pesquisadores para discutir o futuro da mobilidade urbana no Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

16 + sete =