Como parte da estratégia de logística verde, C&A começa piloto para abastecimento de unidades localizadas na região metropolitana de São Paulo, em parceria com a Soluciona Logística

Em linha com seu compromisso de construir uma moda com impacto positivo, a C&A Brasil passa a usar, de forma inédita no varejo de moda brasileiro, um caminhão elétrico para abastecimento de produtos a fim de reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Juntamente com a Soluciona Logística, parceira estratégica de logística da marca, o projeto foi desenvolvido exclusivamente para a operação da C&A Brasil. A partir do começo do próximo trimestre, o transporte será utilizado para atender a demanda da região metropolitana de São Paulo, tendo como ponto de partida o Centro de Distribuição Tamboré, em Barueri (SP). A companhia prevê expandir o projeto com a compra de novos veículos, ampliação de rotas e regiões até o final de 2021.

Canecas Personalizadas

Com capacidade para quatro toneladas, o caminhão elétrico realizará dois circuitos diários: do Centro de Distribuição até as lojas correspondentes à sua rota e vice-versa. O veículo tem autonomia para rodar, em média, 200 quilômetros com uma única carga de bateria e sua recarga será realizada todas as noites no próprio Centro de Distribuição da varejista.

Para Toni Trajano, CEO da Soluciona Logística, investimentos como esse elevam as oportunidades do negócio e contribuem para soluções cada vez mais sustentáveis.

“A vantagem de utilizarmos este tipo de serviço é a drástica redução de emissão de poluentes no meio ambiente, pois um caminhão elétrico não emite CO2. A médio prazo, queremos ampliar o número de veículos elétricos, além de implantar outras soluções de logística verde na operação. Estamos empenhados em construir uma moda com impacto positivo e, por isso, garantir devemos realizar novos investimentos para alcançarmos este objetivo”, diz Alan Yarschel, diretor de Supply Chain da C&A Brasil.

Mesmo antes de iniciar o projeto, a C&A já busca formas de descarte correto para as baterias elétricas usadas e dentre as possibilidades, está: utilização da bateria para iluminação interna e substituição de geradores a diesel.

Conheça outras iniciativas mais sustentáveis da C&A este ano:
No começo deste ano, a C&A Brasil anunciou a construção de duas usinas solares no país em parceria com a Faro Energy – empresa que realiza investimentos em projetos de energia solar distribuída e eficiência energética no Brasil. Com previsão de entrega no segundo semestre de 2021, as usinas abastecerão, incialmente, 11 lojas da varejista localizadas no Rio de Janeiro e em Brasília por 10 anos, com possibilidade de prorrogação de contrato por mais uma década e ampliação no número de unidades a receber energia limpa.

Com o uso de energia solar proveniente das usinas, anualmente, a C&A Brasil evitará, a emissão de 1,8 mil toneladas de CO2, montante equivalente ao plantio de 11 mil árvores ou menos 1 mil veículos, com média de 12 mil km rodados cada, circulando pelas estradas brasileiras. A varejista estima ainda uma economia potencial de cerca de R$ 20 milhões até o final do contrato, além dos ganhos ambientais, como: redução das emissões dos gases de efeito estufa e a obtenção de energia renovável.

Plataforma Global de Sustentabilidade da C&A
A Plataforma Global de Sustentabilidade da C&A norteia de forma integrada as ações e compromissos da companhia relacionadas ao tema em todos os países onde está presente. Essa Plataforma é estruturada em três pilares de atuação: Produtos Sustentáveis, Rede de Fornecimento Sustentável e Vidas Sustentáveis.

Matéria anteriorMaior produtora de exportadora de papeis do Brasil divulga Relatório de Sustentabilidade 2020 
Próxima matériaParceria tem objetivo de potencializar doações digitais para mais de 400 ONGs brasileiras

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

16 + 20 =