Os viajantes que desejarem acomodações que implementaram práticas sustentáveis podem escolher entre milhares de propriedades em diferentes regiões do país com o ‘Selo Viagens Sustentáveis’

Cada vez mais conscientes e comprometidos, viajantes brasileiros têm buscado acomodações que adotaram práticas sustentáveis para recebê-los. Como mostra o Relatório de Viagens Sustentáveis da Booking.com*, 96% dos viajantes do país querem se hospedar em uma acomodação sustentável no próximo ano, e 64% disseram que ficam incomodados quando estão em uma acomodação que os impede de ser sustentáveis, por exemplo, não oferecendo a coleta de lixo reciclável.

Para ajudar na escolha da hospedagem, a Booking.com criou o ‘Selo Viagens Sustentáveis’, que fornece informações importantes para todas as pessoas que desejam viajar de forma mais sustentável. Confira cinco acomodações espalhadas pelo Brasil que possuem o selo.

Canecas Personalizadas

Sana, Rio de Janeiro

Pertencente ao distrito de Macaé, Sana está localizada na região serrana do Rio de Janeiro. Conhecida como o paraíso das águas, graças ao incontável número de cachoeiras, a região é considerada um santuário ecológico do município e foi transformada em área de Proteção Ambiental em 2002. As cachoeiras têm horário de visitação e os visitantes devem pagar uma taxa diária para as visitas.

Onde se hospedar: A 46km do aeroporto de Macaé e a cerca de 10km da Cachoeira do Escorrega, a primeira do circuito da região, o Peniel do Sana Guest House.  Dentre as medidas para viagens sustentáveis, são disponibilizadas lixeiras para coleta seletiva disponíveis para os hóspedes, bem como reciclagem de resíduos.

Conceição de IbitipocaMinas Gerais

A pequena vila mineira é conhecida pelas ruas de pedras, casinhas coloridas e sua beleza. No Distrito de Lima Duarte, Ibitipoca, como é conhecida, fica perto de Juiz de Fora, na Zona da Mata Mineira. Sua principal atração é o Parque Estadual do Ibitipoca, com cachoeiras, piscinas naturais, grutas e paredões. A região também conta com trilhas bem sinalizadas e de fácil acesso e o parque também disponibiliza área para camping. Em alta temporada a quantidade de pessoas no parque é limitada, já que o local é uma área protegida.

Onde se hospedar: Recomendada para casais, a Repousada Chalés oferece acomodações com varandas privativas. Todos os hóspedes contam com a possibilidade de não optar pela limpeza de quarto todos os dias e reutilizar toalhas. As medidas foram tomadas pela acomodação para proporcionar uma viagem mais sustentável e ecológica.

Paraty, Rio de Janeiro

Fundada em 1667 em torno à Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, a cidade colonial Paraty é considerada Patrimônio Histórico Nacional. Com casarões e igrejas que marcam um estilo de época, o tráfego de automóveis é proibido no centro, a fim de preservar a paisagem local. Após a abertura da Estrada Paraty-Cunha e com a construção da Rodovia Rio-Santos na década de 70, a cidade tornou-se um ponto turismo reconhecido pelo mundo inteiro, devido ao seu bom estado de conservação e belezas naturais. Em julho de 2021, Paraty lançou um cartão que dá descontos e cortesias aos viajantes. A verba arrecadada com o cartão ajuda no turismo sustentável e responsável no litoral sul do Rio de Janeiro.

Onde se hospedar: Situada a apenas 50m do centro histórico de Paraty, a Pousada Doce Paraty oferece acomodações aconchegantes e adota medidas pela acomodação para proporcionar uma viagem mais sustentável e ecológica, como a não utilização de mexedores, canudos, copos e pratos/talheres plásticos descartáveis.

Pipa, Rio Grande do Norte

Repleta de golfinhos e tartarugas marinhas, a Praia da Pipa pertence ao município de Tibau do Sul, nome indígena que significa “entre duas águas”, área banhada pela Lagoa de Guaraíras e o Oceano Atlântico. Com praias de águas claras e mornas, Pipa conta com uma paisagem inesquecível de coqueiros, falésias cobertas pela Mata Atlântica, dunas branquíssimas, enseadas, despenhadeiros. Os amantes do surf elegeram Pipa como uma das praias preferidas para praticar o esporte.

Onde se hospedar: A Pousada Catavento está localizada entre a Praia do Centro e a Praia do Amor. Entre as medidas sustentáveis adotadas pela pousada estão o cardápio, em que a maior parte da comida servida na acomodação é feita com ingredientes locais, assim como a maior parte da iluminação da acomodação usa lâmpadas de LED, que economizam energia.

Foz do Iguaçu, Paraná

Localizada no Paraná, a cidade de Foz do Iguaçu é famosa pelas Cataratas do Iguaçu, reconhecida como uma das sete maravilhas do mundo e uma das maiores cachoeiras do mundo, com extensão de 2,7 km, cruzando fronteira com a Argentina e formada por centenas de cascatas, entre elas a Garganta do Diabo, com 80 m de altura. Na cidade de Foz do Iguaçu, os viajantes podem, além de conhecer as cataratas, visitar o Macuco Safari e o Parque das Aves.

Onde se hospedar:  De frente para as Cataratas do Iguaçu, dentro do Parque Nacional do Iguaçu, Hotel das Cataratas dispõe de quartos decorados em estilo tradicional português e tons naturais. Para proporcionar uma viagem mais sustentável e ecológica, o hotel não utiliza embalagens plásticas descartáveis de produtos de higiene pessoal, como xampu, condicionador e sabonete líquido.

 

*Pesquisa encomendada pela Booking.com e realizada com 29.349 entrevistados em 30 países. Para participar, todos deveriam ter mais de 18 anos, terem viajado pelo menos uma vez nos últimos 12 meses e estarem planejando uma viagem em 2021, e serem responsáveis pela decisão ou estarem envolvidos no processo de tomada de decisão da viagem. A pesquisa foi feita on-line e ocorreu em março de 2021. 

 

Matéria anteriorIniciativa de economia circular transforma resíduos em geração de renda para pequenos agricultores
Próxima matériaEmpresa de energia anuncia ações de impactos ambiental e social e chega a 25 fazendas solares operacionais em MG

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

cinco × cinco =