A campanha Restaura Brasil convida toda a sociedade para plantar uma árvore e, com isso, criar uma rede de recuperação ambiental

“A natureza nos conecta, plante árvores” é o tema da campanha promovida neste ano pela The Nature Conservancy (TNC) Brasil, organização não-governamental que trabalha em escala global para a conservação do meio ambiente.

A ideia é criar uma rede de doações na qual qualquer pessoa pode participar. Para contribuir, basta acessar o site da campanha , escolher a forma de doação e onde quer plantar a árvore. Depois, é só compartilhar nas redes sociais e convidar os amigos a fazerem o mesmo. Empresas também podem participar, firmando parceria com a TNC, incentivando a doação entre seus colaboradores, rede de fornecedores e consumidores. As doações são a partir de R$ 20 e podem ser feitas por boleto bancário ou cartão de crédito.

Canecas Personalizadas

O objetivo é criar um movimento em que todos possam participar e contribuir para a recuperação de áreas desmatadas na Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica. Segundo o líder da estratégia de restauração florestal para América Latina da TNC, Rubens Benini, o último relatório do IPCC, divulgado em agosto deste ano, trouxe o alerta de que temos que agir agora.

“Precisamos pensar a curto, médio e longo prazos, porém devemos agir o mais rápido possível para reduzir e compensar as emissões de gases do efeito estufa. Uma forma de fazer isso é a restauração de florestas, por isso, essa iniciativa, aparentemente simples, é de extrema importância para o planeta. Temos no Brasil uma oportunidade de acelerar essa importante agenda, para que os imóveis rurais estejam de acordo com a legislação florestal, ao mesmo tempo em que garantem os serviços ambientais essenciais para a manutenção da vida, como a produção de água, a manutenção da biodiversidade e o combate às mudanças climáticas”, destaca Benini.

A iniciativa está alinhada ao Acordo Climático de Paris, do qual o Brasil e outros 194 países são signatários, para buscar meios que limitem o aquecimento global a 1,5ºC, em relação a era pré-industrial.

“A TNC entende que conservar e restaurar florestas é uma das formas mais eficazes de reequilibrar o ciclo do carbono e, consequentemente, contribuir para reduzir o aquecimento global”, completa Benini.

O recém-divulgado relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) também mostrou que se nada for feito para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, em 2040 o aquecimento global ultrapassará a marca dos 1,5oC, gerando consequências como escassez de água potável, aumento das inundações e nível do mar e insegurança alimentar, entre outras. Desta forma, é fundamental e urgente acelerar as ações de combate às mudanças climáticas e agir de forma coletiva.

Restaura Brasil

A campanha “A natureza nos conecta, plante árvores” faz parte da iniciativa Restaura Brasil, lançada pela TNC em 2018 e que, até o momento, já possibilitou a recuperação de milhares de hectares, que correspondem a mais de 260 milhões de árvores nativas. A meta é restaurar até 2030, uma área superior a 400 mil hectares, que representam 1 bilhão de árvores.

O Restaura Brasil nasceu da necessidade de recompor a vegetação natural e, dessa forma, ajudar a reduzir o aquecimento global, conforme estabelecido no Acordo Climático de Paris.

Para mais detalhes sobre as ações do Restaura Brasil acesse: restaurabrasil.org.br

 

Matéria anteriorSelantes e adesivos mais responsáveis ambientalmente chegam ao mercado brasileiro
Próxima matériaMaior rede de hambúrguer do mundo anuncia que, até 2025, terá só brinquedos 100% sustentáveis

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

1 × um =