Além de incentivar a prática de esportes, a iniciativa beneficia o meio ambiente, catadoras e catadores de materiais recicláveis e uma ONG no Sul do país

A NESCAU, marca de achocolatados da Nestlé, transformou embalagens de sachês de seus produtos em itens esportivos circulares como traves de futebol, cestas de basquete e postes de vôlei. Em um projeto que une inovação e sustentabilidade, a marca desenvolveu a ação após um edital global para reciclar as embalagens dos sachês reforçando a importância da circularidade dos produtos.

Em parceria com a Boomera, empresa brasileira de Economia Circular que une ciência com consciência para transformar resíduos em matéria prima reciclada, a NESCAU transformou embalagens flexíveis em mais de 200 itens esportivos após desenvolver um PCR (resina pós consumo) próprio para a execução do projeto. Os materiais foram doados para a ONG Bairro da Juventude, que fica em Criciúma, no Estado de Santa Catarina.

Canecas Personalizadas

Entre os beneficiados, estão também as catadoras e catadores de material reciclável das cooperativas envolvidas no projeto, que foram essenciais para que duas toneladas de materiais flexíveis deixassem de ir para o aterro e ganhassem uma nova vida. Com isso as cooperativas conseguiram melhorar suas rendas a partir da venda desses resíduos para a realização do projeto.

“Com essa ação, nós buscamos completar o ciclo da circularidade, transformando algumas de nossas embalagens em novos produtos e ainda contribuindo para um trabalho tão importante que é o da reciclagem de materiais. O projeto trouxe um impacto ambiental importante, mas também um grande impacto social para a comunidade”, comenta Cristiani Vieira, gerente de Sustentabilidade Ambiental da Nestlé.

A coleta dos sachês usados durou cinco meses e envolveu 10 cooperativas de reciclagem. Já o processo de transformação e desenvolvimento da resina pela Boomera até a finalização da produção dos itens esportivos foi realizado em mais cinco meses, considerando todos os testes necessários para garantir a performance do produto.

O vídeo com detalhes sobre a ação pode ser acessado aqui.

Matéria anteriorEscolas de Barueri recebem cinematecas gratuitas com acervo multicultural para crianças
Próxima matériaTurismo Sustentável: 7 maneiras de fazer com que sua viagem melhore o mundo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

três + dez =