Shopping ABC consumiu 100% de energia limpa em 2020 e 2021

O Shopping ABC, um dos principais centros de compras da região, acaba de ser certificado internacionalmente por estabelecer o consumo de 100% de energia limpa (renovável), concretizado pelo chamado Selo Energia Limpa, nos anos de 2020 e 2021. O empreendimento está entre os oito condecorados pela certificação por meio da AD Shopping, administradora independente de shopping centers.

O Certificado Internacional REC Standard (I-RED) reconhece que 100% da energia consumida pelo shopping é proveniente de fontes renováveis, como é o caso da eólica – que transforma a energia do vento em energia útil. Com essa conquista, estima-se que o Shopping ABC reduziu em 3.018 toneladas de emissão de carbono, além de representar o plantio de mais de 21 mil árvores.

“A certificação nos mostra que estamos no caminho certo nesse importante compromisso de ser um shopping sustentável e preocupado com o meio ambiente, inclusive trabalhando outras ações e iniciativas de conscientização tanto com nossos lojistas quanto com clientes”, enfatiza o gerente de operações do shopping, Joelmir Oliveira.

Entre as ações socioambientais de destaque do empreendimento está a Ecoloja, situada no Piso 2 do Shopping ABC. O local é ponto de descarte de itens como lâmpadas fluorescentes, mistas e incandescentes; pilhas, baterias e reatores; embalagem de medicamentos, cápsulas de café e aerossol spray.

Ao passar pela Ecoloja, os clientes podem levar para a casa sacos biodegradáveis de adubo, gerado pela compostagem do lixo orgânico da praça de alimentação. O fertilizante, além de distribuído aos clientes, é utilizado no paisagismo do centro de compras, feito com plantas naturais interna e externamente. “A iniciativa faz parte do projeto de Gestão de Resíduos, que desde janeiro de 2019 incentiva o descarte consciente do lixo. Após a coleta, o empreendimento direciona o material para uma máquina de compostagem acelerada, instalada na própria dependência do shopping. No total, cerca de 50% do lixo orgânico é transformado em adubo”, sinaliza o gerente de operações.

O centro de compras também possui ponto de coleta de lacre de latinhas de alumínio que são destinadas para doação e instalou recentemente a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), sendo possível tratar mais de 6 mil m3 de esgoto gerado mensalmente pelo empreendimento. A água tratada é reutilizada em sanitários, jardins, equipamentos e ar-condicionado.

Shopping ABC

Endereço: Av. Pereira Barreto, 42, Vila Gilda – Santo André – SP
Telefone e WhatsApp: (11) 3437-7222 e (11) 95691-0070
Estacionamento visitantes: Carros 11 reais até 3 horas + 2 reais por hora adicional ou fração.

Previous articleNovo relatório aponta perigos e ações urgentes para eliminar, substituir ou reciclar plásticos flexíveis
Next articlePesquisa do IDC aponta divergência entre empresas seus relatórios de logística reversa

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

dezessete + quatro =