Home Notícias Semana do Meio Ambiente: empresas de tecnologia promovem iniciativas sustentáveis

Semana do Meio Ambiente: empresas de tecnologia promovem iniciativas sustentáveis

84
0

Ações vão desde reciclagem de resíduos de alta complexidade até soluções para mobilidade elétrica e geração de energia limpa com produção de telhas acopladas com grafeno

 

Cada vez mais iniciativas sustentáveis entram na agenda dos negócios, que tratam a inovação e a sustentabilidade como prioridades e adotam processos para gerar impacto positivo ao meio ambiente. A sustentabilidade, inclusive, influencia a decisão de compra de nove em cada 10 consumidores, segundo recente pesquisa divulgada pela Toluna, empresa especialista em insights de mercado. Na Semana Nacional do Meio Ambiente, celebrada de 1º a 5 de junho, para promover a conscientização, confira iniciativas de algumas empresas que estão inovando com foco na preservação da natureza:

TerraCycle

Com atuação em 21 países, a TerraCycle é líder global em soluções ambientais de resíduos de alta complexidade. Suas operações já transformaram mais de 7,7 bilhões de embalagens em matéria-prima para geração de novos produtos. A TerraCycle engaja globalmente mais de 200 milhões de pessoas e já doou cerca de US$45 milhões para escolas públicas e instituições sem fins lucrativos. No Brasil, a entidade atua por meio de Programas Nacionais de Reciclagem em parceria com instituições e consumidores, cujo propósito é oferecer o descarte correto de embalagens e produtos complexos, que podem ser enviados de forma gratuita pelas agências dos Correios e, ainda, apoiar entidades sociais e escolas públicas.

Telite

Com sede em Comendador Levy Gasparian, no Rio de Janeiro, a Telite atua na indústria plástica, na produção de telhas com 100% de material reciclado. A fabricante oferece às empresas programa de logística reversa, que já retirou mais de 150 toneladas de resíduos plásticos do meio ambiente. A iniciativa ainda gera créditos de logística reversa e neutraliza o CO2 com a reciclagem do material. Por meio de sua plataforma blockchain, possui sistema completo de acompanhamento e rastreamento dos resíduos coletados, que são recolhidos e fotografados e os dados inseridos na plataforma, que gera um QR Code, pelo qual é possível acompanhar todo o processo de transformação do resíduo. A companhia também investe na geração de energia limpa com a produção de telhas acopladas com grafeno, material composto de átomos de carbono que gera energia elétrica produzida a partir de luz solar.

UCorp

A UCorp, startup de tecnologia e soluções de mobilidade corporativa focada em veículos elétricos do Brasil, tem o propósito de democratizar a mobilidade elétrica no segmento B2B. O foco da empresa é desenvolver soluções para gestão e eletrificação de frotas e compartilhamento de veículos, contribuindo diretamente para redução da emissão de gases nocivos à natureza. Ao investir em iniciativas em prol da mobilidade corporativa, as instituições reduzem o impacto no meio ambiente, nos gastos e, ainda, aumentam a produtividade, questões essas que fazem parte das ações que envolvem a Governança Ambiental, Social e Corporativa. A empresa está desenvolvendo projetos para importantes players do mercado, como: BMW, Mercedes-Benz, Waze, ConectCar e é um parceiro no projeto Vec Itaú, que apresenta o futuro da mobilidade urbana.

Previous articlePlataforma de energia renovável lança Relatório de Sustentabilidade
Next articleMaio registra maior número de queimadas na Amazônia e Cerrado desde 2007

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

13 − dois =