A Ipiranga fechou parceria com o Instituto Identidades do Brasil (ID_BR) para a implantação do Selo “Sim à Igualdade Racial”, um reconhecimento conferido a empresas que se comprometem com a realização de práticas voltadas à promoção da igualdade racial no mercado de trabalho. Com o objetivo de promover a inclusão do grupo que representa mais da metade da população brasileira e aumentar a inclusão e a equidade racial no seu quadro de funcionários, a Ipiranga destinou, exclusivamente a pessoas negras, 50% das vagas do Programa de Estágio Talent Ipiranga 2021, uma das principais portas de entrada da empresa.

“Diversidade e inclusão são ingredientes fundamentais para uma sociedade justa, produtiva e saudável, além de trazerem vantagem competitiva no desenvolvimento de produtos e soluções sob diferentes perspectivas, para todos os brasileiros, por meio de times que refletem a pluralidade que encontramos na sociedade. Nessa jornada, entendemos que contar com o apoio de especialistas, como o ID_BR, ampliará nosso entendimento sobre o tema, assim como firmará nosso engajamento público e contínuo em acelerar a promoção da igualdade racial na Ipiranga”, conta Luciana Domagala, diretora de Pessoas e Sustentabilidade da empresa.

Canecas Personalizadas

O ID_BR vai conduzir, junto à Ipiranga, uma revisão completa das práticas de Recursos Humanos a fim de eliminar vieses e barreiras que contribuam para a sub-representação de negros e negras, além de promover treinamentos sobre diversidade e inclusão na trilha de desenvolvimento das equipes e das lideranças.

A Ipiranga está passando por uma jornada de transformação na qual a diversidade e a inclusão são os pilares. Desde o final de 2019, a empresa criou um programa focado em fomentar a diversidade e a inclusão baseado inicialmente em quatro frentes: mulheres, pcds, raça e lgbtqia+. Iniciativas como comitê de diversidade, grupos de afinidade com funcionários voluntários, recrutamento às cegas, treinamento de liderança, programa de mentoria para mulheres, entre outros são exemplos de ações concretas que refletem a cultura da Ipiranga e confirmam o compromisso da empresa em ser cada vez mais socialmente responsável.

Para Luciana Domagala, a Ipiranga segue trabalhando para ter mais oportunidades e inclusão de acordo com o seu planejamento estratégico voltado à temática racial e da diversidade. “Temos o envolvimento completo da empresa nessa missão, em todos os níveis hierárquicos, usando a energia dos nossos talentos para transformar a realidade a nossa volta. Todas as mudanças desenvolvidas serão monitoradas e analisadas nos indicadores de diversidade e inclusão que dão transparência sobre todo o processo”, conclui.

Matéria anteriorEmpresa cria fundo de mais de R$ 100 milhões para startups e nova diretoria focada em inovação e estratégia
Próxima matéria
Google.org doa R﹩ 5,2 milhões à Amigos do Bem para distribuição de alimentos e água no sertão nordestino 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

8 + onze =