Instituto Akatu convida as pessoas a fazerem reflexão sobre seus hábitos com teste sobre o consumo

Indiferente, iniciante, engajado ou consciente? Afinal, que tipo de consumidor você é? No Dia do Consumo Consciente, celebrado neste 15 de outubro, o Instituto Akatu – principal ONG do país dedicada à sensibilização e à mobilização para o consumo consciente – provoca as pessoas a descobrirem, e fazerem uma reflexão, sobre qual perfil se encaixa melhor com a forma delas consumirem. Dessa maneira, todos podem identificar o impacto de suas atitudes cotidianas e dimensionar como é possível melhorar.

Assim, o Instituto Akatu dá luz para o Teste do Consumo Consciente, que analisa comportamentos e valores para avaliar o grau de consciência das pessoas ao consumir algo – de água e energia elétrica em casa, passando pela maneira como você se desloca até o planejamento das compras.

Canecas Personalizadas

“Conhecer seu nível de consciência é um passo essencial para a mudança de comportamento em favor do consumo consciente e de estilos de vida mais sustentáveis. Entender e mapear nossos hábitos de consumo e buscarmos nos tornarmos protagonistas de uma busca de melhorar os seus impactos nos leva a adotar práticas que podem ser simples, mas que, se repetidas por muito tempo ou por muitas pessoas, geram enorme impacto positivo para nós mesmos, a sociedade, a economia e o meio ambiente”, enfatiza Helio Mattar, diretor-presidente do Akatu.

Vale lembrar que os brasileiros estão cada vez mais interessados no assunto sustentabilidade. Na Pesquisa Vida Saudável e Sustentável 2020, promovida por Akatu e GlobeScan, 41% dos entrevistados concordaram totalmente com a frase “Eu quero reduzir muito o impacto que eu tenho no meio ambiente”, e 68% dos participantes disseram ser uma prioridade “viver de uma maneira que seja boa para você, boa para outras pessoas e boa para o meio ambiente”. Mas o caminho a ser percorrido ainda é longo. De acordo com a Pesquisa Akatu 2018, somente 4% dos brasileiros podem ser classificados como consumidores conscientes, aqueles com comportamento ativo, que de fato praticam os 5Rs da Sustentabilidade e que tomam suas decisões de consumo com base no que é melhor para o coletivo e para o meio ambiente.

Confira os perfis de consumidores:

Consumidor indiferente: Ainda não leva em conta que evitar desperdícios traz benefícios diretos para si mesmo e para o seu bolso nem compreende os impactos de seus hábitos de consumo para o meio ambiente. Representa 38% da população brasileira.

Consumidor iniciante: Pratica o consumo consciente pensando em soluções para evitar desperdícios e economizar financeiramente, como desligar a luz ao sair de um cômodo ou fechar a torneira ao escovar os dentes, pois já compreende que seus atos de consumo geram impactos para si próprio e para seu bolso. Também é 38% da população brasileira.

Consumidor engajado: Percebe que o consumo consciente é mais que uma maneira de economizar – reconhece que seus hábitos de consumo geram consequências para si e para seu bolso, mas também para a sociedade e para o meio ambiente. Representa 20% da população brasileira.

Consumidor consciente: Tem comportamentos ativos, para além de práticas em casa, no trabalho e no lazer. Faz escolhas sabendo que as consequências de seus atos de consumo afetam não só a si próprio, mas também a sociedade, o meio ambiente e as futuras gerações, além de entender que influencia pessoas ao seu redor. Abrange 4% da população brasileira.

E se quiser mais dicas de consumo consciente, clique aqui .

 

Matéria anteriorNeste dia Consumo Consciente saiba de cinco atitudes que podem mudar o destino do planeta
Próxima matériaTerceira edição do GreenTech América Latina seleciona tecnologias sustentáveis com alto potencial de crescimento

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

dezenove + onze =