Home Notícias Projeto “Gente Cuidando das Águas” contribui para o manejo de água nas...

Projeto “Gente Cuidando das Águas” contribui para o manejo de água nas propriedades rurais de Morro Agudo

140
0

Iniciativa visa proteger e conservar recursos hídricos por meio da educação ambiental e de tecnologias ambientais

Em abril, o projeto Gente Cuidando das Águas’, da Nexa encerrou o ciclo de atividades previstas para o ano de 2020 em Morro Agudo. Após uma readequação no calendário do projeto, devido a pandemia, a iniciativa contou com a participação direta de nove proprietários rurais, que participaram de ações voltadas a educação ambiental e ações práticas de aprimoramento das suas atividades.

Com o objetivo de ampliar o conhecimento das bacias hidrográficas da região e apoiar as comunidades rurais, o projeto Gente Cuidando das Águas ao longo do ciclo de 2020, realizou 34 atividades de educação ambiental para disseminar e ampliar informações sobre legislação ambiental, bacias hidrográficas, tecnologias ambientais de retenção e tratamento de água e informações sobre a localidade. Como complemento destas atividades foram distribuídas cartilhas educativas sobre preservação e cuidado a água e o livro “O Carste” que traz mais informações para os participantes deste ambiente.

Além dos processos de orientação e educação ambiental para os participantes, o projeto realizou a implementação de técnicas ambientais a fim de melhorar a retenção de água de chuva, com métodos de bolsões e curva de nível nas propriedades. Além disso, foi feito o cercamento da área de preservação permanente do córrego do Batuque das nove propriedades rurais atendidas e que ficam no entorno da unidade.

Ao todo, foram construídos 10 km de cercas a fim de conter a circulação de animas que podem pisotear a área e acarretar a compactação do solo, comprometendo o fluxo normal das águas.

“O Gente Cuidando das Águas vem ao encontro do Plano de Desenvolvimento Local construído junto da própria comunidade em 2018, no qual eles trazem a preocupação com a disponibilidade da água. Por meio da ampliação de conhecimento e de técnicas ambientais, conseguimos iniciar um processo que vai gerar impactos positivos para as famílias que moram ali e para o meio ambiente”, comenta Marina Noronha, coordenadora de gestão social da unidade.

Para Cecília de Oliveira, produtora rural que faz parte do projeto, destaca algumas das melhorias que o projeto proporcionou para eles, sendo o cercamento da área do Batuque onde reserva parte de sua propriedade para proteção ambiental, as curvas de nível para evitar erosão na propriedade e carreamento de material para o córrego. “Estamos muito felizes em participar do projeto e desta parceria produtor e Nexa e estamos ansiosos por novos projetos”, comenta.

Já Antônio Tavares de Souza, outro participante do projeto, destaca como a iniciativa tem ajudado na sua rotina. “Participar do projeto tem contribuído com todas as despesas de mão de obra. Além disso, gostaria de agradecer toda a equipe do projeto na implantação e execução de cada nova tecnologia e ação realizada na minha propriedade”, finaliza.

Previous articleAbril registra recorde de desmatamento, com 58 mil hectares destruídos
Next articleEmpresa define ambição de alcançar neutralidade de carbono até 2050

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

11 − dez =