No Brasil, há doação de insumos para hospitais, combate à fome e ações para redução de emissões de CO² e de consumo de energia e água

Referência mundial em tecnologia voltada à saúde, a multinacional alemã ZEISS, por meio da sua divisão Vision Care, alia empreendedorismo à responsabilidade social em ações globais. No Brasil há iniciativas em parceria com o movimento Unidos pela Vacina¸ para combate à Covid-19, e com o G10 Favelas, para erradicação da fome, além de ações para preservação do meio ambiente.

Canecas Personalizadas

“A sustentabilidade faz parte do DNA da ZEISS. Não poderíamos ver o cenário de crise gerado pela pandemia sem fazer nada. Concentramos nossos esforços em ações de alto impacto, aliadas a parceiros sérios, para ajudar a combater os efeitos da pandemia “, explica Marcelo Frias, diretor de marketing da ZEISS na América Latina.

Unidos pela Vacina

O movimento Unidos pela Vacina tem por objetivo vacinar todos os brasileiros até setembro de 2021. Criada pelo grupo Mulheres do Brasil, a iniciativa congrega entidades, empresas, associações e ONGs, num esforço para identificar barreiras e gargalos que dificultam o processo de vacinação, e buscar soluções para reduzi-los ou eliminá-los. A ZEISS focará sua atenção na cidade fluminense de Petrópolis, onde está localizada sua fábrica e que concentra grande parte dos seus colaboradores no país. Além dos quase 700 funcionários, uma boa parcela da população da cidade depende indiretamente da permanência da empresa na região.

Serão doados insumos à prefeitura de Petrópolis, que fará a distribuição aos postos de vacinação, com o objetivo de eliminar as rupturas e garantir que o processo da vacinação ocorra sem entraves na cidade. Atualmente a Prefeitura está fazendo o levantamento dos itens necessários, que serão doados pela ZEISS.

ZEISS e G10 Favelas – De Mãe para Mãe

Após analisar as campanhas tradicionais de Dias das Mães, que geralmente mostram a relação de mães e filhos, A ZEISS decidiu seguir por uma linha diferente: buscar a solidariedade entre mulheres que são mães, mas com condições extremamente diferentes do ponto de vista social e econômico. Assim, em parceria com o G10 Favelas, lançou uma campanha especial de Dia das Mães que tem como objetivo ajudar a combater a fome nas favelas do Brasil.

De Mãe para Mãe” é realizada em parceria com o G10 Favelas, bloco de líderes e empreendedores que uniu forças em prol do desenvolvimento econômico e social de favelas em todo o Brasil. Por meio da campanha, as pessoas são convidadas a fazer doações, que variam de R$150 a R$450, no site. O valor é revertido em alimentos e itens de higiene pessoal e limpeza para mais de 300 comunidades brasileiras, inclusive nas dez maiores favelas do país. Após realizar a doação, a pessoa pode ainda imprimir o comprovante financeiro e o apresentar em uma das 67 lojas ZEISS Vision Center no Brasil. O valor doado será revertido em desconto na compra óculos com lentes ZEISS.

Segundo estudo da Rede Pensan (Rede Brasileira de Pesquisa e Soberania em Segurança Alimentar e Nutricional), os números do Inquérito Nacional sobre insegurança alimentar no contexto da pandemia da Covid-19 no Brasil são avassaladores: a fome atingiu 19 milhões de brasileiros entre os 116 milhões que passam por algum tipo de insegurança alimentar. A pesquisa mostra ainda que há fome em 11,1% das casas chefiadas por mulheres no país. Somente entre as dez maiores comunidades assistidas pelo G10 Favelas, há aproximadamente 175 mil mães em situação de vulnerabilidade, sendo que a maioria é arrimo de família.

Foco no Meio Ambiente

Entre as metas globais da área de Vision Care da ZEISS estão a redução em 50% das emissões de CO² e do consumo de energia, além de redução de 40% no consumo de água e de 30% no acúmulo de resíduos. Para atender essa demanda, além de desenvolver armações com plástico reciclado ou materiais orgânicos biodegradáveis, como madeira, a multinacional possui a ferramenta Green Safe and Responsability para controle e compartilhamento de informações das melhores práticas ambientais. A solução, lançada no Brasil em 2020, possibilita aos gestores atuarem de forma globalizada e ágil em cada unidade, enquanto segue diretrizes de desenvolvimento sustentável estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

 

Outro ponto a ser destacado, são as medidas previstas no Projeto de Preservação Ambiental da empresa no Brasil, que conta com migração do fornecimento de energia para fontes 100% renováveis, gerenciamento de resíduos, mapeamento da utilização de recursos naturais e reutilização de água, além do plantio de mais de 1.000 mudas ao ano de árvores nativas da região da Mata Atlântica brasileira.

Ações Globais

O mais recente “Vision Atlas”, publicação da Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (IAPB), apresenta estatísticas alarmantes: dois a três bilhões de pessoas em todo o mundo não têm acesso a serviços de atendimento oftalmológico. E a necessidade de cuidados com os olhos deve aumentar nos próximos anos.

Diante disso, a ZEISS reforça sua atuação social em países emergentes. Entre os projetos que podem ser destacados está o Programa Aloka Vision, que trabalha com organizações não governamentais, instituições médicas, faculdades e universidades para fornecer atendimento oftalmológico de qualidade para distúrbios refrativos e não refrativos da visão.

Índia: Lifeline Express – o primeiro trem hospital do mundo

O “Lifeline Express” é o primeiro trem hospital do mundo, fornecendo tratamento gratuito para pessoas carentes em áreas remotas da Índia. Com o seu Programa de Visão Aloka, a ZEISS fornece exames de visão e óculos regularmente às pessoas assistidas pelo Lifeline Express. Em outubro de 2020, por exemplo, 3.870 pacientes em Tripura foram submetidos a exames oftalmológicos e mais de 1.000 pares de óculos foram doados. Além disso, os oftalmologistas também realizam outros serviços no trem, como cirurgia de catarata.

Nepal: boa visão para as crianças

A ZEISS e o Drishti Eye Care, um dos principais hospitais oftalmológicos do Nepal dedicado ao diagnóstico e tratamento de deficiências visuais não refrativas em crianças, estão empenhados em fornecer testes de visão, cuidados com os olhos e óculos, quando necessário às crianças em idade escolar da região do Nepal. A ZEISS contribui com equipamentos para exames oftalmológicos e fornece óculos personalizados. A meta para 2021 é atender ao menos 10.000 crianças em parceria com o hospital.

Karnataka: exames de visão para crianças carentes

Em Karnataka, sul da Índia, a ZEISS e o Lions Clube trabalham juntos há anos para organizar “acampamentos para os olhos” voltados ao atendimento de crianças carentes. O programa foi desenvolvido em parceria com o Conselho de Optometria da Índia e tem apoio das Faculdades de Optometria, garantindo a manutenção de padrões éticos e de qualidade essenciais – uma necessidade, especialmente no tratamento de crianças. Em 2020, o programa atendeu 25.000 crianças, mas as atividades presenciais tiveram que ser interrompidas devido à pandemia. O programa deve ser retomado no primeiro semestre de 2021, levando em conta todas as medidas de proteção e higiene necessárias.

Rajastão: prevenção da cegueira

Os “acampamentos para os olhos” deste estado indiano focam em pacientes com catarata, cuja visão não pode mais ser corrigida com óculos de grau. O tratamento cirúrgico da catarata é um dos mais comuns em todo o mundo. Sempre que possível, o Programa de Visão Aloka da ZEISS trabalha em conjunto com clínicas oftalmológicas e médicos para fornecer tratamento para pacientes com a doença.

Matéria anteriorCervejaria é premiada por incentivar a agricultura regional
Próxima matériaEmpresa anuncia plataforma global integrada de ESG

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

20 + treze =