Selo Diamante de Origem Sustentável valoriza a expertise da empresa em termos de gestão da sustentabilidade, dimensão econômica, social e ambiental

A Calçados Beira Rio S.A. recebeu o Selo Diamante de Origem Sustentável que indica que a empresa se tornou referência para as demais do setor em termos das dimensões avaliadas para obtenção da certificação: gestão da sustentabilidade, dimensão econômica, dimensão social e dimensão ambiental.

O selo Origem Sustentável é a única certificação de sustentabilidade no mundo que compreende toda a cadeia produtiva do calçado. Com abrangência internacional, o programa foi idealizado pela Associação Brasileira de Indústrias de Calçados (Abicalçados) e a Associação Brasileira de Empresas de Componentes de Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) para guiar as empresas calçadistas e de componentes rumo ao alto nível de desempenho nos aspectos Ambiental, Social e de Governança.

“Ao englobar aspectos econômicos, sociais, ambientais e culturais, as iniciativas desenvolvidas acompanharam o ritmo de um inédito momento de mercado, onde a valorização do ser humano e sua relação direta com o comprometimento com o planeta se mostram indissociáveis”, explica o presidente da Calçados Beira Rio, Roberto Argenta.

O selo Origem Sustentável comunica o desempenho e a responsabilidade frente a um mundo mais sustentável. As empresas que aderem ao programa Origem Sustentável têm a oportunidade de alinhar seus processos a dimensões internacionalmente reconhecidas e terão ampliadas as oportunidades no mercado de exportação para países que possuem regulamentação orientada à aquisição de produtos sustentáveis, impulsionando o crescimento de toda a cadeia produtiva.

As auditorias do Selo de Origem Sustentável são credenciadas pela SGS, Bureau Veritas, ABNT e Senai.

Calçados Beira Rio e sustentabilidade

A Calçados Beira Rio S.A. é referência global no segmento de moda, contando com oito marcas no seu portfólio, responsáveis pela comercialização de 95,6 milhões de pares de calçados em 2020. São mais de 8 mil colaboradores, onde 61% dos postos de trabalho são ocupados por mulheres. O desafio de manter a sustentabilidade em toda sua estrutura e a preocupação com o meio ambiente são prioridades vistas diariamente em todos os processos da empresa – da escolha das matérias-primas até o descarte correto de resíduos, passando por uma seleção de fornecedores alinhados com práticas sustentáveis. A moda é espaço de consciência e de preservação.

Na indústria, as sobras dos insumos são recolhidas e transformadas em novos produtos. Após passar por um processo inovador, em dia com as normas e legislações ambientais e seguindo os conceitos da economia circular, o que seria descartado ganha uma nova vida. O material dá origem a uma infinidade de itens, como bases para palmilhas de calçados e modeladores que garantem a qualidade e a beleza dos produtos que chegam aos consumidores. Nas lojas espalhadas pelo mundo, ele ainda ganha a forma de pufes, displays, cabides e até mesmo expositores. A Beira Rio possui 100% das embalagens de materiais recicláveis, 93% da composição de seus corrugados são de material reciclado e 100% das buchas, papel pardo e plástico utilizado também são de material reciclado.

A Calçados Beira Rio S.A. conta com um rigoroso controle de emissão de gases de efeito estufa, iniciativa com metas reais de redução de poluentes na atmosfera. A cultura socioambiental da empresa inclui ainda coleta seletiva de lixo, captação da água da chuva e uso de telhas translúcidas, o que ajuda a economizar energia elétrica e, consequentemente, poupar os recursos naturais. Desde 2016, por exemplo, a empresa não encaminha resíduos sólidos para aterros industriais.

Por meio de seus processos, a empresa está alinhada a diversos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Esse comprometimento é demonstrado não só pela proteção ao meio ambiente, como também em seu relacionamento ético com a sociedade; oferecimento de empregos; fomento à diversidade e à acessibilidade no processo de seleção de colaboradores; preservação das fontes de energia; criação de cidades mais sustentáveis. Uma empresa gaúcha de alma e coração sustentável!

 

Previous articlePesquisa inédita revela a visão dos brasileiros a respeito do saneamento básico no Brasil
Next articleONG Banco de Alimentos lança websérie 
Alimentando Histórias

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

quatro × 3 =