O projeto “Floresta Tópico”, realizado em parceria com a organização Iniciativa Verde, doará mudas nativas a cada novo contrato de locação de galpão com a empresa. Cerca de 160 árvores já foram plantadas

Em mais um trabalho pioneiro, e alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e à agenda ESG (Environmental, Social, Governance, em inglês) da companhia, a Tópico vai transformar galpões de metal e lona em árvores. O “Floresta Tópico”, projeto realizado em parceria com a organização Iniciativa Verde, vai doar mudas nativas da Mata Atlântica a cada novo contrato de locação firmado com a empresa. Cerca de 160 árvores já foram plantadas graças ao programa piloto, realizado em março e, até o final do ano, a expectativa da empresa é contribuir com mais três mil mudas para o reflorestamento de áreas desmatadas do Sistema Cantareira, um dos principais mananciais do mundo. 

O “Floresta Tópico” é uma iniciativa do Comitê de Sustentabilidade da empresa, formado por colaboradores de diferentes áreas, unidos em um objetivo comum: atuar na estruturação, organização, gerenciamento e promoção de ações voltadas ao desenvolvimento sustentável de todos que se relacionam com a Tópico. 

Canecas Personalizadas

“Nós encontramos na Iniciativa Verde o parceiro ideal para tirar uma das nossas metas do papel e partir para ação. Pois, eles, assim como nós, trabalham para a melhoria da biodiversidade, água e qualidade do ar. O ‘Floresta Tópico’ vai auxiliar na mitigação e na adaptação às mudanças climáticas causadas pelas atividades humanas, por meio da recomposição florestal”, destaca a head de recursos humanos da Tópico, Elaine Costa. 

Ainda segundo a head de RH, o projeto “Floresta Tópico” nasceu da boa experiência piloto, realizada em março deste ano, quando a empresa aproveitou as comemorações do “Dia Internacional da Mulher” para presentear 80 colaboradoras e 20 prestadoras de serviço com mudas de árvores da Mata Atlântica. Em maio, mais 60 árvores foram plantadas para homenagear os filhos dessas mulheres. “Elas ficaram muito felizes e algumas contaram que seus filhos se emocionaram em saber que agora possuíam um pedacinho na Mata Atlântica”, recorda Elaine.

Com o sucesso da ação, desde o início de julho a ‘floresta’ da Tópico vem aumentando, graças ao compromisso firmado de doar a partir do fechamento de contratos. “Indiretamente, nossos clientes estão nos ajudando a recuperar as margens de rios e nascentes do Cantareira”, finaliza a head.

Para que clientes, stakeholders, colaboradores e interessados possam acompanhar o total de mudas entregues e plantadas, a empresa criou um contador no site (https://topico.com.br/sustentabilidade), além de ser possível visualizar o desenvolvimento das áreas semeadas pelo site da Ong Iniciativa Verde: https://www.iniciativaverde.org.br/clientes/topico-locacoes-de-galpoes-e-equipamentos-para-industria.

Matéria anteriorProjeto inédito para dar visibilidade e desenvolver jovens potência já está com inscrições abertas
Próxima matériaMultinacional alemã anuncia meta para zerar emissões até 2040

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

dezesseis + cinco =