O projeto “Floresta Tópico”, realizado em parceria com a organização Iniciativa Verde, doará mudas nativas a cada novo contrato de locação de galpão com a empresa. Cerca de 160 árvores já foram plantadas

Em mais um trabalho pioneiro, e alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e à agenda ESG (Environmental, Social, Governance, em inglês) da companhia, a Tópico vai transformar galpões de metal e lona em árvores. O “Floresta Tópico”, projeto realizado em parceria com a organização Iniciativa Verde, vai doar mudas nativas da Mata Atlântica a cada novo contrato de locação firmado com a empresa. Cerca de 160 árvores já foram plantadas graças ao programa piloto, realizado em março e, até o final do ano, a expectativa da empresa é contribuir com mais três mil mudas para o reflorestamento de áreas desmatadas do Sistema Cantareira, um dos principais mananciais do mundo. 

O “Floresta Tópico” é uma iniciativa do Comitê de Sustentabilidade da empresa, formado por colaboradores de diferentes áreas, unidos em um objetivo comum: atuar na estruturação, organização, gerenciamento e promoção de ações voltadas ao desenvolvimento sustentável de todos que se relacionam com a Tópico. 

“Nós encontramos na Iniciativa Verde o parceiro ideal para tirar uma das nossas metas do papel e partir para ação. Pois, eles, assim como nós, trabalham para a melhoria da biodiversidade, água e qualidade do ar. O ‘Floresta Tópico’ vai auxiliar na mitigação e na adaptação às mudanças climáticas causadas pelas atividades humanas, por meio da recomposição florestal”, destaca a head de recursos humanos da Tópico, Elaine Costa. 

Ainda segundo a head de RH, o projeto “Floresta Tópico” nasceu da boa experiência piloto, realizada em março deste ano, quando a empresa aproveitou as comemorações do “Dia Internacional da Mulher” para presentear 80 colaboradoras e 20 prestadoras de serviço com mudas de árvores da Mata Atlântica. Em maio, mais 60 árvores foram plantadas para homenagear os filhos dessas mulheres. “Elas ficaram muito felizes e algumas contaram que seus filhos se emocionaram em saber que agora possuíam um pedacinho na Mata Atlântica”, recorda Elaine.

Com o sucesso da ação, desde o início de julho a ‘floresta’ da Tópico vem aumentando, graças ao compromisso firmado de doar a partir do fechamento de contratos. “Indiretamente, nossos clientes estão nos ajudando a recuperar as margens de rios e nascentes do Cantareira”, finaliza a head.

Para que clientes, stakeholders, colaboradores e interessados possam acompanhar o total de mudas entregues e plantadas, a empresa criou um contador no site (https://topico.com.br/sustentabilidade), além de ser possível visualizar o desenvolvimento das áreas semeadas pelo site da Ong Iniciativa Verde: https://www.iniciativaverde.org.br/clientes/topico-locacoes-de-galpoes-e-equipamentos-para-industria.

Previous articleProjeto inédito para dar visibilidade e desenvolver jovens potência já está com inscrições abertas
Next articleMultinacional alemã anuncia meta para zerar emissões até 2040

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

4 × 4 =