O material oferece informações, baseadas em indicadores do mercado financeiro, para avaliar melhor o posicionamento das empresas em relação aos seus objetivos de sustentabilidade

Pensando na necessidade das empresas de obter um diagnóstico sobre como estão posicionadas em relação à sua contribuição para a biodiversidade e serviços ecossistêmicos, a Fundação Espaço ECO, consultoria para sustentabilidade criada e mantida pela BASF, acaba de lançar uma ferramenta pública que oferece essa informação de maneira gratuita, o Guia de Maturidade em Capital Natural.

Disponível no web site da Fundação , a ferramenta foi criada a partir de estudos relacionados a práticas globais aplicadas sobre indicadores dentro da lógica de ESG (Environmental, Social and Governance – ambiental, social e governança, em português) para o mercado financeiro e já adaptadas para a América do Sul. “Trata-se de uma ferramenta gratuita, auto declaratória que aponta como as empresas estão promovendo sua gestão para os temas: biodiversidade e serviços ecossistêmicos; governança e gestão ambiental; mudanças climáticas; economia circular e gestão de resíduos e recursos hídricos”, comenta Tiago Egydio, coordenador de Sustentabilidade da Fundação Espaço ECO.

Por meio dessa autoanálise oferecida na ferramenta, as empresas poderão observar se sua atuação está contribuindo para a construção de práticas regenerativas (melhorando as condições ambientais existentes) ou se a empresa ainda possui práticas com importantes desafios para melhoria.

Na prática, as empresas preenchem um questionário na ferramenta sobre os temas biodiversidade e serviços ecossistêmicos; governança e gestão ambiental; mudanças climáticas; economia circular e gestão de resíduos e recursos hídricos. Após isso, poderão conhecer seus desempenhos por categorias e também considerando uma avaliação agrupada em que posicionará se a empresa possui práticas: degenerativa, defensiva, business as usual, neutra ou regenerativa, por exemplo.

“Atualmente, uma das grandes buscas das empresas é o posicionamento com metas sobre carbono como, por exemplo, ser carbon neutral ou climate positive. Mas como saber se a empresa está no caminho certo? A ferramenta ajuda a saber se o caminho traçado está sendo percorrido”, explica Tiago Egydio.

Uma consultoria para sustentabilidade focada no desenvolvimento de projetos customizados para organizações medirem e compreenderem impactos ambientais, sociais e econômicos de seus produtos e processos, a Fundação Espaço ECO desenvolveu neste ano outros conteúdos e ferramentas gratuitas de apoio às empresas como: o Glossário ESG, com definições sobre os termos utilizados nessa área; o e-book “Caminhos para a Logística Reversa“, que aborda os desafios da logística reversa e os recortes para análise de maturidade; “Calculadora de Maturidade Programas de Logística Reversa” , que ajuda empresas a medirem a maturidade dos programas e ações de logística reversa; e o “Guia Prático de Finanças Sustentáveis”, que traz conceitos-chave para considerar o uso de instrumentos Financeiros Sustentáveis.

Esses materiais estão disponíveis aqui . Além disso, a Fundação lançou também o Canal de Podcast ECOAR com convidados e conversas mais aprofundadas sobre sustentabilidade corporativa. Para ouvir, acesse: ECOAR

 

Previous articleTurismo Sustentável: 7 maneiras de fazer com que sua viagem melhore o mundo
Next articleO que considerar antes de instalar um sistema fotovoltaico em casa?

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

um × 4 =