A sinergia entre ambiente acadêmico e corporativo é de extrema importância para o desenvolvimento da economia. A partir dessa premissa, a faculdade Anhanguera de Sorocaba em parceria com a Consulting Now vão fazer consultoria empresarial gratuita para empresas locais, que precisem desse auxílio. Dessa forma, os alunos poderão ampliar conhecimentos obtidos em sala de aula e aproveitar a oportunidade para sugerirem hipóteses de soluções e visão externa de determinados problemas.

A iniciativa coloca em prática dois dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU: “4 – Educação de qualidade” e “8 – Trabalho Decente e crescimento econômico”. A ONU e seus parceiros no Brasil têm trabalhado para atingir os ODS. São 17 objetivos ambiciosos e interconectados que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo.

Canecas Personalizadas

A parceria entre a faculdade e a empresa está conectada diretamente com essa missão, pois estimula os alunos com a prática da consultoria empresarial, contando com a mentoria de profissionais com décadas de experiência no mercado. Além disso, contribui para o desenvolvimento local e melhoria das empresas diante de sua performance e resultados.

Seguindo o cronograma estipulado pelo mentor do projeto, Ricardo Veloso, professor da Anhanguera de Sorocaba e franqueado da Consulting Now, a dinâmica começou em abril com a seleção das empresas e será finalizada em junho.

As empresas participantes apresentam um problema ou oportunidade de melhoria, por intermédio de um facilitador, que fornecerá as informações necessárias sobre o problema proposto. Com isso, as equipes de alunos buscarão as melhores soluções.

Com o principal diferencial de assumir a corresponsabilidade pelas implantações, a Consulting Now, do Grupo InterMaster, empresa de Consultoria Empresarial especializada em alavancagem de resultados e reorganização de empresas de pequeno e médio porte, que já é conhecida por acompanhar todo o projeto, reportar os resultados alcançados, mapear os riscos, avaliar o progresso e promover correções de rotas, garantindo assim, uma relação de confiança com os clientes, agora tem uma missão junto com os alunos de contribuir com o desenvolvimento local de Sorocaba.

Esta ação promove a gestão da produção, pois os problemas propostos estão relacionados com produtividade, indicadores de performance, tempo padrão (TP), gestão da qualidade, capacidade produtiva, manufatura enxuta (Lean) e sistema de planejamento, programação e controle da produção (PPCP).

“Essa prática e mentoria fará com que os alunos tenham mais contato com a realidade do mercado para aplicar seus conhecimentos teóricos e as empresas terão uma visão externa e gratuita, que fornecerá melhoria à sua performance”, diz Ricardo Veloso.

De acordo com o último levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), uma a cada quatro empresas fecha as portas antes de completar dois anos, só no estado de São Paulo. Entre os motivos estão a falta de planejamento prévio e a fraca gestão empresarial.

Segundo Vicente Gomes, fundador e CEO da Consulting Now, é necessário planejamento e construção de estratégias direcionadas para o sucesso de uma empresa. “A contratação de um especialista em consultoria empresarial é uma solução e não deve ser vista como um custo para a empresa, mas, sim, como um investimento”, afirma.

De acordo com o Boa Vista Serviços, em 2020 houve uma alta de 12,7% nos pedidos de falências de empresas brasileiras. Sendo a primeira vez que o país registra aumento na demanda dos estabelecimentos desde o fim da dupla recessão de 2015 e 2016.

As micro e pequenas empresas são maioria no levantamento, com cerca de 85% do total de falências em 2020. Entre os setores da economia, os serviços responderam por 40% dos fechamentos, sendo os mais atingidos pela pandemia.

Matéria anteriorNova cartilha valoriza a agricultura nacional
Próxima matériaCampanha Mundial Stop Food Waste Day arrecada mais de 16 toneladas de alimentos 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

13 − 4 =