Início Notícias Fabricante brasileira de petfood lança programa alinhado às práticas ESG

Fabricante brasileira de petfood lança programa alinhado às práticas ESG

Special Dog Company, que completa 21 anos neste ano, busca garantir que o desenvolvimento econômico de suas atividades esteja atrelado à justiça social, à preservação ambiental e ao fomento à cultura

A Special Dog Company, acaba de lançar o Programa Mais Sustentável, para reunir ações oficiais de ESG, desenvolvido nos últimos 18 meses, que contou com o investimento de R$ 1,4 milhão, no último ano, em projetos de sustentabilidade.

A iniciativa tem como missão auxiliar a Special Dog Company no desenvolvimento e engajamento de boas práticas relacionadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, e é baseada em quatro pilares que mostram o que está sendo feito em cada área da empresa:

Canecas Personalizadas

M – Meio Ambiente

Para contribuir de forma responsável com o meio ambiente, a Special Dog Company busca desenvolver regularmente soluções inovadoras que permitam reduzir os impactos ambientais das suas atividades. Assim, realizam ações que consomem os recursos de forma consciente e reduzem a geração de efluentes, resíduos e gases de efeito estufa (GEE). Entre os principais projetos estão Gestão Hídrica e de Resíduos Sólidos, onde um dos objetivos da companhia é zerar o envio de resíduos sólidos para aterros até dezembro de 2023.

A – Animais

Além de produzir alimentos com fórmulas nutritivas e equilibradas, a empresa também realiza iniciativas que impactam positivamente o bem-estar e a qualidade de vida dos animais. Neste pilar, tivemos mais de 60 toneladas de petfood doados, para quase 1 mil cães e gatos que aguardam adoção, e a campanha de doação de sangue pet.

I – Indivíduos

As relações entre os indivíduos é um fator extremamente importante para as boas práticas e devem ser baseadas no respeito, na valorização e no acolhimento. Por isso, a Special Dog Company entende que é preciso garantir um ambiente interno inclusivo e digno para todos. Neste sentido, a companhia instituiu o “De igual para igual”, uma iniciativa de Inclusão e diversidade que, neste primeiro momento, busca a equidade de gêneros em cargos de alta liderança.

S – Sociedade

Outro passo importante é reconhecer o papel que a empresa tem na sociedade, para poder atuar como um agente de transformação, entendendo a responsabilidade de contribuir com o desenvolvimento dos stakeholders. Essas características geram valor compartilhado e podem garantir bem-estar para a sociedade. Um exemplo é o O Centro Cultural Special Dog, com a oferta de aulas de culinária, corte e costura, música e a organização de eventos musicais e artísticos para a comunidade local.

A partir desses pilares, as metas de sustentabilidade são alinhadas às decisões estratégicas da empresa, para que ela possa servir de exemplo e transmitir uma mensagem de que todos precisam avançar juntos. Portanto a iniciativa, além de reunir tudo o que já foi praticado, estabelece metas e caminhos para que as ações da Special Dog Company sejam condizentes com seu discurso.

Todos ganham com a iniciativa: o meio ambiente, os animais, a sociedade, os colaboradores e a empresa. Isso ocorre porque, além das medidas realizadas em prol da sustentabilidade e da saúde dos pets, também são feitas ações internas de desenvolvimento e inclusão para os colaboradores e ações externas culturais e artísticas para os moradores locais. Já a empresa atinge os resultados buscados com o programa que são a perenidade, a redução de custos, valorização da marca empregadora, alinhamento de propósito e aumento da empatia e da solidariedade.

Projetos “Pegada Responsável”

1.Utilização de Água Pluvial

No Projeto Guarda Chuva, são mais de 3,5 km de tubulações que ligam os tanques de armazenamento (1.500.000 de litros de capacidade) aos pontos de consumo, como lavadores de caminhões, áreas de irrigação, pátios externos e bacias sanitárias. Temos uma média de 10% de substituição, o que significa uma economia de aproximadamente 1.000.000 de litros de água potável por mês.

Somado a isto, todo um trabalho de eficiência hídrica permite a reutilização, em ciclos fechados, de outros 22% de toda a água utilizada, totalizando 1/3 de redução no consumo absoluto de água potável.

Alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, nesse caso, ao ODS6, buscamos assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água.

2. Sistema de Compostagem

Nele, 100% dos resíduos orgânicos passíveis de compostagem de nosso refeitório são naturalmente (através de bactérias aeróbias) transformados em adubo e este, por sua vez, é utilizado nas hortas da empresa que abastecem novamente o refeitório. Com esse ciclo sustentável, deixamos de enviar anualmente mais de 30 toneladas de resíduo orgânico para aterros, transformando-os em nutrição para o solo e as plantas.

Alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, nesse caso, ao ODS2, procuramos apoiar uma agricultura sustentável.

3. Gestão de Resíduos Sólidos

Desenvolvemos nossa gestão de resíduos sólidos baseados no conceito de Economia Circular, ampliando ou promovendo um novo ciclo de vida para os mesmos. Isso é possível através de pesquisa e desenvolvimento de novas soluções, que nos garantem um índice de “reciclabilidade” de 98,5%. Isso significa que quase todo resíduo sólido gerado pela Special Dog ganha um novo ciclo, sendo reutilizado ou reciclado.

Alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, nesse caso, ao ODS12, assumimos nosso compromisso para uma produção responsável.

4. Não pilhe. Recicle.

Lançada em 2017, no município de Santa Cruz do Rio Pardo, a campanha visa recolher e destinar corretamente pilhas e baterias usadas. Em parceria com a Prefeitura Municipal e contando com o apoio de parceiros comerciais que cedem espaço em seus estabelecimentos, disponibilizamos coletores e material de divulgação e somos responsáveis pela logística de recolhimento desses materiais, potenciais contaminantes do meio ambiente. Participam também escolas e prédios públicos. A campanha já destinou para reciclagem mais de 2 toneladas de pilhas e baterias.

Alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, nesse caso, ao ODS11, buscamos tornar as cidades mais sustentáveis.

5. Programa Óleo Amigo

Tem como objetivo arrecadar e destinar para produção de biocombustível o óleo residual de cozinha. Além disso, a proposta é fazer de nossos colaboradores agentes multiplicadores de conscientização, em suas casas, famílias e comunidades. A cada litro de óleo trazido, o colaborador deposita um cupom na urna e participa, ao final de cada ciclo anual, de sorteio de prêmios em vales-compras. Até o momento, foram mais de 5 toneladas de resíduos recebidos e corretamente destinados.

Alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, nesse caso, ao ODS11, buscamos tornar as cidades mais sustentáveis.

6. Gibi “Turminha Special Dog”

Visa contribuir para a prosperidade da sociedade por meio da educação socioambiental. Apostamos na mudança positiva de comportamento, por isso a estratégia central do projeto é a sensibilização e a conscientização. O público-alvo é formado por 15 mil crianças de escolas públicas e privadas de educação infantil (creches e pré-escolas) e ensino fundamental I (1º ao 5º ano).

Como instrumento de sensibilização e conscientização, optamos pela produção de um gibi que traz, a cada edição, histórias de um conjunto de personagens às voltas com problemas como bullying, discriminação, extinção de animais e gestão de resíduos. A turminha é composta por cinco crianças que têm como premissa a diversidade de raça e personalidade. Cada criança tem seu animal de estimação e estes também têm suas histórias de vida, suas personalidades bem definidas.

Envolvidos em tramas inesperadas, os personagens refletem em torno de problemas e de soluções que valorizam a mudança de atitude com o meio ambiente e na convivência social. As histórias são entrelaçadas por atividades como caça-palavra, cruzadas e labirinto, que reforçam o engajamento das crianças com os assuntos abordados.

Alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, nesse caso, ao ODS4, buscamos assegurar educação inclusiva, equitativa e de qualidade.

7. Projeto Nascentes

Através da recuperação de nascentes, apoiamos a ONG Rio Pardo Vivo na preservação da bacia do Rio Pardo, rio que banha nossa cidade. Mais de 23.000 árvores já foram plantadas e 10 milhões de sementes foram dispersadas através de ultraleves.

Alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, nesse caso, ao ODS6, buscamos assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água.

8. Santa Cruz + Verde

Apoiamos a ONG Rio Pardo Vivo no projeto Santa Cruz + Verde, que objetiva a arborização urbana. Mais de 7.000 árvores foram plantadas no município de Santa Cruz do Rio Pardo.

Alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, nesse caso, ao ODS11, buscamos tornar as cidades mais sustentáveis.

9. Programa Ecolojista

Com formato inédito no mercado pet, o programa propõe a logística reversa das embalagens plásticas devolvidas pelos clientes em estabelecimentos comerciais parceiros – os pontos de entrega voluntária (PEV’s).

O principal objetivo do programa é diminuir o impacto ambiental decorrente do descarte incorreto do plástico utilizado na fabricação das embalagens, encaminhando-o à reciclagem. Desta forma, reduzimos a geração de resíduos e a necessidade de consumo de recursos naturais.

Trata-se de um “piloto” realizado em nosso município, Santa Cruz do Rio Pardo, que terá sua ampliação avaliada com o sucesso da iniciativa.

Alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, nesse caso, ao ODS12, assumimos nosso compromisso para uma produção responsável.

10. Arte Circular

Projeto desenvolvido em parceria com o SESI-Ourinhos, abrange os três pilares da sustentabilidade: preservação ambiental, responsabilidade social e desenvolvimento econômico. Trinta mulheres da comunidade, a cada ciclo anual, recebem capacitação profissional para a aprendizagem de técnicas básicas de modelagem e confecção, além de aulas de empreendedorismo, orientações para trabalho em equipe e postura profissional, entre outros temas de formação para o mercado.

A partir de uniformes usados, que seriam descartados, produtos com apelo de design e inovação estão sendo criados para o mercado pet, e as alunas e suas famílias serão beneficiadas com a comercialização das peças.

Alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, nesse caso, ao ODS10, buscamos reduzir as desigualdades presentes em nossa sociedade.

Matéria anteriorEmpresa de software lança estudo sobre fabricação global em sustentabilidade e economia circular
Próxima matériaPrograma ‘Agora Vai Mulher’ capacitará 900 mulheres no Brasil para impulsionar a gestão dos seus negócios

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

12 + cinco =