Eco-Desafio 2022 quer conhecer startups e projetos que aceleram a economia circular do plástico na América Latina e Caribe

PepsiCo e YABT abrem inscrições para o Eco-Desafio 2022, programa para atrair e apoiar propostas inovadoras de ações para reduzir, reciclar e reinventar o uso de material plástico. O desafio é direcionado a empreendedores(as) de países da América Latina e Caribe e é mantido pelo The Young Americas Business Trust (YABT), pela Organização dos Estados Americanos (OEA) e pela PepsiCo América Latina. Os(as) interessados(as) podem se inscrever até 1º de fevereiro de 2022 aqui.

Esta edição do Eco-Desafio receberá propostas em duas categorias: 1) Reduzir e reciclar: com foco em reduzir a quantidade de plástico no planeta e fomentar a cadeia da reciclagem para manter o material na economia circular; e 2) Reinventar: buscando o desenvolvimento de materiais e soluções inovadoras para embalagens; – ambas com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável na região.

Canecas Personalizadas

Os(as) participantes do programa terão acesso a sessões de treinamento conduzidas por membros da rede de especialistas da TIC Americas, recursos de negócios e redes de apoio locais e internacionais, essenciais para a construção de um modelo de negócio sustentável com potencial de crescimento. Oito equipes se qualificarão para as Finais para disputar um capital semente, e a melhor equipe, escolhida por um júri internacional, receberá a quantia de US﹩10.000 para a implementação de seu projeto. Já a segunda melhor equipe receberá a soma de 5.000 dólares, além de outros incentivos não monetários de apoio ao crescimento do seu negócio.

“Estamos entusiasmados(as) com a oportunidade de desenvolvermos juntos ideias inovadoras para uma questão tão urgente como a da redução do plástico. Acreditamos que o futuro sustentável do planeta depende da cocriarão e o Eco-Desafio oferece aos empreendedores e empreendedoras do Brasil, e de toda a América Latina e Caribe, uma plataforma para gerar mudanças positivas para o meio ambiente e para as pessoas. Na PepsiCo acreditamos que juntos vamos mais longe”, disse Regina Teixeira, Diretora de Assuntos Corporativos da PepsiCo Brasil.

“Se você é uma pessoa que tem uma ideia, um projeto ou a motivação para gerá-lo, não pense muito para começar a desenvolvê-lo, porque você não está sozinho”, disse o Embaixador Néstor Méndez, Secretário-Geral Adjunto da OEA. “Por meio do Eco-Desafio, os(as) empreendedores(as) não só compreendem a importância da gestão sustentável do plástico, mas, sobretudo, têm a oportunidade de contribuir para o estabelecimento e consolidação de uma economia circular onde a indústria e os consumidores, de forma coordenada, apoiam uma visão partilhada onde o plástico não se torna resíduo e onde a inovação e o empreendedorismo são os pilares de ação”, referiu Luis A. Viguria, Presidente Executivo do YABT.

Desde 2009 o Eco-Desafio se consolidou como um programa pioneiro para empreendedores(as) comprometidos(as) com o desenvolvimento sustentável. Até o momento, um total de 20.823 propostas foram apresentadas por 26.559 participantes de 33 países.

 

Matéria anteriorDescarte de equipamentos de TI: um problema de ESG
Próxima matériaLoja circular do varejo brasileiro abre as portas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

dezoito − 2 =