Bahema Educação realiza censos próprios em todas as suas unidades, entre elas a Escola da Vila, a Escola Viva e a Escola Parque, que vão estabelecer metas, com base em evidências, para promover cada vez mais ações antirracistas dentro e fora da escola

Com o objetivo de ter um panorama mais amplo da diversidade nas suas escolas e, desta forma, estabelecer novos movimentos para a equidade, as escolas da Bahema Educação estão realizando censos em suas unidades. A Escola da Vila e Escola Viva, ambas em São Paulo, e Escola Parque, no Rio de Janeiro, estão mais adiantadas no levantamento para identificar os dados reais das suas comunidades escolares e planejar novas ações.

“O levantamento nos trará um diagnóstico fundamental para estruturar planos de ação que tenham ainda mais impacto em toda a comunidade, envolvendo as equipes, os estudantes e as famílias”, explica Gabriel Ribeiro, CEO da Bahema Educação.

Canecas Personalizadas

Ações Antirracistas

Além do censo, a Escola da Vila conta com um projeto de inclusão chamado Ampliar, que tem o objetivo de aumentar progressivamente o número de vagas para alunos negros e também alunos de baixa renda por meio de cotas sociais financiadas por outros pais, responsáveis ou empresas. Criado em 2018, no ano seguinte já conseguiu incluir 12 novos estudantes de baixo poder aquisitivo, pretos ou indígenas, todos oriundos da rede pública. O processo de seleção é realizado com o apoio de uma ONG e, naquele primeiro ano, captou alunos do Ensino Médio. A expectativa é que seja estendido ao Ensino Fundamental para o próximo ano letivo e, em 2023, estejam disponíveis também às crianças da Educação Infantil.

Em paralelo ao Ampliar, surgiu também em 2019 um coletivo de pais e mães de alunos da Vila, que se uniram à escola para contribuir com o debate. Batizado de Núcleo de Ação Antirracista de famílias da Escola da Vila (NAA), tem como objetivo propor e incentivar maior troca de conhecimento entre a comunidade.

 

Matéria anteriorPelo segundo ano consecutivo, maior produtora e exportadora de papéis integra o Índice Dow Jones de Sustentabilidade
Próxima matériaDelivery de refeição é o primeiro App do Brasil que ajuda a evitar desperdício de alimento

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

10 + treze =