Especialista explica processo feito com equipamentos de refrigeração para garantir a reutilização de materiais e diminuir a liberação de gases tóxicos na atmosfera 

Canecas Personalizadas

O descarte incorreto de aparelhos de refrigeração como geladeiras e refrigeradores no meio ambiente pode causar danos irreversíveis à natureza como emissão de gases que diminuem a camada ozônio e liberação de metais pesados como o mercúrio. Por isso, existem empresas especializadas em reciclar esses equipamentos, prolongando a vida útil do aparelho e contribuindo para reduzir a contaminação do meio ambiente.

É o caso da Indústria Fox, pioneira em reciclagem com base na captação de gases no Brasil, que é responsável por captar esses equipamentos, reciclar e dar o destino correto para materiais que precisam ser descartados. Com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre o assunto, o CEO da Indústria Fox, Marcelo Souza, esclarece algumas dúvidas abaixo:

Como evitar que geladeiras e refrigeradores sejam descartados de forma incorreta?
Na Indústria Fox, por exemplo, atuamos em três frentes: a primeira envolve o processo pós-industrial para captar produtos que têm defeitos e nem chegam a ir para o varejo. A segunda é no pós-varejo, que são equipamentos provenientes de retorno de garantia, danos logísticos, desistência de cliente e outros fatores. Por último, atuamos no pós-consumo, no qual os produtos são descartados por quebra ou obsolescência.

Quais são as etapas de reciclagem de uma geladeira?
O executivo esclarece que mundialmente a reciclagem de um equipamento de refrigeração possui duas etapas que consistem em: retirada de peças soltas, como vidro e gavetas, óleo e gás e compressor. Depois o gabinete é triturado por um processo automático, metais ferrosos, não ferrosos, espuma (tratada) e plásticos são separados e destinados para novos processos produtivos. “Já a Indústria Fox desenvolveu uma terceira etapa inovadora em nível mundial, na qual os gases captados in loco são destruídos, diminuindo assim a emissão desses gases que causam o efeito estufa na atmosfera”, explica.

Como é feito o processo de destruição de gases do efeito estufa?
A captação dos gases acontece nas primeiras etapas da reciclagem para evitar o vazamento. Já na terceira fase é feita a destruição dos gases através de um processo térmico.

O que não é possível aproveitar de uma geladeira na reciclagem?
Souza esclarece que pouco se perde no processo da Indústria Fox, sendo que os materiais que vão para o descarte são somente aqueles provenientes de varrição fabril.

Por fim, o executivo ressalta que o processo da Indústria Fox é o único no Brasil que atende às exigências do acordo setorial de lixos eletrônicos – PNRS. O acordo prevê o atendimento da ABNT 15.833 e 16.156, que corresponde à manufatura reversa de equipamentos de refrigeração e resíduos de equipamentos eletroeletrônicos. “A visão nacionalista de valorização de nossas normas além de foco no pioneirismo, nos impulsionou a buscar essa certificação há mais de três anos, trazendo ainda mais valor a nossa entrega”, finaliza o CEO.

Matéria anteriorGestão de têxteis evita geração de 550 mil quilos de lixo hospitalar em um ano
Próxima matériaIndústria de plástico reciclado investe em energia limpa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

13 + 8 =