Marca exclusiva Leven é a primeira da companhia a receber a certificação, destinada a marcas comprometidas com o aumento das taxas de reciclagem no Brasil

A Leven, marca própria da Americanas S.A. especializada em alimentos e bebidas com foco na saúde e bem-estar, passa a trazer o selo da eureciclo nas embalagens de seus produtos. Fruto de uma parceria das áreas de marca própria, sustentabilidade e inovação da companhia com a eureciclo, startup que certifica marcas comprometidas com o aumento das taxas de reciclagem no Brasil, a iniciativa garante a reciclagem de mais de 10 toneladas de plástico, em adequação à Política Nacional de Resíduos Sólidos — cerca de 22% da massa de embalagens colocadas no mercado pela companhia em 2020. Em linha com robusta estratégia ESG (sigla em inglês para social, ambiental e de governança) da Americanas S.A., a ação é mais um passo da companhia para cumprir a meta de se tornar NetZero até 2025.

Com a parceria, a Americanas S.A. garante a destinação de recursos para o desenvolvimento de cooperativas e operadores de reciclagem por meio da compensação ambiental das embalagens dos produtos. O selo certifica a logística reversa de embalagens após o consumo por meio de uma plataforma de rastreamento de notas fiscais e possui validação legal. Ao todo, mais de 80 produtos Leven receberão a certificação. A Americanas S.A. já está atuando pela certificação de suas demais marcas próprias. Ao todo, a companhia já possui 27 marcas exclusivas em seu catálogo.

Canecas Personalizadas

“Esse projeto é resultado de um modelo de trabalho que acreditamos muito quando o assunto é inovação para ESG: diferentes áreas, times e parceiros se unindo para somar esforços e melhorar a vida das pessoas e o ambiente em que vivemos”, explica Bruna Sabóia, gerente de sustentabilidade da Americanas S.A. O objetivo da iniciativa é ampliar o papel da companhia no combate às alterações climáticas globais e os seus impactos no meio ambiente, em linha com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13 da Agenda 2030 da ONU.

“A parceria da Leven com o eureciclo é um projeto do d.lab, que trabalha para prover uma metodologia de inovação para toda a Americanas S.A. e que vem conectando desafios e áreas de negócio com diferentes ecossistemas de inovação do Brasil e do mundo”, explica José Pizani, diretor executivo do d.lab da Americanas S.A..

“Acredito muito que algumas iniciativas, quando se unem, podem transformar resultados positivamente. Além disso, quando falamos em agendas de impacto socioambientais, ou marcadores ESG, não estamos tratando apenas de metas corporativas. O que está em jogo é, de fato, o combate aos efeitos das mudanças climáticas, a transformação de vidas e a regeneração do meio ambiente”, afirma Thiago Carvalho Pinto, co-fundador e CEO do selo eureciclo. “Uma parceria como essa, com a Leven da Americanas S.A, garante a destinação correta dos resíduos de embalagens e ajuda a diminuir o impacto negativo no meio ambiente, algo que estamos precisando fazer mais do que nunca. Dessa forma, juntos, contribuímos para que as taxas de reciclagem evoluam no país, com incentivo aos atores dessa cadeia”, complementa.

Americanas + Clima – O selo eureciclo também é parceiro da Americanas + Clima, plataforma que reúne, no site e app Americanas, produtos que possuem certificações sustentáveis confiáveis e que contribuem para a redução dos impactos das mudanças climáticas. Com foco na sensibilização e educação do consumidor final em prol do consumo alinhado à responsabilidade socioambiental, a iniciativa já reúne mais de 1.300 mil itens, como produtos de vestuário, higiene, beleza e alimentos, certificados por selos como eureciclo, Sistema B e Amigo do Clima.

Matéria anteriorEmpresa desenvolve primeira embalagem cartonada do mundo utilizando polímeros reciclados
Próxima matériaAbertas as inscrições para o 9° Congresso de Inovação da Indústria

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

5 × 4 =