O projeto vencedor receberá 20 mil euros (cerca de R$ 130 mil) e terá a possibilidade de ser implementado no Chile e depois escalonado para o mercado internacional

A convocação “Seal the Cycle” é uma iniciativa global que visa encontrar uma inovação para separar o Polietileno de Alta Densidade (HDPE), que é um o polímero termoplástico, de resíduos de silicone. Lançada pela Henkel – líder global em tecnologias adesivas – com a ChileGlobal Ventures, área de venture capital da Fundación Chile, o projeto busca uma solução que permita a reciclagem de milhões de cartuchos deste produto que não fazem parte de um processo de tratamento após o seu uso nos dias de hoje.

Nesse contexto, a empresa está convocando startups, PMEs, grandes empresas e centros de pesquisa em todo o mundo, para solucionar tecnologicamente o desafio de separar o termoplástico dos resíduos de silicone.

Canecas Personalizadas

Roberto Pavez, gerente de desenvolvimento regional para a América Latina da Henkel, destacou: “Temos um grande desafio com esses cartuchos. Atualmente não há como incluí-los na cadeia de reciclagem. Em um nível geral, não há consciência sobre o descarte desses resíduos. A grande barreira para a reciclagem dessas embalagens plásticas é a existência de resíduos de silicone nos cartuchos usados, que não podem ser separados pelos métodos usuais das recicladoras”.

“Temos consciência da necessidade de eliminar o desperdício de plástico. A Henkel vende cerca de 1 bilhão de cartuchos de silicone HDPE por ano em todo o mundo, enquanto no Chile estima-se que haja entre oito e dez milhões dessas embalagens no mercado. Por isso decidimos realizar uma ação concreta para mudar o ciclo de vida das embalagens, causando um impacto positivo no meio ambiente”, garantiu Pavez.

Convocação “Seal the Cycle”

As inscrições estarão abertas de 3 de novembro a 12 de dezembro neste link. O projeto vencedor receberá um prêmio de 20 mil euros (cerca de R$ 130 mil) e terá a possibilidade de executar um projeto piloto no Chile, que poderá ser replicado para o mercado global de selantes de silicone em conjunto com a Henkel.

Albert Lipperheide, Gerente Geral dos negócios de Adesivos ao Consumidor da Henkel no Chile disse: “Estamos comprometidos com a liderança em sustentabilidade, portanto, queremos encontrar uma solução o mais rápido possível. Nossa meta é trabalhar com o projeto vencedor e implementar a inovação em 2022. A ideia é aplicá-la em todos os locais onde temos uma unidade fabril, promovendo a economia circular em escala global, uma vez que esses cartuchos são amplamente utilizados em todo o planeta”.

As inscrições enviadas para o “Seal the Cycle” serão analisadas por especialistas no assunto da Henkel Global e da equipe de Busca e Seleção da ChileGlobal Ventures. Os finalistas terão a possibilidade de serem admitidos em sua carteira de startups e acessar uma de suas linhas de financiamento.

Hoje, não existe solução no mundo que recicle os cartuchos de forma sustentável. Por outro lado, o Chile oferece um ambiente favorável devido à regulamentação (Lei REP), ao envolvimento dos usuários e clientes e à existência de uma Fundação voltada para a inovação e o desenvolvimento tecnológico no país.

Andrés Mitnik, Diretor de Corporate Venturing da ChileGlobal Ventures, acrescentou que “promover a transformação do mundo para um desenvolvimento mais sustentável e buscar novas formas de crescimento e desenvolvimento que nos permitam proteger nosso ecossistema, bem como enfrentar as consequências das mudanças climáticas, é fundamental no contexto atual. Internacionalmente, já existem várias empresas que perceberam que não é possível crescer ou ser produtivo sem ser sustentável e responsável com o meio ambiente”.

É importante destacar que com o “Seal the Cycle”, a Henkel continua avançando em suas metas sustentáveis, por meio do desenho de formulações e da busca por soluções compatíveis com o meio ambiente.

 

Matéria anteriorColeção de roupas utiliza fibras recicladas na produção
Próxima matériaEureciclo concede selo para empresa líder em exportação de carne bovina em todas as linhas do mercado nacional

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

doze + quinze =