Desenvolvido por pesquisadores do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Especiais), o SOS Chuva permite o acompanhamento do clima diretamente de um celular

O aplicativo SOS Chuva, vencedor do Prêmio Péter Murányi 2019, edição Ciência & Tecnologia, bateu a marca de 500 mil acessos desde o seu lançamento. O App que fornece informações que podem reduzir o impacto de enchentes, deslizamentos de terras e descargas elétricas, além de auxiliar a população e empresas com recomendações sobre o que fazer nesses casos, está sendo cada vez mais utilizado pelos brasileiros.

Disponível gratuitamente e em forma de aplicativo e site, o programa possibilita que as pessoas tenham conhecimento de eventos extremos e possam tomar as devidas providências para que o dano seja o menor possível. A plataforma consegue disponibilizar a “previsão imediata”, fator crucial para a identificação dos eventos meteorológicos e a definição de medidas preventivas. O serviço ajuda os profissionais da área e de órgãos como a Defesa Civil a identificar os acontecimentos localizados em bairros e ruas, como as inesperadas tempestades de areia, que vem ocorrendo no interior de São Paulo.

Canecas Personalizadas

O aplicativo é acessível para qualquer um que tenha um smartphone e possibilita a visualização de imagens de satélite ou radar. Agora, a partir de uma startup e com a base do SOS Chuva, começam a ser desenvolvidas plataformas específicas para distintos setores. A destinada à agricultura deverá estar disponível em dezembro próximo. O propósito é levar ao pequeno produtor um mapa customizado da sua terra, indicando quando plantar e irrigar e clima na área, ao preço acessível de 20 reais mensais. Futuramente, a intenção do pesquisador é expandir essa plataforma a outros setores da economia, com aplicação no comportamento dos mares, em logística e aviação.

 

Matéria anteriorPrêmio Brasil Bioeconomia 2021 está com inscrições abertas
Próxima matériaFashion Futures irá premiar com R$ 30 mil e R$ 50 mil Negócios com Impacto Social e Projetos Sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

3 × dois =