Para conscientizar todos na data, a associação Prolata traz dicas para desenvolver hábitos sustentáveis no dia a dia

Nos últimos anos, a utilização de combustíveis fósseis, padrões de consumo e queimadas em matas têm contribuído para o acúmulo de altas concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera, resultando no aquecimento global. Uma das alternativas para diminuir o problema é transformar os nossos hábitos e investir cada vez mais na economia circular.

Prolata, associação sem fins lucrativos focada em estimular a logística reversa do segmento do aço, ressalta a importância da reciclagem do aço nesse contexto. “Cada tonelada de lata de aço reciclada reduz a emissão 3,7 toneladas de gases de efeito estufa”, afirma Thais Fagury, presidente da Abeaço e diretora executiva da Prolata. Depois de separadas, as latas de aço usadas são encaminhadas para indústrias siderúrgicas e viram aço novamente. O aço é 100% e infinitamente reciclável.

Canecas Personalizadas

Como contribuir com a causa? 

  1. Consumo consciente: dê preferência a produtos mais saudáveis, livres de aditivos químicos, como frutas e legumes in natura ou embalados em embalagens de fácil revalorização, como as latas de aço ou alumínio, por isso preste atenção no tipo de embalagem que vai levar para casa. Latas de aço e papel, por exemplo, além de infinitamente recicláveis, se degradam naturalmente caso sejam descartados inadequadamente.
  2. Coleta seletiva: separe em sua casa uma lata para o lixo orgânico (restos de alimentos, papel toalha ou higiênico usado, entre outros) e outra para o lixo reciclável (latas de aço, alumínio, papelão, vidro etc). Não é necessário separar cada material, pois as próprias cooperativas de catadores e centrais de triagem se encarregam de separá-los e este trabalho gera renda para milhares de pessoas.
  3. Economia de água: lembre-se que o uso racional da água, um recurso cada vez mais escasso, é fundamental. Antes de descartar as latas de aço de frutas e legumes, basta tirar todo o conteúdo com uma colher, pois elas não são engorduradas. Um fio de água já basta. Para latas de pescados e produtos cárneos, utilize uma folha de papel toalha e retire o excesso, para não gerar mau cheiro e atrair vetores.
  4. Descarte correto das latas de aço: a Prolata possui Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) em diversos municípios, nos quais podem ser descartadas latas de tintas e alimentos. Confira aqui os endereços: https://www.prolata.com.br/. Caso não haja um PEV Prolata próximo a sua residência, você pode descartar as latas no lixo de recicláveis, pois o trabalho da Prolata para elevar continuamente a reciclagem do aço já envolve cooperativas e cerca de 1,5 mil catadores.
Matéria anteriorVarejista on-line conecta consumidores brasileiros aos empreendedores da Floresta Amazônica
Próxima matériaHorta urbana de hospital recebe certificação IBD de produtos orgânicos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

cinco + doze =