O projeto, desenvolvido por duas empresas, espera coletar aproximadamente 15 toneladas de vidro

O vidro é um dos materiais mais sustentáveis para ser usado como embalagem. Além de ser reutilizável, o material ainda permite que em todo o processo de reciclagem, nenhuma matéria-prima é perdida, gerando menor consumo de energia com menor emissão de resíduos e partículas de CO2. Por outro lado, atualmente no Brasil, apenas 47% das embalagens de vidro são recicladas, de acordo com a Abividro (Associação Brasileira das Indústrias de Vidro).

Pensando nisso, para ampliar a coleta e contribuir com a melhora do índice de reciclagem do material, a Owens Illinois – líder mundial na fabricação de embalagens de vidro e a maior recicladora do material no Brasil – em parceria com o Instituto Muda, acaba de instalar pontos de entrega voluntária apropriados para recolhimento de vidro em dois condomínios residenciais na cidade de São Paulo. A parceria tem previsão de duração de dois anos e, neste período, a expectativa é que sejam coletadas cerca de 15 toneladas de vidro.

Canecas Personalizadas

A ação também tem por objetivo melhorar a conscientização do consumidor final em relação à logística reversa e rastreabilidade do vidro, disseminando informações sobre a responsabilidade da indústria em relação à destinação correta dos materiais.

Cada tonelada de vidro reciclado gera economia de 2,9% no consumo de energia durante o processo produtivo. E, com 1 tonelada de caco, é possível reduzir a emissão de 0,50 tonelada de CO2. Outra vantagem é que cada 50 quilos de vidro reciclado reduz a ocupação de 0,04 m3 em aterros para resíduos sólidos.

O Instituto Muda, maior projeto do Grupo Muda, tem como missão desenvolver práticas sustentáveis em condomínios por meio da gestão de resíduos, gerando impacto social positivo. Atualmente, em parceria com mais de 200 empresas, a instituição está presente em 500 condomínios e já treinou (educação ambiental) 250 mil moradores, funcionários e funcionárias do lar e coleta, aproximadamente, 500 toneladas por mês de materiais recicláveis que são 100% doados para cooperativas parceiras.

 

Matéria anteriorPrograma Parcerias Sustentáveis está com edital aberto
Próxima matériaLíderes internacionais de sustentabilidade propõem práticas de disrupção para obter resultados sustentáveis e retorno econômico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

seis + 6 =